Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ESTUDANTES ATUAM COMO AGENTES MULTIPLICADORES CONTRA A GRIPE A
00:00 Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009

Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos frequentemente; evitar locais fechados e aglomerados; e procurar imediatamente um posto de saúde assim que sentir os principais sintomas, como febre alta, dores no corpo, diarréia e fluxo nasal. Essas e outras dicas de como evitar a contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1) foram repassadas, na manhã desta quinta-feira (03), pelos alunos da Escola Municipal da Mangabeira para os moradores do bairro.

A ação, que reuniu 50 crianças do 2º ciclo de aprendizagem (3ª e 4ª série) da unidade de ensino, faz parte do projeto “Agente de Saúde Escolar”, que semanalmente vai percorrer as ruas próximas da escola com abordagem de temas específicos ligados à saúde pública. Para essa primeira ação os alunos foram orientados pelas equipes do PSF da Mangabeira sobre a forma adequada de abordagem porta a porta.

Identificados com jalecos de “Agentes de saúde escolar”, confeccionados especialmente para o projeto, os alunos utilizaram panfletos produzidos em sala de aula e que resultaram das orientações que receberam sobre os perigos e as formas de prevenção da nova gripe. A estudante Olívia Roberta de Araújo, de nove anos, estava orgulhosa por participar da campanha. “Estou ansiosa para encontrar os vizinhos e poder passar dicas sobre essa gripe, que é muito perigosa”, ressaltou.

Logo no início da abordagem, Everton José de Araújo, de 10 anos, era um dos mais animados. “Estamos ajudando as pessoas na prevenção da gripe. Acho muito legal e estou muito orgulhoso em fazer parte do projeto”, frisou. A vendedora Marluce Oliveira, de 32 anos, foi uma das primeiras a ser abordada pelas crianças. “O panfleto está muito objetivo e direto e as crianças são muito educadas. Acho que este tipo de campanha tem que se espalhar por toda a cidade”, opinou a comerciante.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal da Mangabeira, Ana Lúcia Hilário, que também coordena o projeto, a idéia é repetir a campanha, uma vez por semana, sempre com um tema diferente. “Ainda não definimos o dia e o horário da segunda atividade do projeto, mas o tema será o combate ao mosquito da dengue”, ressaltou, lembrando que outros assuntos já estão escolhidos, como o controle e o uso correto da água, hanseníase, coleta seletiva de lixo domiciliar e a importância do condicionamento adequado dos alimentos para se evitar doenças.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura participa de apresentação de Plano Nacional de Redução de Danos
- Filme inédito encerra programação pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo
- Sítio da Trindade comemora Dia do Profissional de Educação Física
- Dia do Profissional de Educação Física é comemorado em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife lança Projeto Fala Sério!
- Academia da Cidade comemora o Dia do Profissional de Educação Física
- Atividades marcam Dia do Nutricionista em Campo Grande
- Prefeitura comemora Dia Nacional de Combate ao Fumo
- Saúde orienta representantes da UPE sobre controle do tabagismo
- Saúde comemora Dia do Nutricionista com atividades
- Prefeitura instala novo gerador na Policlínica Agamenon Magalhães
- Prefeitura prepara UPE para ser totalmente livre do fumo
- Simpósio discute gênero e sexualidade com profissionais da saúde
- Saúde sensibiliza Guarda Municipal e AACD sobre tabagismo
- Prefeito inaugura banco de leite da maternidade Bandeira Filho
- Saúde orienta taxistas e servidores sobre Influenza A (H1N1)
- Prefeito inaugura banco de leite e entrega bloco cirúrgico da Bandeira Filho
- Prefeitura realiza mutirão de saúde na Praça do Derby
- Saúde realiza ações preventivas na Praça do Derby
- Saúde realiza debate sobre males causados pelo cigarro


Enviar    Imprimir