Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE PROJETO DA CGU
15:48 Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

A rede de ensino da Prefeitura do Recife foi escolhida pela Controladoria-Geral da União (CGU) para iniciar, em Pernambuco, as ações do Projeto “Um por todos e todos por um”, desenvolvido em parceria com o Instituto Cultural Maurício de Sousa – criador da Turma da Mônica. Lançado em dezembro do ano passado, durante as comemorações do Dia Internacional contra a Corrupção, o projeto tem como público alvo os estudantes brasileiros dos ensinos fundamental e médio de diversas unidades públicas e privadas.

O principal objetivo é promover ações educativas que levem a formação ética e moral para todos os integrantes da comunidade escolar – alunos, educadores, pais e funcionários. Com duração de um ano e meio, o projeto será vivenciado na Escola Municipal Renato Accioly Carneiro Campos, em Nova Descoberta. O lançamento do “Um por todos e todos por um” acontece nesta quinta-feira (13), das 14h às 17h30, no auditório do Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, no bairro do Parnamirim.

A programação vai constar de uma teleconferência com a apresentação dos detalhes do projeto, transmitida pelos técnicos do CGU”, explica a dirigente da Escola, Luiza Albuquerque. Segundo ela, o evento será acompanhado por 11 professores, uma coordenadora pedagógica, dois porteiros, quatro trabalhadores de serviços gerais, quatro estagiários, 20 alunos e 20 representantes dos pais e comunidade. Durante o primeiro ano do projeto serão utilizadas peças inspiradas nas ações da Controladoria e no universo lúdico de Maurício de Sousa, incluindo manual do professor, caderno de atividades, revistas de histórias em quadrinhos e uma série de brinquedos e jogos.

Isso será feito, a cada mês, explorando diversos eixos temáticos, como a auto-estima, a qualidade de vida, a inclusão social, o voluntariado e o interesse público comum, entre outros. “A idéia geral é criar um clima favorável para a construção de valores sociais permanentes”, ressalta Luiza.

De acordo com a dirigente, o material didático (kit de execução) foi entregue durante visita de dois representantes da CGU à escola. Na oportunidade eles também trouxeram exemplares produzidos pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE). “No 2º ano, os alunos e a toda comunidade escolar vão promover assembléias, fóruns de discussão e até a eleição de vereadores e deputados mirins”, finaliza. No caso da Escola Renato Accioly, vão participar do projeto 280 alunos do 1º e 2º ciclos (1ª a 4ª série) e mais 150 vinculados ao ProJovem Urbano, entre 18 e 29 anos.

Matérias Relacionadas
- Dia do Estudante é marcado por assinatura de convênio
- Alunos comemoram Dia do Estudante no Barreto Júnior
- Dia do Estudante terá palestra e show no Santa Isabel
- Plenária Temática define rumos da educação no Recife
- Plenária Temática da Educação deve atrair mais de mil pessoas
- Alunos comemoram o Dia do Estudante na rede municipal
- PCR comemora Dia do Estudante com quatro dias de eventos
- Projeto Alfaletramento expõe trabalhos no CAP
- ProJovem Urbano promove seleção interna de professores
- Dirigentes de creches e escolas municipais recebem orientações sobre o vírus H1N1
- PCR promove mais uma edição do Escola para Pais
- Prefeitura envia orientações sobre o Vírus influenza para toda Rede de Ensino
- Secretaria de Educação discute prevenção ao vírus Influenza
- Pais do Bolsa Escola concluem cursos profissionalizantes
- Servidores da Secretaria de Educação participam do Profuncionário
- Professores participam de formação em handebol
- Democracia e participação cidadã foram as marcas da 7ª Comude
- Beneficiários do Bolsa Escola concluem cursos profissionalizantes
- Plenária final encerra atividades da 7ª Comude
- Alunos do ProJovem apresentam os Planos de Ação Comunitária


Enviar    Imprimir