Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PROJETO MEMÓRIA TÁ NA RUA INTEGRA FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL

Neste sábado (22), dentro da programação de eventos especiais do 11º Festival Recife do Teatro Nacional, acontece o lançamento do livro Tá Na Rua: teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papel, de Licko Turle e Jussara Trindade, integrantes do antigo grupo de teatro carioca Tá na Rua. O evento ainda conta exposição de imagens, exibição audiovisual e bate-papo com os autores e palestra de Amir Haddad, fundador do grupo, responsável também pela fundação do teatro oficina nos anos 70, ao lado de José Celso Martinez. A programação começa às 15h, no Teatro Hermilo Borba Filho. O evento é aberto ao público gratuitamente.

O Festival é promovido pela Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife com patrocínio da Eletrobrás e Chesf, e apoio do Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo a Cultura; Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade - UFPE); Centro Josué de Castro; e Livraria Cultura.

O livro Tá Na Rua: teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papel é parte do trabalho de quatorze meses de pesquisa do Projeto Memória Tá Na Rua, contemplado pelo Edital Público do Programa Petrobrás Cultural 2005. Soma-se à obra, um filme documentário vídeo-digital (com depoimentos, entrevistas e imagens daqueles que fizeram e fazem parte desta memória), uma revista de teatro de rua, o site  e uma exposição fotográfica sobre a história de 27 anos de trabalho continuado de um dos grupos mais importantes do cenário teatral brasileiro.

O coletivo Tá Na Rua, segundo Jussara, nasceu do desejo de alguns jovens que, em meados dos anos 70, abandonaram suas possíveis carreiras no teatro para descobrirem o que era isto: o Teatro! Sempre guiados pelas dúvidas e incertezas do mestre Amir Haddad, aprendendo o seu ofício e função social com os artistas populares, pelas praças e ruas das cidades. No intuito de encontrar o espetáculo perdido, aquele que revela as contradições humanas e busca harmonizar o universo, desde então o Tá Na Rua esteve presente em eventos, manifestações, atividades festivas e políticas, no Carnaval e outras folias populares, descobrindo e desenvolvendo uma possível linguagem para o teatro de rua.

O livro apresenta uma coletânea de textos que oferecem diferentes olhares, situando a memória do grupo nos seus momentos mais expressivos, desde as primeiras experiências na rua até as Liturgias Carnavalizadas, grandes espetáculos populares organizados em diferentes cidades do país. Refletindo sobre inúmeras questões relacionadas ao teatro e à vida, como cidadania, ética, ideologia, arte, estética e outros, Amir Haddad (único diretor do grupo) revela a profundidade do pensamento que norteia todo o trabalho do Tá Na Rua, sintetizado na frase-título: Tá Na Rua - teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papel.

Segundo Jussara e Turle, no intuito de encontrar o espetáculo perdido, que revela as contradições humanas e busca harmonizar o universo, o Tá Na Rua carnavalizou o teatro e teatralizou o carnaval; o seu Circo Etéreo percorreu becos e vielas de muitas nações e conviveu com etnias das mais variadas. Manifestou sua opinião, abriu a gira para todas as entidades, tornou o santo formoso. Não se curvou aos acadêmicos, mas fez escola... Não saiu nos cadernos de cultura, nas colunas sociais, nas críticas de teatro semanais. Ao contrário, seu nome estava presente nos cadernos cidade, em eventos e manifestações políticas, no carnaval e outras folias populares.

Serviço:
Projeto Memória Tá Na Rua - Lançamento de Livro, Exposição, Exibição audiovisual e Palestra
Dia: 22 de novembro (sábado), a partir das 15h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho - Av. Martin Luther King, s/n, Bairro do Recife. Informações: (81) 3232.2030 / 2028
Aberto ao público

Programação:
A partir das 15h - Abertura da exposição e Exibição do DVD Tá Na Rua;
A partir das 17h – Aula-Conferência de Amir Haddad (fundador do grupo Tá na Rua, responsável também pela fundação do teatro Oficina nos anos 70, ao lado de José Celso Martinez) e bate-papo com os autores Licko Turle e Jussara Trindade.

Matérias Relacionadas
- PCR recebe projetos para 10º Concurso de Roteiros
- Recife ganha nova sede do Museu de Arte Popular
- Iputinga recebe mostra do Centro de Memória do bairro
- Parque com atrações diversificadas neste fim de semana
- Lançamento de livro marca Mês da Consciência Negra
- Pátio apresenta diversas atrações neste fim de semana
- 11º Festival Recife do Teatro Nacional começa hoje
- Músicos debatem projetos culturais no Jogo Aberto
- Aberta exposição Coleção Vicente Murillo La Greca de Fotografia
- CFAV realiza II Ciclo de Palestras
- PCR anuncia resultado do concurso de artes cênicas
- Murillo La Greca apresenta Coleção de Fotografia
- Confira a programação dos teatros para este final de semana
- Sítio Trindade com várias atrações para toda família
- Centro Apolo Hermilo estréia sétima edição do Aprendiz Encena
- 5ª edição do Recife Jazz Festival reúne músicos no Recife Antigo
- Museu da Cidade altera horário de funcionamento
- Festival de Vídeo de PE está com inscrições abertas
- Estação Arte apresenta Carlinhos Monteverde
- Prefeitura recebe propostas de atrações para Carnaval 2009


Enviar    Imprimir