Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CRECHE ESTRELA DA MANHÃ CELEBRA CULTURA POPULAR


Saci-pererê, Curupira, Bumba-meu-boi, Mula-sem-cabeça e La Ursa deixaram o imaginário popular e criaram vida na interpretação de 70 crianças da Creche Municipal Estrela da Manhã, na comunidade de Dancyng Days, Imbiribeira, na tarde desta quinta-feira (28). As atividades lúdicas são relacionadas ao folclore brasileiro e reuniu crianças até três anos de idade das quatro turmas daquela instituição de ensino. Durante as duas últimas semanas, os pequenos estudantes foram motivados pelos educadores e estagiários da unidade da Prefeitura do Recife a conhecerem sobre os mitos, lendas, contos e festas que fazem parte da cultura popular do País.

As atividades culturais como pinturas e instrumentos de música foram produzidos e ensaiados em sala de aula, e ganharam força e expressão com os pequenos adornados a caráter. Divididos em quatro grupos, do berçário ao grupo 3, cada um apresentou um tema diferente. Os de 10 e 11 meses, do berçário, homenagearam a La ursa, uma das mais antigas manifestações do Carnaval pernambucano. Fantasiados, eles ainda traziam chocalhos feitos de garrafas plásticas.

Por sua vez, a turma com 1 ano de vida representou a lenda do Saci-pererê, com gorros vermelhos e corpos pintados de preto com tinta-água anti-alérgica. A história do Curupira e a ciranda deram o tom da apresentação dos meninos e meninas de 2 anos. O último grupo, composto pelos “mais velhos”, com até 3 anos, apresentaram um pequeno esquete sobre o Bumba-meu-boi, folguedo presente em diversas regiões do Brasil. “Para nós, os adultos, ficou a responsabilidade de abrir o espetáculo com a apresentação da peça A Linda Rosa Juvenil”, ressaltou, com entusiasmo, a coordenadora pedagógica da creche, Rita de Cássia.

Adaptação – Para não deixar passar em branco a campanha Ambiente Livre do Fumo, o Saci pererê teve que sofrer uma pequena alteração. O tradicional cachimbo saiu de cena e foi substituído por uma flor. Na defesa da modificação, a gestora da creche, Marizélia Arruda, disse que a idéia é conscientizar desde cedo as crianças para uma vida mais saudável. “O propósito foi de conscientizar as crianças sobre a importância em garantir uma qualidade de vida melhor”, afirmou.

Por outro lado, Marizélia Arruda não esqueceu de contar a história de acordo com as características do personagem. “Mesmo não trabalhando o cachimbo, nós mantivemos a lenda ao contarmos a história do moleque travesso com o objeto original”, informou.

Matérias Relacionadas
- Jogos Municipais da Pessoa Idosa são encerrados com uma grande festa
- Matrículas do ProJovem Urbano se encerram nesta sexta-feira
- 17 anos da Escola de Artes João Pernambuco inicia nesta quinta
- Educação expõe trabalhos de alunos no 6ª Festival Recifense de Literatura
- Alunos da rede municipal participam de passeio ecológico
- Creche municipal promove festa em homenagem ao folclore
- Crianças de creche homenageiam os pais
- Estudantes da rede passam por tratamento oftalmológico
- Creche Albérico Dornelas Câmara presta homenagem aos pais
- Estudantes da rede municipal realizam exames oftalmológicos
- Novas famílias do Bolsa-Escola participam de reunião
- Bandas da rede municipal se preparam para o desfile do dia 7
- Prefeitura promove intercâmbio de bandas de escolas municipais
- Bolsa-Escola recebe novos beneficiários
- PCR divulga lista dos sorteados do ProJovem Urbano
- Estudantes do Com-vida reafirmam compromisso com a saúde do planeta
- Bibliotecas Municipais têm programação variada
- A Revolta das Chupetas no Programa Educação para o Teatro
- Oficina forma contadores de histórias
- Encontro do Com-Vida reúne delegados e professores


Enviar    Imprimir