Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

MEMORIAL LUIZ GONZAGA ORGANIZA HOMENAGEM AO REI DO BAIÃO

O Memorial Luiz Gonzaga (MLG), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, realiza, a partir desta terça-feira (09) até 13 de dezembro, a Semana Luiz Gonzaga, apresentando uma programação comemorativa ao aniversário de nascimento do Rei do Baião, nascido em Exu, no dia 13 de dezembro. O evento é uma ação integrada com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL/PCR) por intermédio da Gerência de Serviços de Projetos de Tecnologia na Educação (GSPT/PCR) e Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC), e tem parceria com o Senac, Sindicato dos Guias de Turismo de Pernambuco (SINGTUR), Conservatório Pernambucano de Música (CPM), Secretaria Estadual de Educação e Data Voice.

A Semana inicia-se na terça-feira, com a 1ª Mostra de Curtas de Animação Luiz Gonzaga, CURTA GONZAGA, que terá exibição de trabalhos produzidos por cerca de 786 alunos de 15 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER), dentro do Mais Educação, projeto interministerial de educação integral que tem como desafio a transformação da escola num espaço onde a cultura local passa a dialogar com os currículos escolares. A Mostra acontecerá no Teatro do Parque, às 14h.

Na quarta-feira (10), acontecerá, no Auditório Capiba (15º andar do prédio sede da PCR), a 1ª Jornada Gonzagueana para Educadores da Rede Municipal de Ensino do Recife. A Jornada constará de palestras que inauguram o programa O ABC de Luiz Gonzaga, desenvolvido pelo MLG, e que procura fundamentar o potencial pedagógico da obra gonzagueana para a sala de aula. Os interessados podem se credenciar no local, no dia do evento, às 7h30. A Jornada inicia-se às 8h.

As palestras programadas são: O Sertão em Movimento, ministrada pela professora Sulamita Vieira, Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Gonzagão, O Rei da Alfabetização, por Mirtes Ramos, professora da RMER - primeiro lugar no Prêmio Qualidade da Educação 2002, representando Pernambuco com o projeto “Uma Aventura no Mundo de Tarsila”, que trabalha Luiz Gonzaga multidisciplinarmente na escola; A Oralidade e a Imagética em Luiz Gonzaga, com o professor José Mário Austregésilo, Mestre em Comunicação pela UFPE; e, por fim, a palestra Curiosidades do Rei do Baião, a ser ministrada por Paulo Vanderley, pesquisador e mantenedor do Museu Virtual Luiz Lua Gonzaga. Às 21h, como programação cultural da Jornada, haverá a apresentação do musical Tributo a Gonzagão, do grupo Wave Unicap, no Pátio de São Pedro.

No terceiro dia de comemoração pelo aniversário do compositor e cantor pernambucano, na quinta-feira (11), haverá o lançamento do livro “Luiz Gonzaga, O Homem, sua Terra e sua Luta”, de José Mário Austregésilo, publicado pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). O evento será no Memorial Luiz Gonzaga, no Pátio de São Pedro, às 19 horas, com apresentação de trio de forró, a partir das 18 horas.

Na sexta-feira (12), o professor José Mário Austregésilo e o produtor Cultural Anselmo Alves proferem a palestra Luiz Gonzaga – Turismo e Identidade Cultural, às 10h, no Senac, dentro do Programa de Atualização e Reciclagem do Curso Técnico de Guias de Turismo. No mesmo dia, às 17h, acontecerá o debate Pra Onde Tu Vai, Baião?, no auditório do Conservatório Pernambucano de Música, com a participação do professor Sérgio Campelo, do CPM; Fátima Marcolino, compositora e filha de Zé Marcolino; e Marcelo Melo, músico fundador do Quinteto Violado. O espaço é destinado à discussão sobre a produção musical inspirada na obra de Luiz Gonzaga e as diversas faces do forró no atual cenário cultural pernambucano. Na ocasião o público poderá conferir o show da cantora Sandra Belê.

No dia do aniversário do rei do baião, no sábado (13), o MLG ampliará o seu horário de visitação até às 21 horas, e exibirá os melhores curtas de animação selecionados no Curta Gonzaga. A exibição acontecerá durante os intervalos do Tributo a Gonzaga, grande evento realizado pelo Espaço Pátio de São Pedro que começará às 18h, com uma missa na Igreja de São Pedro dos Clérigos seguida por um show com mais de 20 forrozeiros.

Serviço:
Semana Luiz Gonzaga
De 09 a 13 de dezembro

Mostra Curta Gonzaga
Dia - 09 de dezembro de 2008
Local - Teatro do Parque - rua do Hospício, 88, na Boa Vista
Hora - 14h
Telefone – (81) 3232.1553;

1ª Jornada Gonzagueana para Educadores da Rede Municipal de Ensino do Recife
Dia - 10 de dezembro de 2008
Local - Auditório Capiba (15º andar do prédio sede da PCR)
Hora - 8h30;

Tributo a Gonzagão, com o grupo Wave Unicap
Dia - 10 de dezembro de 2008
Local - Pátio de São Pedro – Bairro de São José
Hora - 21h;

Lançamento do livro Luiz Gonzaga, O Homem, sua Terra e sua Luta
Dia - 11 de dezembro de 2008;
Local - Memorial Luiz Gonzaga – Pátio de São Pedro, casa 35
Hora - 19h
Telefone - (81) 3232-2955/3232-2965;

Palestra Luiz Gonzaga – turismo e identidade cultural
Dia - 12 de dezembro de 2008
Local - Senac – Av. Visconde de Suassuna, 500 – Santo Amaro
Hora - 10h
Telefone – (81) 3413-6751;

Debate Pra onde tu vai, baião?
Dia - 12 de dezembro de 2008
Local - Conservatório Pernambucano de Música - Av. João de Barros, 594, Boa Vista
Hora - 17h
Telefone – (81) 3416.6400;

Tributo a Gonzaga
Dia - 13 de dezembro de 2008
Local - Pátio de São Pedro
Hora - 18h
Telefone – (81) 3232.2864.

Matérias Relacionadas
- Secretária abre seminário de educação infantil
- PCR promove seminário sobre educação infantil
- Alunos da rede municipal assinam exposição na Várzea
- Encontro literário reúne poetas na Escola Jandira Botelho
- Cinema para fazer pensar na biblioteca de Casa Amarela
- Emoção marca as finais do Futebol participativo 2008
- Escola Municipal é classificada em prêmio promovido pelo SESI
- Feira do Conhecimento reúne professores e alunos na UFPE
- Final do Futebol Participativo será no Estádio dos Aflitos
- Alunos do ProJovem Recife participam de Caminhada pela Paz
- Escola Municipal ganha prêmio
- Rede de ensino da Prefeitura realiza Feira de Conhecimentos
- PCR promove mostra de dança afro no Armazém 14
- Alunos do ProJovem Urbano vão participar da 9ª Caminhada da Paz
- Cantata Natalina continua ensaiando com alunos da rede municipal
- Prefeitura inaugura mais duas bibliotecas escolares
- Prefeitura do Recife inaugura mais duas Bibliotecas escolares
- Porto das Letras mostra programa de formação de leitores
- Biblioteca Popular de Afogados homenageia cordelista
- Estudantes comemoram inauguração de Biblioteca


Enviar    Imprimir