Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO PAULO ACOMPANHA OBRAS DA CASA DE PERNAMBUCO EM PORTUGAL

O prefeito do Recife, João Paulo, visitou as obras da Casa de Pernambuco na Cidade do Porto, em Portugal, na manhã desta quarta-feira (26). A instituição será um centro de pesquisa e intercâmbio cultural entre as duas cidades. Acompanhado da secretária de Gestão Estratégica e Comunicação, Lygia Falcão, e da diretora de Relações Públicas, Vera Brandão, o prefeito viajou a convite do Instituto Pernambuco Porto, na última terça-feira (25).

A vistoria às obras foi prestigiada pela diretoria do Instituto do Porto, e contou com a presença de diversas autoridades portuguesas como o presidente da Câmara da cidade do Porto, Rui Rio; o vereador da cidade do Porto, Lins Ferreira; e o reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos. O presidente da Casa de Pernambuco, Zeferino Ferreira, que recentemente recebeu da Câmara de Vereadores do Recife o título de Cidadão Recifense, também acompanhou a comitiva. Segundo João Paulo, é fundamental compreender a importância histórica que Portugal tem para com o Brasil e, conseqüentemente, para com Pernambuco. “A população portuguesa ajudou a construir o Estado e mantém uma relação de afinidade até hoje”, acredita. Para estabelecer um intercâmbio entre as universidades do Porto e de Pernambuco, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado, também esteve presente na visita.

Situado numa área de 2.300 metros quadrados dentro do campus da Universidade do Porto, o novo centro está em fase final de construção, com previsão de ser inaugurado em junho de 2009. Para orientar o funcionamento da casa, um regimento interno está sendo desenvolvido. As instalações abrigarão auditório, sala de reuniões, salão de exposições com 600 metros quadrados e um departamento para receber estudantes. A Casa de Pernambuco é resultado de um irmanamento firmado no ano de 2005, entre as cidades do Recife e Porto, quando a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado acertaram os apoios financeiros e institucionais para viabilizar a nova instituição.

João Paulo ressaltou o empenho do empresário português Zeferino Ferreira, um dos idealizadores do projeto. O empresário é radicado no Recife há mais de 40 anos e presidirá a primeira gestão da Casa de Pernambuco. “A obra é do tamanho do sonho de Zeferino de construir a relação de Pernambuco com a cidade do Porto”, afirmou o prefeito. Por sua vez, Zeferino destacou a importância da visita, que considerou de grande valia para a cidade do Porto. Segundo Zeferino, a Casa de Pernambuco possibilitará a troca de experiências entre as cidades nas diversas áreas. “A intenção é intensificar o intercâmbio cultural, empresarial e científico do Recife com a cidade do Porto”, comentou.

Na cidade do Porto, o prefeito ainda foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Rui Rio. “Este contato é muito importante para estabelecermos parcerias. Estamos fechando os arremates finais para a inauguração da Casa de Pernambuco na Cidade do Porto”, revelou João Paulo. O prefeito também teve uma audiência com o reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos, e participou de reuniões com os diretores executivos e empresários do Instituto Pernambuco Porto.

A secretária de Gestão Estratégica e Comunicação do Recife e coordenadora da equipe de Transição do Governo, Lygia Falcão, aproveitou a visita para levantar informações sobre o andamento e prazos do projeto e informar, no Recife, ao prefeito eleito da cidade, João da Costa, que não participa da viagem. Neste sábado (29), a comitiva participa, em Lisboa, de almoço oferecido pelo empresário e escultor Francisco Nóvoa, responsável pela execução do Obelisco da Restauração Pernambucana no Paço Alfândega, situado no Bairro do Recife.

Projeto - A Casa de Pernambuco na Cidade do Porto é um projeto iniciado há mais de 15 anos, numa parceria entre o Governo de Pernambuco, a Prefeitura do Recife, a Universidade de Pernambuco, a Câmara do Porto, a Universidade do Porto e o Instituto Pernambuco Porto. Desde 2004, João Paulo passou a acompanhar de perto o andamento das obras. Idealizada pelo empresário Zeferino Ferreira Costa, português radicado no Recife há mais de 40 anos, a Casa de Pernambuco tem o intuito de promover o intercâmbio cultural, acadêmico e científico entre Portugal e Pernambuco. Atualmente, a obra encontra-se em fase de conclusão.

Matérias Relacionadas
- Prefeito toma café da manhã com representantes do Governo Federal
- Coordenadora de movimento alemão visita o prefeito
- PCR divulga ações para o feriado de Nossa Senhora da Conceição
- Luciano Siqueira participa de confraternização
- Rádio Popular leva arte ao Mercado da Boa Vista
- Prefeito em exercício recebe cônsul geral da Bolívia
- PCR promove caminhada pelo fim da violência contra a mulher
- Prefeito em exercício prestigia almoço em homenagem a João da Costa
- Luciano Siqueira coordena painel em Seminário Nacional
- Audiência pública alerta sobre violência contra mulheres
- Centrais telefônicas da PCR mudam seqüência numérica
- Teatro, música e exposição de artesanato no Murilo La Greca
- Comunidade festeja Consciência Negra e ampliação de Centro Público
- João Paulo acompanha obras da Casa de Pernambuco em Portugal
- Prefeito antecipa salários dos servidores para esta quarta
- Madalena e Torre recebem campanha da coleta seletiva
- Prefeito anuncia programação natalina
- João Paulo recebe chefe de gabinete do Ministério da Justiça
- Prefeito recebe medalha do bicentenário da Justiça Militar
- Programas da PCR são referências para outros países


Enviar    Imprimir