Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAMU RECEBE CAPACITAÇÃO PARA UTILIZAR NOVA TECNOLOGIA MÓVEL
00:00 Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009

Na manhã desta quarta-feira (30), profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano Recife e de oito municípios da Região Metropolitana do Recife receberam um treinamento em telemedicina promovido pelo Ministério da Saúde e por uma equipe do Hospital do Coração de São Paulo (HCOR).

O treinamento foi realizado no Auditório do Samu Recife, no bairro da Boa Vista e trouxe orientações sobre como utilizar a nova tecnologia de transmissão via ondas de rádio, a Teleeletrocardiologia. Os médicos do Hospital do Coração também apresentaram a nova aparelhagem para fazer os eletrocardiogramas. O treinamento teve o objetivo de capacitar os profissionais de Suporte Avançado, enfermeiros e médicos para a utilização de uma nova tecnologia de transmissão de dados do paciente em tempo real, à distância, via internet.

Quando um paciente solicitar o serviço do Samu para diagnosticar algum problema cardíaco, a equipe irá até o local e, por meio da internet, instalada na ambulância, poderá enviar os dados, em tempo real, para o Hospital do Coração em São Paulo. Em até 10 minutos, o resultado preciso chegará aos profissionais, que poderão encaminhar o paciente para atendimento especializado. No total, serão disponibilizados 13 equipamentos para ambulâncias de suporte avançado.

“O Samu será beneficiado pelo projeto, financiado pelo Ministério da Saúde e o HCOR. Este novo sistema vai agilizar o diagnóstico do paciente e aumentar ainda mais as suas chances de sobrevivência, pois, em menos de cinco minutos nós vamos ter o diagnóstico da enfermidade e, dessa forma, saberemos com mais rapidez para onde conduzi-lo”, contou a gerente de Regulação do Samu Metropolitano Recife, Kátia Lima. De acordo com a gerência do Samu, o material começa a ser utilizado com a finalização do treinamento do restante dos profissionais do serviço – até o final do mês de outubro.

De acordo com o cardiologista do Hospital do Coração de São Paulo, Hélio Guimarães, a doença cardiovascular é a que mais mata no Brasil. “Com esta nova tecnologia, que estamos implantando em todo o País, esperamos encurtar o número de casos de pessoas com arritmias graves entre outras doenças cardíacas”, disse o médico do Hospital do Coração de São Paulo Hélio Guimarães.

 

Matérias Relacionadas
- PCR comemora um ano de atividades da Academia da Cidade do Coque
- Prefeitura realiza caminhada para celebrar o Dia do Idoso
- Samu recebe treinamento em Tele-eletrocardiologia
- Saúde participa de encontro sobre políticas para pessoas com deficiência
- Simpósio discute direitos reprodutivos da mulher
- PCR inicia atividades em comemoração ao Dia do Idoso
- Prefeitura promove ações voltadas à saúde do idoso
- João da Costa nomeia profissionais da área de Saúde
- Saúde combate o estresse com ação no Parque da Jaqueira
- Prefeitura realiza segunda etapa de vacinação contra a polio
- PCR monta ampla estrutura de vacinação contra a poliomielite neste sábado
- Prefeitura do Recife inicia segunda etapa da vacinação contra a poliomielite
- Funcionários do Samu agora contam com refeitório
- Ação sensibiliza Agentes de Saúde Ambiental
- Saúde realiza melhorias do berçário da Barros Lima
- Agentes de Saúde Ambiental passam por sensibilização
- Prefeitura realiza I Semana da Mulher em Coqueiral
- UCIS Guilherme Abath comemora quinto aniversário
- Prefeitura realiza mutirão de saúde da mulher em Coqueiral
- Guardas municipais recebem orientações sobre a Influenza A (H1N1)


Enviar    Imprimir