Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA E UNIÃO ASSINAM CONVÊNIO PARA CESSÃO DE TERRENOS À CIDADE
13:04 Terça-feira, 30 de Agosto de 2011

Durante a reunião foram assinados contratos de cessão de terrenos que beneficiam a população da cidade e a administração pública municipal

O prefeito do Recife, João da Costa, recebeu, na manhã desta terça-feira (30), em seu gabinete, a secretária Nacional do Patrimônio da União, Paula Maria Motta Lara, e o Superintendente do Patrimônio da União, Paulo Ferrari. Durante o encontro foram assinados os contratos de cessão de quatro terrenos da União para a Prefeitura do Recife. Os terrenos serão utilizados para construção de um Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos (Boa Viagem), para ampliação da sede da administração municipal (Bairro do Recife), para construção de um conjunto habitacional (Cordeiro) e para dar posse definitiva aos moradores do Conjunto Habitacional Sítio Salamanta, no Pina.

“Com a construção do Galpão de Triagem, por exemplo, cooperativas e as famílias que já trabalham com material reciclável passarão a ter melhores condições para a execução das suas tarefas. Quanto aos habitacionais, 144 famílias terão moradia digna, enquanto os do Conjunto Sítio Salamanta poderão ter a segurança jurídica, a partir da regularização da posse. Já a ampliação da sede da Prefeitura, com a construção do anexo, daremos mais conforto aos servidores e à população que vem em busca dos serviços da Prefeitura”, explicou João da Costa.

A assinatura de cessão dos terrenos é o resultado de uma parceria entre a gestão municipal e a União que, segundo Paula Maria Motta Lara, “é de fundamental importância para a construção de políticas públicas, viabilizando obras importantes para o Recife e contando com o financiamento do Governo Federal”, afirmou a secretária.

Galpão de Triagem - A concessão do terreno é destinada para a construção de um Núcleo de Triagem para catadores de material reciclável. A propriedade possui 1.680 m² de área e fica situado na Rua Jorge Couceiro da Costa Eiras, em Boa Viagem. No terreno será erguido o sexto Núcleo de Triagem apoiado pela Prefeitura do Recife. Nesse espaço, serão instalados equipamentos como balança e prensa para a separação de resíduos recicláveis (papel, metal, plástico e vidro).

Os cerca de 100 catadores que atuarão no núcleo passarão por capacitações em associativismo e gestão, entre outros cursos. A formação visa tornar mais eficiente e organizado o trabalho do grupo e, consequentemente, garantir aos recicladores maior capacidade de geração de renda. Para construir e equipar o núcleo, a PCR contará com apoio do Governo Federal, através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na ordem de R$ 777 mil.

Ampliação da PCR – Situado na Avenida Cais do Apolo, o terreno é formado por dois lotes (81 e 82) e terá como finalidade a ampliação da sede da administração municipal. No local serão implantados o Arquivo Público Municipal, um pequeno Centro de Convenções e as ampliações da creche e do estacionamento da PCR.

Conjunto Habitacional 11 - Cordeiro – Localizado na Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, s/n, no bairro do Cordeiro, o terreno tem uma área de 2.070,63 m² e um valor estimado de R$ 235.720,52, tendo com fonte de recurso o Programa Saneamento para Todos do Governo Federal, integrante do PAC-Recife. Com a edificação serão beneficiadas 144 famílias.

Sítio Salamanta – O terreno fica localizado no Pina, na localidade do Encanta Moça, e tem 7,6 hectares. No local, foi edificado o Conjunto Habitacional Sítio Salamanta, que beneficiou 64 famílias da região. A partir dessa assinatura, os moradores terão as unidades regularizadas.

Matérias Relacionadas
- João da Costa cria grupo de trabalho para estudar alternativas de gerenciamento da Zona Azul
- Codecir monitora áreas ribeirinhas durante maré alta
- PCR inicia recapeamento da Ponte Giratória e Avenida Sul
- João da Costa lança Programa Canais do Recife
- Aberta a 5ª Conferência Municipal da Mulher
- Prefeito anuncia novas medidas administrativas
- Juventude comparece em grande número à plenária do OP
- Reajuste salarial dos servidores terá percentuais diferenciados
- João da Costa discute ações econômicas com presidente da Câmara Municipal de Barcelos
- João da Costa lança Programa Canais do Recife
- Lançamento do Programa Canais do Recife
- João da Costa abre a 5ª Conferência Municipal da Mulher
- Salário de servidores da PCR estará disponível neste sábado (27)
- João da Costa anuncia medidas de Transparência e Modernização Administrativa
- João da Costa lança programa Canais do Recife
- João da Costa prestigia homenagem ao vice-prefeito Milton Coelho no TCE
- Prefeito lança Observatório do Trabalho
- Prefeitura do Recife realiza ação no Canal do Arruda
- João da Costa prestigia solenidade do Programa de Transplante Hepático de Pernambuco
- Prefeito assina convênio do Projeto Farol/Pronasci


Enviar    Imprimir