Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO INAUGURA NOVA SEDE DO CRAS DE SANTO AMARO
00:00 Quinta-feira, 8 de Setembro de 2011

Cerca de mil famílias das comunidades de Sítio do Céu, Ilha Santa Terezinha, Rua dos Casados e Campo do Onze devem ser atendidas por ano na unidade

O prefeito do Recife, João da Costa, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (8), a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Santo Amaro, que beneficiará as comunidades de Sítio do Céu, Ilha Santa Terezinha, Rua dos Casados e Campo do Onze. Situado na Avenida Norte, nº 1271, Santo Amaro (próximo ao viaduto que corta a Avenida Agamenon Magalhães), o prédio recebeu um investimento de R$ 45 mil, que foram utilizados na reforma da estrutura física e aquisição de novos materiais. Por ano, cerca de mil famílias devem ser atendidas na unidade

De acordo com João da Costa, a inauguração do CRAS faz parte do processo de descentralização dos atendimentos. “Tendo unidades nos mais diversos pontos da cidade as pessoas não precisam sair das suas comunidades, economizam com transporte e não perdem tempo ao precisarem percorrer distâncias maiores. Afinal, ainda tem muita gente passando necessidades e essas pessoas precisam conhecer os seus direitos para poder buscá-los, bem como buscar ajuda em caso de vulnerabilidade”, disse o prefeito.

Os CRAS prestam serviços socioassistenciais à população com o objetivo de apoiar famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade na garantia e defesa dos direitos de cidadania, fortalecer vínculos familiares e comunitários, e prevenir situações de risco social. Na prática, são realizados atendimentos sociais e entrevistas familiares, e socioeducativos, como, por exemplo, a inclusão em núcleos de convivência geracionais. “O melhor benefício com a chegada desse espaço é a melhoria das condições de trabalho da equipe e, consequentemente, do atendimento às pessoas. Agora, os profissionais podem atuar em uma estrutura ampla, confortável, com salas e banheiros com acessibilidade, fundamental para o acesso de todos e todas”, opinou a secretária de Assistência Social e presidente do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Niedja Queiroz.

Dentre os serviços oferecidos nos CRAS estão o atendimento e acompanhamento psicossocial junto a famílias das áreas de abrangência do Centro, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF); orientações/encaminhamentos a Programas e Benefícios Sociais como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira de Livre Acesso, Carteira Interestadual do Idoso, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Projovem, entre outros serviços socioassistenciais existentes na comunidade.

O ato foi prestigiado pelos secretários Gustavo Couto (Saúde), Rejane Pereira (Mulher) e Maria De Biase (Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras) e pelo vereador Marcos di Bria. Também estiveram presentes o coordenador da assessoria especial do Gabinete do Prefeito, Fernando Nascimento; o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda; a assessora executiva de Assistência Social, Prazeres Barros; a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fátima Bemtevi; a coordenadora do CRAS, Fernanda Medeiros e o conselheiro tutelar da RPA 1.1, Thales Piter.

CRAS – Atualmente, o Recife conta com 12 equipes trabalhando nos oito centros existentes na cidade. Até a próxima terça-feira (13), o prefeito João da Costa vai inaugurar outras três unidades: Casarão do Cordeiro, Alto do Mandu e Córrego da Fortuna/Dois Irmãos.

Matérias Relacionadas
- João da Costa prestigia Desfile Cívico Militar do Recife
- Prefeito assina convênio que irá beneficiar 300 jovens no Recife das Oportunidades
- João da Costa inaugura nova sede do CRAS de Santo Amaro
- Prefeitura do Recife fecha acesso irregular na orla do Pina
- PCR reforça limpeza nas praias e no percurso do desfile de Sete de Setembro
- João da Costa lança Núcleo de Enfrentamento à Violência Escola Segura do Recife
- Formação dos Promotores da Paz
- O Núcleo e a sua prática
- Emlurb instala lixeiras nos bairros da Várzea e Cidade Universitária
- Oitava parcela do IPTU do Recife vence dia 10
- Prefeito consegue aprovação de obras do PAC Mobilidade
- João da Costa consegue aprovação de obras do PAC Mobilidade em Brasília
- Várzea e Cidade Universitária ganharão novas lixeiras
- João da Costa lança o projeto “Escola Segura do Recife”
- Prefeitura inicia concretagem nas alças da Via Mangue
- Prefeitura divulga o abre e fecha do feriado de 7 de Setembro
- Prefeitura realiza mutirão de serviços em ruas da Imbiribeira
- Prefeitura divulga o abre e fecha do feriado de 7 de Setembro
- Prefeito João da Costa discute PAC Mobilidade com Dilma Rousseff, na segunda (05)
- Prefeitura do Recife promove Encontro Pré-Esporte do Mangue


Enviar    Imprimir