Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR INAUGURA CENTRO DE DESIGN DO RECIFE

O prefeito do Recife, João Paulo, inaugura nesta segunda-feira (15) mais um equipamento do Complexo Cultural Pátio de São Pedro. O Centro de Design do Recife (CDR), ligado à Fundação de Cultura Cidade do Recife, funciona desde 2006 oferecendo oficinas, realizando palestras, seminários e discussões com a categoria, porém, agora ganha um espaço físico totalmente voltado para a arte do design. A cerimônia acontecerá às 19h, com abertura da exposição Tipos Latinos.

O CDR integra um projeto maior de reqüalificação urbana e cultural da cidade: o Complexo Turístico Cultural Recife-Olinda. Ele está situado no Núcleo São José, Território Recife, que comporta o entorno do turístico Mercado de São José e tem no Pátio de São Pedro a sua maior concentração de equipamentos culturais. O Centro tem por objetivo o fomento, a capacitação e a difusão da cultura do design no município, tanto entre os profissionais e estudantes da área e de atividades correlatas, como entre a população de forma mais ampla.

Fisicamente estará sediado na casa nº10 do Pátio de São Pedro, junto a outros equipamentos culturais tais como o Centro de Formação em Artes Visuais, o Mamam no Pátio, o Museu de Arte Popular e o Memorial Luiz Gonzaga. O novo espaço contará com uma loja-vitrine para comercialização de produtos locais, uma galeria que abrigará exposições que transitam por campos da cultura com os quais o design dialoga, com curadoria própria e em parceria com outras instituições e escritório. Um espaço virtual já existe no endereço www.centrodesignrecife.org.

Desde que foi criado, o Centro de Design tem funcionado como um espaço de trocas e discussões visando complementar outras instituições dedicadas ao Design existentes na cidade, tais como centros, fundações, associações profissionais, estudantes e instituições de ensino. Tem possibilitado ainda momentos de encontro entre profissionais e estudantes de Design e áreas correlatas, e o público em geral por meio de seminários, cursos, palestras, exposições e publicações.

Entre as primeiras ações desenvolvidas nessa área destacam-se os seminários Articula Design (em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco) e Revela Design, além do Concurso de Identidades Visuais dos Equipamentos Culturais do Pátio de São Pedro e do Complexo Turístico Cultural Recife/Olinda. Outras atividades que o Centro realiza todo ano são oficinas como Formação de Preços para Escritórios de Design; Light Design: Desenho de Luz; Moda e Direção de Arte; Tipografia; Gestão e Design Total; Game e Web Design; Motion Design; Briefing para Escritórios de Design e Diário Gráfico, entre outras.
 
Exposição – A exposição Tipos Latinos 2008, terceira bienal latino-americana de tipografia, ocupará a galeria do Centro de Design. A mostra foi inaugurada no Brasil, no Centro Cultural São Paulo, em maio deste ano, depois de por Assunção (Paraguai), Quito (Equador), Caracas (Venezuela) e Santiago (Chile).

A exposição apresenta os resultados da competição que se dividiu nas modalidades Design de fontes latino-americanas e Design com fontes latino-americanas, realizada simultaneamente em diversos países da região.  São 79 trabalhos - sendo 14 brasileiros dos 423 typedesigners inscritos - com uma comissão formada por representantes de cada sede: Alejandro Lo Celso (Argentina), Luciano Cardinali (Brasil), Luciano Vergara (Chile), Ignácio Martínez (Colômbia), Francisco Calles (México), Candelaria Moreno (Peru), Vicente Lamónaca (Uruguai) e Juan Carlos Darias (Venezuela).

Os trabalhos expostos são no formato A1 (59 X 84 cm), apresentados em painéis elaborados pelos próprios participantes, com um breve texto explicativo sobre o conceito desenvolvido. Estão divididos nas categorias: Texto (fontes destinadas à composição de texto corrido), Título (fontes orientadas para a composição de textos breves em corpos grandes), Tela (fontes desenvolvidas exclusivamente para utilização digital computador, tela de TV), Experimental (fontes que não priorizam a leitura, mais conceitual), Miscelâneas (fontes não alfabéticas - desenhos), Família (sistema composto por duas ou mais variáveis), Design (trabalhos realizados utilizando fontes desenvolvidas por tipógrafos latino-americanos - em modelo exclusivo ou em combinação com outras fontes não latino-americanas).

Matérias Relacionadas
- Terça Negra apresenta maracatu, roda de samba e afoxé
- Conselho Municipal de Política Cultural entrega prêmios e troféus em solenidade
- Mercado da Boa Vista recebe o Agora Vai
- PCR lança o CD de Música Carnavalesca Pernambucana 2008/2009
- Prorrogadas inscrições do concurso de iluminação natalina
- Palestra divulga vida e obra de Luiz Gonzaga
- Árvore de Natal do Sítio Trindade fica pronta neste sábado
- Obra de Fernando Peres e Rodolfo Mesquita cara a cara no Murillo La Greca
- Memorial Luiz Gonzaga promove lançamento de livro sobre o Rei do Baião
- Anunciados os vencedores do 10º Festival de Vídeo de Pernambuco
- Prefeitura abre oficialmente festejos natalinos na cidade
- Artistas e instituições recebem troféu por investirem em cultura
- Teatros municipais apresentam programação da semana
- Palhaciata percorre ruas do Recife
- Jornada Gonzagueana destaca perfil didático da obra do Rei do Baião
- Prefeitura comemora o Dia Internacional do Palhaço
- Bibliotecas encerram atividades com filmes e recitais
- Sinfônica inicia ensaios para abertura do Natal
- Concurso de iluminação natalina inscreve até esta quarta-feira (10)
- Terça Negra mistura maracatu, mangue beat e afoxé


Enviar    Imprimir