Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MOBILIZAÇÃO CONTINUA DURANTE TODA A SEMANA NO RECIFE

A mobilização pelo controle da tuberculose no Recife não vai ser limitada ao 24 de março, quando se celebra o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose. Ações iniciadas nesta segunda-feira serão repetidas durante toda a semana na capital. Na zona Leste do município, até a próxima sexta (28), diversas comunidades serão contempladas com a presença de profissionais de saúde fazendo busca ativa de sintomáticos respiratórios. Estão incluídas as localidades do Barbalho, Barreiras, Brasilit, Caranguejo, Detran, Roda de Fogo, Santa Luzia, Santa Marta, Skylab, Torrões e Vietnã. A mobilização ocorrerá tanto na parte da manhã como à tarde.

O Mercado Público da Madalena será alvo de uma grande mobilização, especialmente nesta quarta-feira (26). Entre 8h e 11h, médicos e acadêmicos que estagiam na Policlínica Lessa de Andrade, no mesmo bairro, darão palestra e farão busca ativa de possíveis portadores de tuberculose entre os freqüentadores do estabelecimento. Além de esclarecimentos, a equipe vai distribuir material educativo sobre a moléstia. Às 9h, um outro grupo ligado à unidade médica realizará atividades na Associação Pernambucana de Cegos, no Cordeiro. Nesse horário, no mesmo bairro, ação similar será desenvolvida no Abrigo de Idosos Lar Porto Seguro.

Usuários de Centros de Apoio Psicossocial para Tratamento de Álcool, Fumo e Outras Drogas da Prefeitura (CAPSad) também serão sensibilizados nesta quarta-feira (26). No Renê Galdino, em Afogados, o trabalho ocorrerá, das 8h às 9h30 e das 14h às 15h30. Já no CPTRA, na Tamarineira, o evento está agendado para 10h.

Geral - O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi criada em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, o bacilo de Koch. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado, foram notificados 1.388 casos de tuberculose entre os residentes no Recife. O grupo populacional mais atingido foi o de 20 a 59 anos, faixa etária produtiva, representando 79,15% dos casos.

A meta do Ministério da Saúde é conter a tuberculose até 2015, quando espera atingir um coeficiente de incidência inferior a dez registros por 100 mil habitantes e uma cura de 85% dos casos notificados. Por esse motivo, a Prefeitura do Recife vem reforçando junto à população a importância do diagnóstico. Na capital pernambucana, 123 unidades municipais de saúde, entre PSFs, policlínicas e unidades tradicionais, estão habilitadas para identificar e tratar os doentes.
Matérias Relacionadas
- Vigilância apreende 199kg de alimentos na Operação Páscoa
- Vigilância Ambiental participa de atividades alusivas à água
- Atividades marcam Dia Mundial Contra a Tuberculose
- Vigilância Ambiental participa de atividades no Espaço Ciência
- Vigilância Sanitária realiza Operação Páscoa


Enviar    Imprimir