Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MODA CONTEMPORÂNEA MADE IN PERNAMBUCO
00:00 Domingo, 5 de Fevereiro de 2012

Carnaval do Recife abre espaço para estilistas no coração da folia

Convivência, vitrine e comércio. Estes são os três pilares que baseiam o espaço Ocupação Moda Cultural, que a Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura, inaugurou neste sábado (04) no Paço Alfândega (Bairro do Recife). Instalado numa área de 900 m² no primeiro piso do centro de compras, com ar refrigerado e vista para o Cais da Alfândega, o espaço reúne a produção de 25 estilistas atuantes no mercado local, que estarão comercializando pessoalmente seus produtos, entre acessórios e roupas, até a sexta-feira (17).

Nesse período, serão realizados quatro desfiles, sempre às 19h, começando na terça-feira (07) com o desfile de lançamento da grife do Carnaval, que este ano terá como inspiração a pintura de José Cláudio, o artista plástico que é um dos homenageados da festa junto com o cantor Alceu Valença.

O projeto Ocupação Moda Cultural veio aperfeiçoar o trabalho de moda que já era realizado pela Prefeitura do Recife durante o Carnaval, com os desfiles sendo realizados na programação da tenda eletrônica. “No modelo anterior, a moda era apenas exibida na passarela. Agora completamos a cadeia produtiva da moda, patrocinando também este espaço para o comércio”, comemora a presidente da Fundação de Cultura do Recife, Luciana Félix.

A presidente ressalta, ainda, o caráter de vitrine que o Carnaval do Recife proporciona aos artistas do Estado. “Música, dança e artes cênicas já têm esta visibilidade na festa. A Ocupação Moda Cultural vem proporcionar esta visibilidade também aos artistas da moda”, resume Luciana Félix.

Ambiente – Móveis, sofás, pufs e objetos antigos, como uma cadeira de dentista costumizada, compõem a decoração do espaço, junto com as pinturas de José Cláudio em grandes tamanhos produzidas especialmente para o Carnaval 2012. Uma passarela, um imenso tapete vermelho, corta o espaço ao meio.
 
A gerente de Moda da FCCR, Carol Monteiro, explica que a ambientação diferenciada segue o conceito de ocupação e convivência que orientam o projeto. “A curadoria buscou um olhar diferenciado da moda, até na forma de expor a roupa. Aqui não temos estandes de estilistas. É como um multimarcas. As peças estão separadas por estilo. É um espaço coletivo, que segue o conceito de ocupação”, afirma.

Desfiles - Há opções para todos os bolsos e estilos. Nem tudo são itens para o Carnaval. As peças são assinadas por nomes como Xuruca Pacheco, Jaílson Marcos, J.OHS para Melk Zda, Gustavo Silvestre, Walério Araújo, Sérgio Leão, Jack Mugler, Paulinho Ricardo, Carol Azevedo, Amanda Barcala, Joana Gatis, Gabi Fonseca, Lady J, Maria Ribeiro e Beto Normal. As grifes Sutil, É Tudo Criações, Calma Monga!, Arena 21, Alinhada, Mimo Calçolas, Psiq, Acre e Bota Fé também estarão presentes.

O público ainda terá a oportunidade de assistir aos desfiles das coleções dos estilistas Walério Araújo (12) e Gustavo Silvestre (14). O último, na quinta (16), reunirá a produção do Coletivo Ocupação Moda Cultural, com produtos de todos os estilistas participantes.

SERVIÇO:
Ocupação Moda Cultural
Quando: de 4 a 17 de fevereiro
Local: 1º Piso do Paço Alfândega, Bairro do Recife
Horário: Todos os dias, das 12h às 22h
Desfiles: dias 7, 12, 14 e 16 de fevereiro, às 19h

Matérias Relacionadas
- Secretário de Cultura prestigia aniversário de 80 anos do Banhistas do Pina
- Ocupação Moda Cultural promove a criatividade e a economia da folia
- Babi Jaques e os Sicilianos levam prêmio do Pré AMP 2012
- Sala Nordeste recebe obras de Derlon
- Cinema Apolo inicia programação de 2012
- Prévias vão sacudir o Bairro do Recife no final de semana
- O frevo entra na roda neste domingo (05)
- Jornalistas contratados pela FIFA gravam na Escola de Frevo
- Fevereiro começa com novos ensaios de Naná Vasconcelos com as nações de baque virado
- PCR divulga selecionados para 3ª etapa do Projeto Agentes de Leitura
- Escolhidas as seis bandas finalistas do Festival Pré AMP
- Final do concurso de passista do Recife esbanja talento e criatividade
- Rei e Rainha do Carnaval do Recife serão escolhidos neste domingo (29)
- Grande público fez Pátio de São Pedro ferver durante concursos carnavalescos
- Final de semana de lirismo no Bairro do Recife
- Roda de Frevo anima o Marco Zero neste domingo (29)
- Culturas do Brasil e do Mundo se encontram no Carnaval do Recife 2012
- Teatros municipais despedem-se do Janeiro de Grandes espetáculos
- Eliminatória do Concurso Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2012 bate recorde de candidatos
- Festival Pré AMP começa nesta quinta (26)


Enviar    Imprimir