Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA ACENDE ILUMINAÇÃO NATALINA DO BAIRRO DO RECIFE NESTA SEXTA
17:53 Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2011

A cenografia inclui árvore de Natal no Rio Capibaribe, além de iluminação no Marco Zero, Praça do Arsenal e Rua do Bom Jesus

O Centro da cidade ganhará, nesta sexta-feira (09), mais cores e luzes. Isso porque, a Prefeitura do Recife vai acionar a cenografia natalina na área histórica da capital pernambucana. A principal atração do Bairro do Recife é a árvore de Natal, que pelo segundo ano é instalada em flutuante no Rio Capibaribe, no Cais da Alfândega (entre as pontes Giratória e Maurício de Nassau). As famosas pontes do Recife, o Marco Zero, a Praça do Arsenal, a Rua do Bom Jesus e as avenidas Marquês de Olinda, Rio Branco e Barbosa Lima completam o cenário de luzes natalinas. Este ano, a árvore está ainda maior, tem 38 metros, e promete encantar as famílias recifenses e os turistas com as suas luzes.

Nas cores branca e vermelha, a árvore é enfeitada por mandalas com bolas produzidas com resíduos de plástico do tipo PET e cordões luminosos de LED. Ainda no Bairro do Recife, a cenografia natalina ocupa a Rua do Bom Jesus e a Praça do Arsenal com grandiosidade. Cinco pórticos iluminados com 10 metros de largura, em forma de arco, enfeitam a Rua do Bom Jesus com borboletas, pétalas e bolas natalinas. A Praça do Arsenal ganha decoração aérea formada por uma guirlanda de seis metros de diâmetro com bolas.

As luzes natalinas tomam conta também das avenidas Marquês de Olinda, Rio Branco e Barbosa Lima. As vias ganharam pórticos nos acessos ao Marco Zero, que por sua vez será decorado com personagens do Baile do Menino Deus como o bumba-meu-boi e o jaraguá instalados em totens. Já o Marco Zero também recebe painéis com a Sagrada Família e com Anjo.

As históricas pontes do Recife são outro atrativo da cenografia. Foram instalados adereços e pórticos iluminados com cordões de LED, criando paisagens cativantes para aqueles que circulam pelo coração da cidade. Flores, borboletas e cascatas vão encher de brilho as pontes Giratória e Buarque Macedo. Já as pontes Princesa Isabel e Limoeiro recebem adereços que remetem a fogos de artifícios coloridos e as Maurício de Nassau e Duarte Coelho ganham árvores e bolas natalinas.

Aqueles que quiserem apreciar a cenografia preparada pela Prefeitura do Recife poderão participar do passeio Circuito Recife Iluminado, que será realizado pela Natalioca, versão natalina da já conhecida Frevioca. O primeiro passeio acontece neste sábado (10), às 18h30, saindo do Cais da Alfândega, próximo da árvore de Natal. O carro alegórico está decorado especialmente para o Natal com 24 metros de cascatas LEDs e terá trilha sonora com músicas natalinas, acompanhamento de guia turístico e Papai Noel. Os passeios serão realizados de sexta a domingo, durante o mês de dezembro. Serão quatro passeios por noite, a partir das 18h30, com partidas sempre do Cais da Alfândega.

A cenografia do Ciclo Natalino do Recife é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. O projeto foi elaborado por um consórcio formado pela empresa internacional Blachere Iluminação e pela pernambucana Lixiki, garantindo ineditismo e personalização para a cenografia do Recife.

Sustentabilidade – A iluminação do Ciclo Natalino do Recife utiliza diodos de baixo consumo associados à tecnologia LED, o que possibilita uma iluminação de grande intensidade, mas com uma redução de 80% no consumo de eletricidade em comparação ao sistema convencional de lâmpadas.

Os adereços natalinos foram produzidos com resíduos plásticos do tipo PET, recolhidos pelas associações de catadores do Recife, contribuindo assim para a preservação ambiental e a inclusão social. Para a produção de toda cenografia, foram reaproveitadas 70 mil garrafas PET, que gerariam um grande impacto ambiental caso fossem descartadas no meio ambiente, em mais uma prova do compromisso da Prefeitura do Recife em promover um espetáculo de luzes e cores com responsabilidade e zelo com a cidade.

A Blachere é líder no uso de tecnologias inovadoras de iluminação como o LED. A empresa já realizou projetos em cidades como Paris, Londres, Milão, Nova York, Lisboa, São Petersburgo e São Paulo. Já a Lixiki é uma empresa pernambucana que aposta na valorização do trabalho manual e nos processos de redução de impactos ambientais e preservação dos recursos naturais.

Matérias Relacionadas
- Secretária Especial da Mulher participa de Conferência em Brasília
- CTTU instala semáforo de pedestres na Avenida Cruz Cabugá
- Ações da PCR contribuem para a tranquilidade na Festa do Morro
- Marco Zero e praia do Pina recebem visita da equipe da FIFA
- Procon-Recife recomenda precaução em compras pela internet
- Política de gênero do Recife recebe maior avaliação da Rede Mercocidades
- Prefeitura do Recife divulga abre e fecha do feriado de Nossa Senhora da Conceição
- Ação do Procon-Recife orienta comerciantes do Morro da Conceição sobre abusos contra o consumidor
- Mulheres do OP participam de oficina de capacitação orçamentária
- Meu País continua em cartaz no Cinema Apolo
- Prefeito participa do encerramento do Game Show Recife te Quer 2011
- João da Costa faz última revisão médica do ano
- Prefeito visita obras em três bairros da zona oeste
- João da Costa entrega Prêmio Sinduscon de Jornalismo
- João da Costa lança selo da operação Meu Posto é Legal
- João da Costa anuncia maior agilidade para aprovação de projetos da construção civil
- Mulheres da RPA 2 debatem Orçamento Público em Gênero
- Prefeito participa da inauguração da cenografia natalina da Praça Fernando Figueira
- Prefeito visita Parque Dona Lindu para conferir decoração natalina
- Prefeito anuncia Operação Posto Legal


Enviar    Imprimir