Atalhos de navegação:

    Educação, Esporte e Lazer     Programa Qualiescola II realiza 1ª Avaliação Diagnóstica Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROGRAMA QUALIESCOLA II REALIZA 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
17:55 Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2011

Estudantes de 34 unidades de Ensino Fundamental II da Rede Municipal estão realizando as avaliações de entrada do Programa Qualiescola. Os resultados possibilitarão a análise pedagógica das aprendizagens

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), está realizando, desde a última terça-feira (29 de novembro) até a terça-feira (6) de dezembro, a primeira avaliação do Programa Qualiescola II, com alunos de todas as 34 escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem do 6º ao 9º ano (Fundamental II).

O Programa Qualiescola é desenvolvido pelo IQE. Por meio dele os educadores da Rede são formados acerca de novas tecnologias de ensino das disciplinas Português, Matemática, Geografia, História e Ciências (as três últimas para o Fundamental II – 3º e 4º Ciclos). Os conceitos e ações da formação são trabalhados com os estudantes, que são avaliados com provas de múltipla escolha e produção de texto.

A avaliação tem caráter diagnóstico e visa desencadear um processo de análise pedagógica dos resultados do Programa, junto aos professores das classes e escolas envolvidas. O diagnóstico tem o intuito de subsidiar os educadores no planejamento das atividades para o primeiro semestre de 2012. Através da avaliação será possível resgatar a aprendizagem de conteúdos necessários à continuidade dos estudos dos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, bem como subsidiar as ações de formação dos professores que atuam com esses alunos.

As avaliações iniciaram no último dia 29, com Produção de Texto, seguida da disciplina Matemática, nesta quarta-feira (30). Durante toda esta quinta-feira foi realizado o diagnostico de Leitura e Interpretação. Amanhã (02) será avaliado o aprendizado das técnicas de História; e na próxima semana (5 e 6), Ciências e Geografia, respectivamente.

Sobre o Programa - O repasse das novas experiências para os estudantes em sala de aula fica a cargo de cada professor da Rede Municipal formado pelo Qualiescola, não havendo interferência na política pedagógica das unidades. No caso dos estudantes, eles passam por uma avaliação diagnóstica no final de cada semestre, para acompanhar o desempenho educacional. No caso do Recife, o Programa forma professores do Ensino Fundamental I e II (1º ao 4º Ciclos).

IQE - Sediado em São Paulo (SP), o IQE tem como missão contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública, investindo na formação e valorização dos educadores e na relação escola/comunidade. No caso da Rede Municipal do Recife, a parceria tem duração de três anos e já envolve cerca de 170 professores do 1º ao 4º Ciclos da Rede em quase dois anos de implantação.

Serviço
Avaliação Diagnóstica do Qualiescola II
Local: em 34 Unidades de Ensino da Rede Municipal
Horário: Manhã e Tarde
Dias: 29 e 30 de novembro e 01, 02, 05 e 06 de dezembro de 2011

Matérias Relacionadas
- Programa “Telinha na Escola” exibe curtas produzidos por estudantes
- Estudantes da Rede apresentam vídeos do Telinha na Escola Recife 2011
- Estudantes da Rede Municipal expõem trabalhos de arte
- Centro Paulo Freire abriga a exposição Um Chá de Arte
- Concurso de Contos Luis Jardim divulga vencedores
- Prefeitura abre concurso público para professores e auxiliares de desenvolvimento infantil
- Secretaria de Educação promove formação sobre racismo institucional
- Escola para Pais promove mais dois encontros com beneficiários do Bolsa Escola
- Prefeitura capacita gestores para o combate ao racismo institucional
- Estudantes da Rede expõem no Centro Paulo Freire
- Prefeitura apresenta projeto de CMEI à comunidade da UR-5
- Prefeitura promove mais um ciclo de Palestras do “Escola para Pais”
- Beneficiárias do Bolsa Escola Municipal participam de passeio pelo Capibaribe
- Prefeitura apresenta às comunidades os projetos dos próximos Cemeis
- Programa Escola Legal beneficiará escolas públicas do Recife
- Mães beneficiárias do Bolsa Escola Municipal participam de aula-passeio no Rio Capibaribe
- Prefeitura e TJPE implantam projeto Escola Legal na rede municipal de ensino
- VII Caminhada das Escolas Municipais pela Igualdade Racial arrasta multidão no Recife
- Secretária de Educação participa de encerramento do curso de Jogos Didáticos
- Prefeitura divulga normas para realização de matrículas em 2012


Enviar    Imprimir