Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR DIVULGA AÇÕES PARA O FERIADO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A Prefeitura do Recife disponibiliza, durante a festa do Morro da Conceição, que tem início neste sábado (29), em Casa Amarela, e segue até o dia 08 de dezembro, data do feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, uma série de serviços para ordenar e dar suporte à festa, como vigilância sanitária, limpeza e saúde pública, além de atendimento às crianças e adolescentes em situação de rua, e de infra-estrutura da festa. Confira abaixo as ações e serviços oferecidos:

Emlurb – A PCR reservou uma equipe técnica de manutenção de áreas verdes, exclusivamente para as áreas próximas à Praça Nossa Senhora da Conceição. Os serviços de poda e rebaixamento de copa já foram iniciados e devem ser concluídos nesta segunda-feira (1º). Também na segunda-feira (1º), a Emlurb instalará 04 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) - depósitos para materiais recicláveis. Contudo, desta vez os equipamentos terão outra utilidade: servirão para os fiéis doarem velas para a paróquia local ao longo dos dias de festividades.

Para assegurar uma melhor infra-estrutura nos acessos à Festa do Morro, a Prefeitura também executou uma série de serviços de manutenção das vias e da rede de drenagem na área próxima à Praça de Nossa Senhora da Conceição. Estão em execução operações tapa-buracos e limpezas de várias galerias e canaletas das vias de entorno da praça. Serão beneficiadas vias como a avenida Norte e as ruas Morro da Conceição, Vasco da Gama, 2 de Fevereiro e Japaratuba. As vias de acesso e a área de concentração de fiéis receberão reforço na iluminação. Serão instaladas, até o início da programação da festa, 150 pontos de iluminação provisória na Praça do Morro da Conceição e ruas do entorno. Além disso, 10 projetores serão implantados para realçar a decoração da festa e ampliar a luminosidade da região. A Emlurb também colocará duas equipes da prontidão para eventuais serviços de emergência. Coleta, varrição, capinação, pintura de meio-fio, entre outros serviços de limpeza, serão os que vão receber o maior investimento da Prefeitura do Recife (R$ 80 mil). As primeiras ações preparatórias - capinação, pintura de meio-fio e dos degraus de acesso ao Morro - já estão em fase de conclusão nas vias de entorno e na área de festividades.

A partir desta sexta-feira (28), abertura da programação de eventos, a Prefeitura intensificará varrição e coleta nas ruas com maior movimento de fiéis e na Praça Nossa Senhora da Conceição. Estes serviços serão executados ao longo de todo o dia e ao término da festa, serão promovidos mutirões de limpeza, inclusive com lavagem com detergente e desinfetante nas áreas mais movimentadas. A Emlurb ainda instalará 25 depósitos de lixo em áreas estratégicas, principalmente próximo às barracas de comidas e bebidas. A operação especial de limpeza reunirá mais de 500 servidores ao longo dos dias de eventos, coordenados por 10 fiscais da Emlurb. A expectativa da PCR é que sejam recolhidas, pelo menos, 110 toneladas de lixo resultantes da Festa de Nossa Senhora da Conceição;

Dircon - Mais de trezentos técnicos da Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) estarão fazendo a fiscalização nas festividades de Nossa Senhora da Conceição, em Casa Amarela. A festa deve contar com, aproximadamente, 500 comerciantes e atrair milhares de pessoas de toda a região metropolitana, que irão ao Morro da Conceição acompanhar a programação religiosa, novenas, missas e procissão, e a festa profana, nos bares e parques de diversões.

“Todos os comerciantes que estão sendo credenciados já sabem que é proibido o uso de equipamento sonoro durante a festa, e nossos técnicos vão estar o tempo todo observando se esta regra está sendo cumprida, e quem não seguir as orientações será autuado, afirma Maria José De Biase, diretora da Dircon.

De acordo com De Biase, do dia 29 até o dia 4 de dezembro, os técnicos da Dircon vão atuar em dois turnos, de 9h às 16h e de 15h às 22h, e do dia 5 até o dia 8, a atuação acontecerá durante 24h. Além do combate à poluição sonora os técnicos vão fiscalizar o comércio informal e as barracas. Todo o material apreendido durante a festa será levado para a Gerência de Apreensão (GEAP), que fica localizada no bairro de Santo Amaro;

Cultura - A Fundação de Cultura Cidade do Recife fica responsável pela montagem da infra-estrutura de palco, para a missa e para a festa profana, e som para as apresentações culturais, assim como instalação de banheiros químicos, toldos, mesas e cadeiras. As cabines sanitárias, num total de 55, estarão distribuídas na Praça do Morro, rua Eugênio Samico (Praça do Trabalho), Largo Dom Luiz, rua Oscar de Barros e avenida Norte com rua Guaiçará. Uma equipe de produção também acompanhará todo o evento;

