A Prefeitura     Prefeito desfila com mulheres do Nem Com Uma Flor Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

PREFEITO DESFILA COM MULHERES DO NEM COM UMA FLOR

Paulo Lopes
João da Costa caiu na folia do bloco
Paulo Lopes
Bloco desfilou pelas ruas do Recife Antigo

Mulheres, feministas e representantes de diversas entidades que trabalham com o segmento feminino, participaram do desfile do bloco carnavalesco Nem Com Uma Flor, na tarde desta quinta-feira (19). O bloco, criado pela Prefeitura do Recife, por meio da Coordenadoria da Mulher, está em sua 8ª edição e aborda a temática de luta pelo fim da violência contra a mulher. O desfile foi prestigiado pelo prefeito do Recife, João da Costa, pela primeira-dama, Marília Bezerra, além dos secretários municipais de Educação, Cláudio Duarte, de Assistência Social, Karla Menezes, e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo.

Ao som da Orquestra 100% Mulher e Lourdinha e sua Orquestra, o desfile arrastou centenas de participantes, saindo da Praça do Marco Zero em direção à Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Para o prefeito do Recife, a luta pelo fim da violência contra as mulheres é também uma causa defendida pelo governo municipal. “O bloco é um exemplo de luta e determinação das pessoas que trabalham pelos direitos das mulheres”, afirmou João da Costa, enfatizando as ações do governo municipal para o segmento, como a de reverter a renda do Baile Municipal para uma entidade que trabalha no abrigamento de mulheres vítimas de violência.

Segundo a titular da Coordenadoria da Mulher do Recife, Juliana Cesar, o bloco cresce a cada ano, mostrando a demanda da sociedade em discutir o tema da violência contra a mulher. “A Prefeitura do Recife é pioneira em criar um organismo para trabalhar políticas públicas para o segmento feminino. O bloco vem lembrar à população, em um momento festivo, a importância das ações de enfrentamento à violência contra a mulher”, explicou Juliana Cesar. Para a foilã Maria Gilvanete, o bloco é muito importante pois protege os direitos da mulher. “Essa é a terceira vez que desfilo e acho essa idéia de defender o segmento feminino maravilhosa”, afirmou.

Outras participantes, como o grupo de amigas do Cabanga, aprovaram a folia. “É muito legal poder brincar e, ao mesmo tempo, divulgar para a população as formas de se denunciar a violência contra a mulher”, explicou Vanúsia da Silva. No momento do desfile foram distribuídos folderes e viseiras informativas para o público que estava no Recife Antigo, com o número do disque-denúncia (0800-281-0107). Entidades parceiras também se integraram ao bloco Nem Com Uma Flor, levando estandartes e diversos participantes, como o do Instituto Cristina Tavares de Atenção Integral ao Paciente Adulto com Câncer, e o do Instituto dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

- PCR desratiza pólos do Carnaval Multicultural 2009
- Escola Municipal promove desfile pelas ruas do Prado
- Caetano Veloso ensaia para a abertura do Carnaval
- Carnaval 2009 contará com esquema especial de limpeza