Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA INAUGURA PSF NA ZONA SUL

A Prefeitura do Recife inaugurou, na manhã desta terça-feira (23), o PSF Djalma de Holanda Cavalcante, em Brasília Teimosa, zona Sul da cidade. Antiga unidade tradicional de saúde, o estabelecimento foi requalificado para receber a nova estrutura, beneficiando a aproximadamente 16.000 moradores da área. A solenidade teve a presença do prefeito João Paulo e da secretária municipal de Saúde, Tereza Campos. 
 
Quatro equipes médicas atuarão no posto. Cada uma delas possui um clínico, uma enfermeira e um auxiliar de enfermagem, além de 15 agentes comunitários de saúde. A unidade contará, ainda, com duas equipes de saúde bucal, com odontólogos e assistentes de consultório dentário. Entre as melhorias trazidas pela reforma está a instalação de um escovódromo, que facilitará o desenvolvimento de atividades educativas em assistência odontológica.
 
O espaço ganhou uma dependência específica para curativos, outra para reuniões e uma terceira exclusiva para a parte de citologia – voltada para a realização de exames de prevenção do câncer de colo do útero. O estabelecimento tem ainda sala para nebulização, vacina e coleta de sangue. No local, também funcionará um ponto de apoio ao Programa de Saúde Ambiental.
 
“Entre as grandes conquistas da atual gestão está a ampliação do Programa de Saúde da Família que conta, atualmente, com 113 postos, 240 equipes médicas e outras 113 de saúde bucal. Quando assumimos a prefeitura, em 2001, a cobertura era praticamente inexpressiva, com apenas 16 PSFs, 27 equipes médicas e nenhuma cobertura odontológica na rede municipal. Mais do que marcos históricos, os números refletem uma prioridade do nosso governo, que inverteu precedentes de gestores que nos antecederam e contemplou amplamente a população mais necessitada de assistência”, disse o prefeito João Paulo.
 
Enquanto a unidade Djalma de Holanda Cavalcante esteve em reforma, os profissionais desempenharam suas atividades no Centro de Saúde Bernardo Van Leer, no mesmo bairro. “O Programa de Saúde da Família é considerado prioridade no que diz respeito à mudança no modelo de atenção à saúde, promovendo o envolvimento dos profissionais em ações intersetoriais, de vigilância à saúde e ações educativas. A entrega do novo estabelecimento é um complemento importante na assistência aos moradores de Brasília Teimosa, que acabam de ganhar uma estrutura em consonância com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. É importante que os gestores assumam o compromisso e, assim como nós, invistam de forma a permitir o acesso de qualidade e irrestrito à toda a população”, completou a secretária Tereza Campos.
 

Matérias Relacionadas
- João Paulo visita a URB em caráter de despedida
- Guarda Municipal do Recife recebe novas viaturas
- Prefeito assina decreto de cessão de terreno para Ministério Público
- Prefeito João Paulo prestigia lançamento de CDs do Maestro Nunes
- Prefeito entrega certificados aos alunos do Operação Trabalho
- Prefeito se confraterniza com imprensa
- Prefeito recebe diretor cultural do Instituto Pernambuco Porto
- João Paulo realiza visita ao presidente do TRE
- Funcionários da Emlurb celebram Natal
- Prefeito entrega Praça do Derby restaurada
- Guarda Municipal recebe novas viaturas e visita do prefeito
- Prefeito entrega certificados a alunos do Operação Trabalho
- Brasília Teimosa terá novo Núcleo de Esporte e Lazer
- Prefeitura inaugura PSF na zona Sul
- Iluminação natalina do edifício-sede da PCR é inaugurada
- Prefeito dá posse a integrantes do Conselho Municipal de Política sobre Álcool e Outras Drogas
- Novo CSU Bido Krause é inaugurado
- João Paulo recebe diretoria do Clube Internacional do Recife
- Prefeitura prepara esquema de serviços para o Natal
- Prefeitura do Recife com as Luzes e Cores do Natal


Enviar    Imprimir