Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

BOLSA ESCOLA MUNICIPAL RECEBE NOVAS FAMÍLIAS
20:16 Quinta-feira, 25 de Junho de 2009

A Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, formaliza, nesta sexta-feira (26), o ingresso de mais 149 famílias no Programa Bolsa Escola Municipal. O primeiro encontro da diretora Tereza Sato com as mães, pais ou responsáveis pelos 231 estudantes da rede municipal de ensino beneficiados a partir deste mês, acontece no auditório Capiba (15º andar) na sede da PCR, a partir das 15h.

A reunião de trabalho tem o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas sobre os direitos e obrigações das famílias inscritas. A pauta do encontro vai incluir itens importantes sobre a estrutura de funcionamento do programa. “Os familiares serão orientados sobre a necessidade de acompanhar o dia a dia dos alunos, se estão fazendo as tarefas de casa, além do que pode ou não ser feito com os recursos repassados”, ressaltou a diretora, lembrando que no final será servido um lanche de boas-vindas.

O Programa Bolsa Escola Municipal disponibiliza, mensalmente, recursos financeiros para combater a evasão escolar de crianças e jovens carentes, entre seis e 15 anos, regularmente matriculados na rede de ensino da Prefeitura. Para famílias com um estudante inscrito, são pagos meio salário mínimo de referência, subindo para um salário integral para quem tem dois ou mais inscritos. Em valores repassados para cada família, é o maior Bolsa Escola do País.

Os novos beneficiários fazem parte de uma lista de espera, elaborada pela Prefeitura em 2001. Eles vão substituir as famílias que estão deixando o programa por algum motivo justo, como falta às aulas não justificadas de seus dependentes, mudança para outra cidade, ou quando o aluno ultrapassa o limite exigido de 15 anos de idade.

Com mais essa solenidade, a 6ª do ano, sobe para 758 o número de famílias inscritas só no 1º semestre da administração do prefeito João da Costa. Somados aos que continuam recebendo os benefícios, serão contemplados, neste mês de junho, um total de 6.409 famílias, o que correspondente a 10.922 estudantes. Para o pagamento, previsto para terça-feira (30), serão disponibilizados R$ 1.871.274,50, o que faz com que os recursos investidos este ano cheguem a R$ 10.994.987,50.

Tereza Sato lembra ainda que todas as famílias inscritas são visitadas pelos técnicos municipais para checar se os critérios de adesão ainda estão valendo. “Como a lista de espera é antiga, precisamos garantir que as famílias que estão entrando agora ainda estão enquadradas nas exigências da lei municipal que regula o Bolsa Escola Municipal”, finalizou.

Saiba mais – Além da transferência de recurso social, o programa oferece, desde 2003, espetáculos culturais gratuitos no Teatro de Santa Isabel para mães, pais e alunos beneficiados. A partir de 2006, elas também tiveram direito a educação ambiental, com passeios pelos estuários da Cidade no catamarã da Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Os integrantes das famílias também são estimulados a inscrever-se em cursos profissionalizantes oferecidos pela rede municipal de ensino.

Matérias Relacionadas
- Aluna da rede municipal ganha prêmio nacional de desenho
- Prefeitura conclui exposições das escolas profissionalizantes
- Quadrilhão 2009 da rede de ensino reúne 400 estudantes
- Prefeitura e Hospital Naval encerram 4ª edição do curso “Cuidador de Idosos”
- Escola Municipal da Mangabeira presta homenagem ao cantor Santanna
- Obra de Garcia Lorca encerra “Porta Aberta” da Escola João Pernambuco
- “Salão nobre para o forró” reúne estudantes no Teatro de Santa Isabel
- Escola da Mangabeira presta Homenagem ao cantor Santana
- Professores participam de oficinas sobre o uso adequado da voz
- PCR participa de conferência sobre desenvolvimento na 1ª infância
- PCR participa de conferência sobre Desenvolvimento na 1ª infância
- Prefeitura e Marinha encerram Curso de Cuidador de Idosos
- Mostra de teatro encerra semestre letivo da Escola João Pernambuco
- Alunos da Escola Renato Accioly fazem visita à Prefeitura do Recife
- Escola municipal encerra Semana da Matemática
- Estudantes conhecem as origens musicais dos festejos juninos
- Quadrilha matura da rede de Ensino reúne 400 estudantes
- Começam as oficinas do Programa Educando com Voz Saudável
- Escola municipal promove exposição sobre matemática
- PCR inicia oficinas do Programa Educando com a Voz saudável


Enviar    Imprimir