Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL ENTREGA PRÊMIOS E TROFÉUS EM SOLENIDADE

Foi numa solenidade entremeada por declamação de um poema inédito de Miró (pelo próprio autor) e apresentação musical do colegiado da Rede Reação, que o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) entregou, na noite desta sexta-feira (12), no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), o Troféu Construtores da Cultura 2007/2008. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, secretário de Cultura, Roberto Peixe, secretário geral do CMPC, José Cleto e inúmeros representantes dos diversos segmentos culturais locais e de outras regiões do Brasil. A ocasião marcou também a entrega dos certificados dos vencedores dos Prêmios Literários Cidade do Recife 2007/2008, lançamento dos títulos ganhadores do concurso 2006 e exposição dos negativos em vidro do Museu.

O troféu foi criado com o intuito de agraciar artistas e instituições que trabalham em prol da cultura em Pernambuco e, neste ano, homenageou o saudoso Mestre Salustiano, com uma miniatura de rabeca, confeccionada pelo Maracatu Piaba de Ouro. Foram agraciadas, na cerimônia, 4 instituições, 12 personalidades e mais 4 in memoriam. Já o concurso Prêmios Literários, realizado pela Secretaria de Cultura, através do CMPC, tem o objetivo de descobrir obras inéditas, em língua portuguesa, de autores brasileiros, premiando os primeiros lugares de cada uma das 4 categorias com R$ 5 mil, além de publicar as obras pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) e conceder menções honrosas.

Não fosse esse povo tão lutador, tão resistente, nosso trabalho frente à Prefeitura do Recife não teria sido possível e nós não concluiríamos essa gestão com a consciência do dever cumprido, declarou Luciano Siqueira ao se referir à toda a cadeia produtiva de cultura tão bem representada pelos presentes e pelos próprios membros do CMPC, formado por 50% de representantes do poder público municipal, estadual e federal e 50% de representantes dos segmentos culturais locais, eleitos pelo voto direto em todas as RPA's.

O CMPC é, hoje, uma referência nacional de gestão democrática da cultura; gostaria de dizer que ele mesmo (o Conselho) mereceria receber este troféu, revelou o secretário de Cultura do Recife e também presidente do CMPC, Roberto Peixe. Nomes como Gilberto Gil, Arlindo dos Oito Baixos, Maestro Forró, além de instituições como Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, Abanadores do Arruda e Centro Cultural Daruê Malungo, estiveram presentes ou representados na cerimônia de entrega. Também foram lembrados nomes como Mãe Ivanise de Xangô, e a escritora Maria do Carmo Barreto Campelo, cujas filhas receberam as rabecas. Eu estou tão feliz, tão emocionado que quase não sei o que dizer, confessou Alakazam - proprietário do circo de mesmo nome, tão vivo em nossas memórias infantis - outro agraciado com o troféu.

Ainda na solenidade, a Gerência de Literatura e Editoração da FCCR lançou os três títulos vencedores dos Prêmios Literários 2006: Os dias perambulados & outros tortos girassóis, de Antonio Aílton, Cachoeira do Timóteo, de Carlos Araújo e Das Igrejas ao Cemitério. Políticas públicas sobre a morte no Recife do século XIX, de Vanessa Sial. Antônio e Vanessa autografaram os livros distribuídos gratuitamente pela FCCR aos que estiveram no evento. Sinto-me honrado em receber esse prêmio da cidade do Recife, esta terra de tradição cultural e imaginário literário, comentou o escritor. Ao final da solenidade, o público foi convidado a conhecer a exposição

Memória Revelada - Coleção de Negativos em Vidro do Museu da Cidade do Recife, restaurada com o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. A mostra apresenta a coleção de 934 negativos de vidro do Museu com preciosas imagens de uma cidade que se transformou, evoluiu e modernizou-se. Em cada negativo, estão imagens históricas de pontes, igrejas, paisagens, documentos, entre outros arquivos do século XIX e XX. A Mostra ficará em cartaz de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados, domingos das 13h às 17h.
Matérias Relacionadas
- Mercado da Boa Vista recebe o Agora Vai
- PCR lança o CD de Música Carnavalesca Pernambucana 2008/2009
- Prorrogadas inscrições do concurso de iluminação natalina
- Palestra divulga vida e obra de Luiz Gonzaga
- Árvore de Natal do Sítio Trindade fica pronta neste sábado
- Obra de Fernando Peres e Rodolfo Mesquita cara a cara no Murillo La Greca
- Memorial Luiz Gonzaga promove lançamento de livro sobre o Rei do Baião
- Anunciados os vencedores do 10º Festival de Vídeo de Pernambuco
- Prefeitura abre oficialmente festejos natalinos na cidade
- Artistas e instituições recebem troféu por investirem em cultura
- Teatros municipais apresentam programação da semana
- Palhaciata percorre ruas do Recife
- Jornada Gonzagueana destaca perfil didático da obra do Rei do Baião
- Prefeitura comemora o Dia Internacional do Palhaço
- Bibliotecas encerram atividades com filmes e recitais
- Sinfônica inicia ensaios para abertura do Natal
- Concurso de iluminação natalina inscreve até esta quarta-feira (10)
- Terça Negra mistura maracatu, mangue beat e afoxé
- Escola de Frevo encerra atividades com emocionante apresentação no teatro do Parque
- Sábado de forró no Mercado do Cordeiro


Enviar    Imprimir