Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITURA ENTREGA DVDS SOBRE AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS

Representantes das 11 agremiações carnavalescas do grupo especial, vencedoras do Concurso 2008, receberam das mãos do prefeito João Paulo, na manhã desta segunda-feira (10), DVDs contendo documentários produzidos antes e durante seus desfiles na avenida Nossa Senhora do Carmo. A solenidade de entrega aconteceu no Teatro Apolo, no Bairro do Recife, e contou com a presença do secretário de Governo, Múcio Magalhães; secretário de Cultura, João Roberto Peixe; do integrante da comissão de Ciclos Culturais, Maurício Cavalcanti (autor do projeto dos documentários), da gerente de Patrimônio Imaterial, Carmem Lélis, entre outros.

Ao todo foram produzidos 49 documentários – número equivalente ao de agremiações que desfilaram em 2008. As produções dividem-se em duas partes: a primeira com imagens da fase preparatória das agremiações, como o trabalho das costureiras, bordadeiras, imagens dos ensaios, depoimentos; e a segunda, com os desfiles na avenida. Cada agremiação recebeu 50 unidades do documentário. A iniciativa, de acordo com o prefeito João Paulo, visa contribuir para a divulgação da cultura carnavalesca recifense e valorização dos artistas ligados à folia de momo. Vocês têm a capacidade de expressar com poesia o que temos dentro de nós, disse o prefeito aos representantes das agremiações que lotaram o Teatro Apolo. A cultura que vocês produzem tem um apelo para o desenvolvimento econômico e turístico pois, hoje, a grande maioria dos eventos que acontecem no Recife têm na cultura a sua principal referência.

De 2001 a 2008, a gestão investiu R$ 12.395.667,42 nas agremiações; um acréscimo de 806,03%, desde que o prefeito João Paulo assumiu a Prefeitura. Em 2007, agremiações do grupo especial chegaram a ter um aumento de 432% nas subvenções, após trabalho exaustivo da Comissão dos Ciclos Culturais em levantar todo o universo de 416 agremiações – com a inclusão de duas novas modalidades: clube de boneco e tribo de índios. Além desses investimentos, a Prefeitura tem realizado também ações estruturadoras como o catálogo bilíngüe de 100 agremiações, o projeto de Lei 47/2007 de remissão de débito, a organização fiscal e jurídica das entidades, a antecipação da primeira parcela das subvenções que, este ano, acontece no início do mês de dezembro. Quando assumimos em 2001, não existia sequer um cadastro das agremiações, revelou Maurício Cavalcanti. Com o levantamento que fizemos pudemos garantir o apoio do prefeito no aumento do investimento.

João Roberto Peixe ressaltou a diversidade na origem da cultura recifense. Nós não criamos o carnaval; nós o valorizamos a cada ano da gestão João Paulo, colocando o foco na cadeia produtiva cultural desta cidade, cuja formação está calcada na multiculturalidade, defendeu. Peixe agradeceu aos representantes das agremiações por fazerem do carnaval do Recife o mais democrático, popular e rico do Brasil, a ponto de o jornal britânico, The Times, citar o Carnaval Multicultural do Recife como uma das dez atrações da world music para os europeus que querem escapar do inverno.

Matérias Relacionadas
- Oficina de biscuit avançado começa na Escola de Frevo
- Festival de Vídeo de PE está com inscrições abertas
- Terça Negra reúne grupos de maracatu e afoxé no Pátio
- Prefeitura lança revista e portal literários
- Sinfônica encerra temporada 2008 dos Concertos Noturnos
- Jovens aprendem técnicas de grafite no MMLG
- Sítio Trindade apresenta diversidade cultural e música
- Animação, drama e cine-biografia em cartaz nos cinemas municipais
- Feira artesanal todos os domingos no Sítio Cultural Trindade
- Tradições culturais se encontram no Sítio Cultural deste domingo
- Curso de formação em projetos culturais é encerrado
- Estação Arte recebe ritmos regionais do grupo mandracatu
- Jornal britânico destaca Carnaval Multicultural como destino turístico
- Museu Murillo La Greca inscreve alunos para oficina de grafite
- III Encontro de caboclinhos celebra tradições culturais no Pátio de São Pedro
- Teatro Barreto Júnior é palco para projeto Duo Nordeste
- Projeto Concerto pela Vida levou música aos cemitérios no Dia de Finados
- Terça Negra comemora mês da Consciência Negra
- Murilo La Greca encerra o Projeto Lado B - Arrudeia
- Sábado de grandes atrações na 3ª Mostra de Circo do Recife


Enviar    Imprimir