Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

11º FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL COMEÇA HOJE

Começa oficialmente nesta quinta-feira (20) a 11º edição do Festival Recife do Teatro Nacional, a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel. Para abertura do evento, foi escalada a Cia. Circo Mínimo (SP), que comemora 20 anos de atividades com Miranda e a Cidade, espetáculo que utiliza a linguagem circense com dramaturgia de Aimar Labaki e direção de Rodrigo Matheus. Antes do espetáculo, o prefeito do Recife, João Paulo homenageia a atriz Geninha da Rosa Borges, que há mais de 60 anos se dedica à arte do teatro com talento e vigor.

O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife. O festival tem patrocínio da Eletrobrás e Chesf, e apoio do Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura; Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade - UFPE); Centro Josué de Castro; e Livraria Cultura.

Ao todo, são 51 apresentações de 17 espetáculos teatrais, dos quais quatro pernambucanos e 13 de outros estados. Um panorama da produção nacional é traçado a partir de peças de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O festival é realizado em palcos de seis teatros e em seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade.

Seguindo a política cultural de descentralização das ações da Prefeitura do Recife, o festival realiza 18 apresentações nas RPAs. E nos teatros, os ingressos têm preços populares – R$ 5,00, nos teatros de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Apolo e Armazém; e R$ 1,00, nos teatros do Parque e Barreto Júnior.

Miranda - Baseada em A Tempestade, peça escrita por William Shakespeare e considerada uma das obras primas do teatro universal, a montagem Miranda e a Cidade enfatiza as diferenças e possibilidades entre a magia da ilha sheakespeariana e a crueza da cidade. O espetáculo retoma aos personagens Próspero e Miranda, de Shakespeare, no Brasil do início dos anos 70.

Exposição - Além de homenagem no palco do Santa Isabel, eventos especiais durante a programação destacam a trajetória e a paixão de Geninha pelo teatro. No Salão Nobre do Santa Isabel, os visitantes vão poder, a partir desta quinta, fazer um passeio pela história de Geninha, ao conferir fotografias e imagens audiovisuais que registraram a atriz durante sua carreira. A exposição, com curadoria de Célio Pontes, ficará aberta para visitação durante todo o festival.

Matérias Relacionadas
- Músicos debatem projetos culturais no Jogo Aberto
- Aberta exposição Coleção Vicente Murillo La Greca de Fotografia
- CFAV realiza II Ciclo de Palestras
- PCR anuncia resultado do concurso de artes cênicas
- Murillo La Greca apresenta Coleção de Fotografia
- Confira a programação dos teatros para este final de semana
- Sítio Trindade com várias atrações para toda família
- Centro Apolo Hermilo estréia sétima edição do Aprendiz Encena
- 5ª edição do Recife Jazz Festival reúne músicos no Recife Antigo
- Museu da Cidade altera horário de funcionamento
- Festival de Vídeo de PE está com inscrições abertas
- Estação Arte apresenta Carlinhos Monteverde
- Prefeitura recebe propostas de atrações para Carnaval 2009
- Prefeitura lança revista e portal literários
- OSR apresenta últimos concertos noturnos da temporada
- Mistura de ritmos agita fim de semana no Pátio
- Alunos da Escola João Pernambuco montam “Esperando Godot”
- Comédia e questionamentos sociais no palco do Barreto Júnior
- Oficina de biscuit avançado começa na Escola de Frevo
- Prefeitura entrega DVDs sobre agremiações carnavalescas


Enviar    Imprimir