Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

REFINARIA MULTICULTURAL ENCERRA OFICINA

A oficina de confecção de instrumentos de percussão do grupo percussivo Bandodipapel da escola baiana Pracatum – Instrumentos Re-Percussivos, encerrou as atividades na tarde desta quarta-feira (4), na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos, no bairro de Peixinhos. Durante seis dias, instrutores ensinaram alunos a fazer bacurinhas, baquetas, repiques, moringas e pandeiros com material reciclável como madeira, tecido, garrafa pet, chapa de radiografia. “É uma maneira de atuar com a arte educação”, garantiu o professor de artes visuais e arte educador do Pracatum, Ives Quaglia. A atividade está inserida na programação do Festival de Teatro Brasileiro, Cena Baiana, que vai até o dia 15.

O também instrutor da Pracatum, o arte educador Zeca Araújo disse que a recepção da equipe foi muito boa, por parte da direção da Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos. “Nós tivemos uma ótima receptividade, tanto da coordenação da Refinaria quanto dos alunos em si”, elogiou o professor. Dentro da programação da oficina, a linguagem, estética, ritmo e percussão foram abordados e terão uma seqüência, com o afinamento dos instrumentos. Ao todo foram confeccionados 45 instrumentos sendo 20 marcações, dez repiques, dez bacurinhas, três moringas e dois pandeiros.

Professor e músico da Escola Pracatum, Hermógenes Araújo contou que o processo de afinação, timbres, notas é uma prática que abordará os conjuntos de ritmos afro-brasileiros. “A proposta não é apenas dizer o que fazer, mas trocar idéias com os aprendizes. De como se toca, de onde veio, como é, as claves, os instrumentos”, explicou. Após a fase de confecção, os aprendizes vão lidar com a sonoridade, propriamente dita.

Para quem vivenciou a oficina, a experiência adquirida agradou em cheio. Foi o caso do músico e artesão Iran do Bongá, 25 anos. Ele disse que tomou conhecimento desta oficina por meio de um curso que está fazendo na Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe). “Pela primeira vez conheci essa técnica de fazer instrumento com material reciclável e que, por coincidência, tem tudo a ver com um projeto que tenho em mente”, contou, demonstrando preocupação com a questão ambiental da cidade. “Nossos rios estão sendo poluídos e esta é uma forma de combater o lixo jogado neles.”

Com experiência em oficina de máscara, que também ensinou a reaproveitar material, a estudante Angélica Pignata, 26, tomou conhecimento desta oficina por intermédio do seu namorado, o músico Leon Adam, 22, e que ambos participaram. “É muito legal poder fazer instrumentos a partir de material reciclável”, constatou Angélica. “Saber confeccionar instrumentos vai ampliar o meu trabalho como músico”, revelou Leon, enquanto confeccionava uma baqueta.

Exposição – A partir das 19h desta sexta-feira (6) até o domingo (8) estarão expostas fotografias e projeção de imagens com o making off do trabalho realizado pelos alunos durante a oficina de confecção de instrumentos musicais, na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos.

 
Matérias Relacionadas
- Teatros municipais apresentam programação de fim de semana
- Inscrições para o Cine Design encerram hoje
- Educação para o Teatro apresenta a peça Dengue não, só dengo
- Bibliotecas atraem novos leitores com sessões de cinema
- Espetáculo Ó Pai, ó! estréia no Recife
- Pequena mostra do cinema baiano em cartaz no Teatro do Parque
- Museu Murillo La Grega inscreve para oficina de composição visual
- Terça Negra abre comemorações ao mês de Xangô
- Projeto cinearte sarau apresenta circo e cinema no pátio
- Oficinas do Multicultural encerram com feira, desfile e apresentações musicais
- Chá de Zabumba apresenta novo CD no Estação Arte
- Pátio de São Pedro recebe projeto Cinearte Sarau Petrobrás
- Cinemas municipais trazem sucessos nacionais e internacionais
- Festival de Teatro Brasileiro traz espetáculo “R$ 1,99” e terá ingresso a R$ 1,99
- A resistência da comunidade de Santo Amaro no palco teatral do Nascedouro de Peixinhos
- Festividades em Vasco da Gama marcam encerramento de Oficinas Culturais
- Coral Edgard Moraes leva lirismo ao Santa Isabel
- Pátio tem vasta programação musical neste fim de semana
- Chá de Zabumba agita Estação Arte com muito forró
- Quintas da Diversidade tem Bossa Nova e Pop Rock no Pátio


Enviar    Imprimir