Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

NOVIDADES MARCAM 7ª SPA DAS ARTES RECIFE 2008

O secretário de Cultura do Recife, João Roberto Peixe, anunciou, na manhã desta segunda-feira (1º), em coletiva à imprensa, a programação do Sétimo SPA das Artes. Estavam presentes à ocasião, além do secretário, o diretor de Gestão de Equipamentos Culturais da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Fernando Augusto, o diretor de Desenvolvimento e Descentralização Cultural, Beto Rezende, e o Gerente de Artes Visuais, Márcio Almeida.

Muitas novidades marcam a sétima edição do evento, e a maior delas diz respeito à variedade de exposições, intervenções e performances que o público terá chance de conferir. O evento, que ocupa vários espaços e principalmente as ruas da cidade entre os dias 07 e 14 de setembro, será aberto oficialmente às 19h, no Centro de Formação em Artes Visuais (CEFAV), no Pátio de São Pedro, que, como de praxe, também contará com o lançamento da Revispa. A publicação é um importante instrumento de registro e difusão da memória do SPA e que tem a proposta de servir como veículo para a discussão do campo da arte, aberto às reflexões e necessidades que norteiam os artistas.

Roberto Peixe informou que o SPA tem como característica não ser um evento fechado e trabalhar com novas linguagens. O papel do SPA é provocar a renovação do repertório e o nosso papel enquanto gestão pública é promover essas ações, declarou. O SPA das Artes é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio de sua Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura, em convênio com a Sociedade de Amigos do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e sob a coordenação da Gerência de Artes Visuais e Design da PCR. O evento tem patrocínio do Banco do Brasil e conta com o apoio da Fundaj, Embaixada da Espanha no Brasil, Sistema Jornal do Commercio, Fundarpe, UFPE, entre outros.

Este ano, o SPA acontece com uma maior preocupação em movimentar novos circuitos dentro das artes visuais local. Nesse sentido, chega com uma programação de exposições descentralizadas, em suportes e linguagens múltiplas, organizadas por artistas articuladores convidados pela organização do evento. Nessa lista estão Jacaré, Galo de Souza, Moa Lago, Fly, Izidório Cavalcanti e Neílton que, não necessariamente, estão dentro dos circuitos ou são por eles legitimados, mas correspondem como integrantes ao caldeirão cultural do Recife. As exposições acontecerão em vários pontos como Refinaria Multicultural de Peixinhos, Refinaria Multicultural Sítio Trindade, Centro Popular de Esporte e Lazer da Torre e Centro Social Urbano da Imbiribeira e serão abertas no mesmo dia que o SPA, só que às 16h.

Como forma de reforçar sua vocação para colocar a própria cidade como palco para as intervenções artísticas, transformando-a em seu maior suporte de produção, o restante da programação de intervenções e performances fica sob a responsabilidade dos artistas selecionados pelas Bolsas de Incentivo. Ao todo foram selecionados 17 artistas, entre nomes de Pernambuco e de outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Alagoas, Distrito Federal e Santa Catarina. Seis foram contemplados para as bolsas de Incentivo à Residência Artística e 11 para as de Incentivo à Produção. Para cada proposta em produção foi destinado R$ 1,5 mil e para residência, R$ 2,5 mil. O resultado da produção de ambas, como é previsto no regulamento, serão apresentados durante o SPA. Além dos selecionados pelas Bolsas de Incentivo, vários outros artistas que não foram contemplados com as bolsas e mesmo não concorreram, estão numa programação paralela que pode ser conferida no site.

Diferente do ano passado, neste o Spa das Artes não disponibilizará bolsas de incentivo à formação. Essa medida vem do amadurecimento da organização do evento, que entende que o cenário atual das artes no Estado já contempla os artistas locais com equipamentos e ações formativas importantes, explica o coordenador do SPA das Artes Recife 2008, Márcio Almeida.

