Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

METODOLOGIA DE RESGATE NORTE-AMERICANA MOVIMENTA CURSO PROMOVIDO PELO SAMU

A rapidez na chegada ao local de um acidente com múltiplas vítimas não é o único fator importante para o sucesso do resgate. A definição de um fluxo de trabalho entre os vários órgãos envolvidos na ação também é fundamental. Essa filosofia consagrou internacionalmente o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), metodologia recém-implantada no Brasil e destaque, neste sábado (07), do segundo módulo do curso organizado pelo Samu Recife para otimizar a resolutividade de possíveis ocorrências do tipo na capital. A capacitação foi realizada no auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (Fensg/UPE), em Santo Amaro.

Coordenador médico do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Recife, Leonardo Gomes, reforçou a importância do curso. Ele existe para que todas as atividades sejam realizadas de forma coordenada, seguindo-se um comando unificado e mantendo uma organização em meio ao caos. Temos que estar preparados para atender a todos os tipos de demanda, das cotidianas às de maior alcance, seja a queda de um avião, um incêndio de grandes proporções ou derramamento de líquidos perigosos, destacou.

Oficial do Corpo de Bombeiros e coordenador do SCI em Pernambuco, o major Ângelo Tavares foi convidado para apresentar a ferramenta norte-americana aos 120 participantes do encontro. O atendimento de uma ocorrência de grande porte envolve a participação de diversos órgãos, como Samu, Infraero, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal. É preciso que cada um saiba o seu papel, principalmente quem vai assumir o comando da situação. A proposta do curso é muito boa e facilitará o dimensionamento do agravo e a integratividade das futuras operações, apontou o oficial.

Pela manhã, houve a apresentação da parte teórica, com espaço para discussões e sugestões que possam aperfeiçoar as estratégias de atendimento pré-hospitalar a múltiplas vítimas em grandes acidentes. A tarde foi dedicada à simulação de episódios que representassem o conteúdo discutido mais cedo. Técnico de enfermagem do Samu Recife desde a sua criação, em 2001, Hélio Salgado era um dos espectadores mais entusiasmados. O curso é uma oportunidade ótima para aprender mais coisas. Com ele, estamos construindo uma base para ser solidificada. É uma questão educacional e cultural a interatividade das equipes que trabalham com o propósito de resgatar vítimas. Pretendo repassar as informações que recebo com os colegas. Já que estamos juntos, todos saberem sobre o fluxo vai facilitar o atendimento na hora de agirmos, completou.

O Curso de Desastre e Múltiplas Vítimas em Atendimento Pré-Hospitalar tem duração de seis meses, com um encontro mensal. Entre as entidades participantes da qualificação estão a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Infraero, além de profissionais dos 16 municípios que compõem o Samu Metropolitano. A capacitação tem o apoio do Programa de Prevenção de Acidentes (Pepeav) da Universidade de Pernambuco e do Ministério da Saúde, que também disponibilizarão instrutores para as próximas aulas da iniciativa.

Matérias Relacionadas
- Redutores de danos serão capacitados para o Carnaval
- Samu Recife realiza II Etapa de curso sobre desastre com múltiplas vítimas
- Frevo ganha destaque na Academia da Cidade
- Frevo invade as aulas da Academia da Cidade
- Hanseníase é tema de campanha nas Academias da Cidade
- Profissionais da Academia da Cidade se engajam no combate à hanseníase
- Academia da Cidade realiza oficina de frevo para profissionais do programa
- Combate à dengue conclui mobilização na Guabiraba
- Pátio do Carmo recebe ação de combate à hanseníase
- Vigilância Sanitária promove mobilização com o setor da construção civil
- Combate à hanseníase continua em evidência no Recife
- Vigilância inspeciona clubes do Recife em ação conjunta
- PCR promove ações de prevenção sobre a Hanseníase
- Dia de Combate à Hanseníase ganha semana de mobilização na PCR
- Moradores da Guabiraba participam da Semana de Educação e Saúde
- Saúde alerta para a compra de água em caminhão-pipa
- Secretaria de Saúde promove sensibilização para combater a hanseníase
- PCR realiza I Semana de Educação e Saúde na Guabiraba
- Saúde promove atividades de prevenção e detecção à hanseníase
- Academia da Cidade antecipa Carnaval no polo Ilha do Joaneiro


Enviar    Imprimir