Saúde – A Vigilância Sanitária terá uma equipe de 80 técnicos e fará inspeções em alimentos e bebidas na festa, do sábado (29) até o dia 8 de dezembro, todos os dias, nos horários das 17h às 2h. O Samu Recife vai estar, durante a festa do Morro da Conceição, com uma base avançada, que contará com uma equipe completa de 3 socorristas e uma ambulância de prontidão para dar suporte à festa;

Iasc - Entre os dias 4 e 8 de dezembro, as Secretarias de Assistência Social, de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, por intermédio da sua Diretoria de Voluntariado, juntamento com o Iasc contarão com seis pólos funcionando durante as festividades do Dia de Nossa Senhora da Conceição. Serão três pólos de atendimento às crianças em situação de rua e vulnerabilidade social (um deles atenderá a crianças de 0 a 6 anos; dois atenderão a crianças dos sete aos 17 anos) e três pólos de doações. Todas as noites, um número de quatro a seis equipes, de educadores sociais estarão sensibilizando os pais das crianças que estiverem presentes no Morro, encaminhando-as aos pólos de atendimento, onde participarão de oficinas sócio-educativas, incluindo atividades esportivas, culturais (dança, teatro, capoeira, artes plásticas), recreação, entre outros. Na ocasião, será feito um cadastro de todas as crianças e adolescentes que participarem das oficinas, para verificar se elas já estão incluídas em algum programa social da Prefeitura. Caso não, serão cadastrados nesses programas a partir do ano que vem, após serem submetidos à avaliação da PCR.

Além disso, as equipes de educadores sociais sensibilizarão os moradores e fiéis a realizarem as doações nos respectivos pólos. Poderão ser doados alimentos, roupas, além de doações livres para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Os três pólos de atendimento estarão situados nos seguintes locais: na Escola Municipal Júlio Vicente Alves de Araújo; na Escola Municipal Padre João Barbosa; e no Largo Dom Luiz (ao lado do NUPE). Já os pólos de doação estarão localizados na Paróquia Nossa Senhora da Conceição; na descida do morro, próximo à loja Gold Móveis; e no Largo Dom Luiz. Durante os cinco dias, um grupo de seis arte-educadores/atores também estará incentivando o público a realizar doações.

Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã - Delegacia Interativa é uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, juntamente com a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, e tem o objetivo de permitir acesso à internet à parcela da população que não dispõe de computador em casa e é igualmente vítima de imprevistos durante as festividades de Nossa Senhora da Conceição. As vítimas poderão registrar casos de roubos e furtos envolvendo objetos ou valores de até 40 salários mínimos.

A Delegacia Interativa será instalada no CAPS de Casa Amarela, na avenida Norte, 5.600, Casa amarela, deste sábado (29) ao dia 06 de dezembro, das 18h às 23h. No dia seguinte (7), das 12h até 0h do dia 08 de dezembro, data oficial da festa de Nossa Senhora da Conceição.

CTTU - A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição mudará a circulação de veículos da Zona Norte do Recife. O evento, que acontece, deste sábado (29), a 08 de dezembro, receberá o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para o monitoramento do trânsito na área. Durante a festa, cerca de 10 agentes de trânsito fiscalizarão o tráfego. O efetivo ainda será reforçado para 30 guardas por turno nos dias 7 e 8, quando o número de fiéis é maior.

Matérias Relacionadas
- João Paulo acompanha obras da Casa de Pernambuco em Portugal
- Luciano Siqueira participa de confraternização
- Rádio Popular leva arte ao Mercado da Boa Vista
- Prefeito em exercício recebe cônsul geral da Bolívia
- PCR promove caminhada pelo fim da violência contra a mulher
- Prefeito em exercício prestigia almoço em homenagem a João da Costa
- Luciano Siqueira coordena painel em Seminário Nacional
- Audiência pública alerta sobre violência contra mulheres
- Centrais telefônicas da PCR mudam seqüência numérica
- Teatro, música e exposição de artesanato no Murilo La Greca
- Comunidade festeja Consciência Negra e ampliação de Centro Público
- João Paulo acompanha obras da Casa de Pernambuco em Portugal
- Prefeito antecipa salários dos servidores para esta quarta
- Madalena e Torre recebem campanha da coleta seletiva
- Prefeito anuncia programação natalina
- João Paulo recebe chefe de gabinete do Ministério da Justiça
- Prefeito recebe medalha do bicentenário da Justiça Militar
- Programas da PCR são referências para outros países
- Prefeito é homenageado em visitas aos servidores da PCR
- Caranguejo Tabaiares comemora a Consciência Negra


Enviar    Imprimir