Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO PARTICIPA DE PALESTRA SOBRE CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

“A Crise e as Tendências da Economia” foi o tema da palestra ministrada pelo economista Tharcisio Bierrenbach, na noite desta quinta-feira (29), no auditório José Botelho, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). O prefeito João da Costa participou da abertura do evento e acompanhou atentamente as avaliações e prognósticos do especialista sobre a crise.

Realizado em parceria com Cedepe Business School (CBS), FIEPE, Porto Digital e Sistema Jornal do Commercio, o seminário reuniu empresários, industriais e economistas pernambucanos com objetivo de projetar o cenário da economia em 2009 e refletir sobre os melhores direcionamentos e planejamento estratégicos para enfrentar esse período de instabilidade.

É um momento de reflexão para que possamos encontrar um caminho de equilíbrio, tanto do ponto de vista público quanto privado, e criarmos condições para enfrentar essa crise com as menores conseqüências, principalmente na área social”, afirmou João da Costa. Já o presidente da FIEPE, Jorge Corte Real, destacou alguns pontos positivos e soluções para o país sair fortalecido. “A palavra chave dessa crise é ver não só as dificuldades, mas as oportunidades. Acredito que a grande oportunidade está no mercado interno e nas parcerias com os governos”, analisou.

A palestra iniciou apontando a origem da crise, que se deu no setor imobiliário norte-americano por conta da falta de regulação do crédito que fugiu ao controle dos bancos, levando as instituições financeiras à bancarrota. O efeito cascata desse problema afetou não só outros setores da economia dos Estados Unidos, mas produziu abalos no mercado mundial, com perdas que chegam a trilhões de dólares. Em seguida, Tharcisio Bierrenbach explicou como a crise afetou o Brasil e traçou um possível cenário econômico em 2009, apontando algumas precauções que devem ser tomadas pelo governo, empresas e indústrias brasileiras, que ele chamou de “regras de sobrevivência”.

Segundo Bierrenbach, diferente de outros momentos, o Brasil pode sair fortalecido dessa crise. “Estamos vivendo um momento muito especial. Essa não é a primeira, mas a mais pesada crise pós-globalização que o mundo está vivendo, com a dimensão da crise vivida nos anos 30. Pra nós tem uma importância diferenciada, pois essa crise pode representar uma enorme oportunidade para a economia brasileira”, ressaltou.

Matérias Relacionadas
- Prefeito fala sobre plano de governo em programa de rádio
- João da Costa prestigia almoço do Caxangá Ágape
- Prefeito anuncia líder do governo na Câmara de Vereadores
- João da Costa visita grupo EQM
- Cônsul Geral da Alemanha visita a Prefeitura do Recife
- João da Costa visita obras na Imbiribeira
- Dilma Rousseff assina ordem de serviço para Refinaria
- Prefeito acompanha início de obras na rua Arquiteto Luiz Nunes
- PCR participa de campanha pelo fim da violência contra a mulher
- Prefeito recepciona novas famílias do Bolsa-Escola Municipal
- PCR inicia pagamento do auxílio-moradia nesta sexta
- Reunião define preparativos do desfile do Bloco Nem Com Uma Flor
- Feira do Prodarte faz sucesso na Fenahall
- PCR divulga resultados dos cursos profissionalizantes
- Prefeito divulga em coletiva a decoração do Carnaval 2009
- João da Costa apresenta projetos de drenagem de canais em Brasília
- Vice-prefeito anuncia criação de comitê para dar eficiência à receita municipal
- Prefeitura anuncia criação de comitê
- João da Costa anuncia Plano dos 100 Dias
- Prefeito concede coletiva nesta sexta


Enviar    Imprimir