Durante a semana, vários artistas que são referências no circuito nacional e até internacional também foram convidados para realizar palestras, oficinas, leituras de portfólio e performances e intervenções. É o caso de Íbis Hernandez (Cuba), curadora responsável pela Bienal de Havana e que fará Leitura de Portfolio no SPA; Oscar Martinez (Espanha), um dos artistas que irá ministrar o workshop de Gestão Cultural e Novas Tecnologias; o multimídia Paulo Bruscky (PE), realizando uma intervenção urbana OUTubro, no Pátio de São Pedro; e o artista plástico Rubem Mano (SP), que fará uma intervenção O Processo como Lugar da Ação, no Museu Murillo La Greca. Esses dois últimos artistas, inclusive, também serão responsáveis pelo debate na sexta-feira, às 19h, na Fundaj. Já no dia anterior, artistas de várias gerações (Daniel Santiago, Frederico Fonseca, o grupo A Firma da Irmã de Irma, João Manuel Feliciano, Paulo Meira e Sérgio Vasconcelos) se juntarão para realizar uma Tarde Performática.

Outra novidade é que o SPA deixa de ter um local, como nas últimas edições, para centralizar os trabalhos. No sábado (13), a organização do SPA preparou uma festa/instalação de confraternização, que acontece a partir das 19h, no Iraq (Rua do Sossego, 179 - Boa Vista). Já o encerramento acontece no domingo (14), a partir das 20h, no Pátio de São Pedro com, como já é tradição no evento, o Saldão do SPA e projeção dos melhores momentos do evento.

Semana de Fotografia do Recife no SPA - Vitrine – Como forma de integrar os dois eventos, durante a semana, as 30 fotos selecionadas na Maratona Fotográfica HP/Ateliê de Impressão ficarão expostas em banners pela rua da Moeda. Depois da exposição, as ampliações serão entregues aos fotógrafos.

SPA das Artes – O evento é realizado desde 2002, e já contou com a participação de artistas das mais variadas formações, tanto da cidade como de outras localidades do Brasil e exterior; o que se constituí numa de suas principais características. Segundo Fernando Augusto, sempre se discutiu com os artistas e nesses sete anos de SPA, o evento cresceu, amadureceu. Entre tantos nomes de peso que passaram pelo SPA, a curadora Daniela Pérez (MEX), as artistas plásticas Rosângela Rennó (RJ) e Karin Lambrecht (RS); o grupo Dardex (FRA), coletivo de artistas que funcionam como uma espécie de laboratório de experiências audio-visuais de Aix-Provence (FRA); o editor e diretor da revista Dardo Magazine, David Barro (ESP); o artista plástico e arte-educador Alfonso Ballestero (SP); além de Erik Samakh, um dos maiores nomes da arte contemporânea francesa.

Matérias Relacionadas
- Prefeito anuncia homenageados do Carnaval
- Festival de Literatura encerra com programação diversificada
- Aberta a 2a Semana de Fotografia do Recife
- 3ª Recitata celebra a poesia no Recife Antigo
- Teatro do Parque recebe o público para comemorar seus 93 anos
- 7° SPA das Artes Recife 2008 realiza coletiva
- Estação Arte anima usuários do Metrô
- Crianças apresentam aprendizado em oficina
- Biblioteca de Afogados informatiza seu acervo
- Festa do Livro movimenta Festival Recifense de Literatura
- Atrações culturais animam Refinarias Multiculturais
- Bandas são destaques na programação do Pátio de São Pedro
- Blues do El Mocambo embala o projeto Estação Arte
- Teatro do Parque comemora 93 anos
- Auditório da Biblioteca de Afogados é reinaugurado
- Alunos surdos apresentam espetáculo na Fundaj
- 3ª Recitata tem início nesta quinta na rua da Moeda
- Teatro Barreto Júnior é entregue ao público recifense
- Banda Sinfônica realiza seu 5° Concerto Oficial no Parque
- Aberta mostra sobre Josué de Castro no Museu da Cidade


Enviar    Imprimir