Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

JOVENS SÃO ATENDIDOS PELAS SECRETARIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E PLANEJAMENTO
16:40 Quinta-feira, 10 de Setembro de 2009

Crianças e adolescentes, que trabalham vendendo os mais variados produtos na praia de Boa Viagem, participaram de um encontro, na manhã desta quinta-feira (10), na paróquia Nossa Senhora de Fátima (Boa Viagem), com técnicos das secretarias de Assistência Social e de Planejamento Participativo. O objetivo é fazer um diagnóstico sobre a vida desses jovens e poder encaixá-los em projetos municipais já existentes e que atendam às necessidades de cada um deles.

Essas crianças e adolescentes - cerca de 35 - que têm idades entre 12 e 18 anos, foram identificadas e cadastradas durante o Projeto Orla, que vem capacitando comerciantes da praia de Boa Viagem desde agosto, no Pina. “No mapeamento que estamos fazendo, encontramos essas crianças que trabalham na beira da praia vendendo caldinho, amendoim e ostras. Elas não podem entrar na capacitação por serem menores de idade. Então, entramos em contato com a Secretaria de Assistência Social (SAS) para desenvolvermos um trabalho de inclusão com elas”, contou o assessor da Secretaria de Planejamento, Marcelo Olímpio.

Neste primeiro encontro, foram convidados 20 meninos e meninas. “Tivemos uma certa dificuldade de entrar em contato com todos eles. Muitos não moram em Recife e sim em cidades vizinhas, mas ainda assim todos serão incluídos na ação”, garantiu a psicóloga da Assistência Social, Marcela Cardoso.

Sentados em um grande grupo, os jovens conversaram sobre o motivo que os levam a trabalhar, as condições de trabalho, as vivências boas e ruins que o comércio na beira da praia traz para eles e, especialmente, o que eles esperam do futuro. “Nunca parei para pensar no que eu quero ser”, disse A.L., uma adolescente de 15 anos de idade que trabalha há quatro anos vendendo caldinho. “Vivo o momento de agora e preciso trabalhar para ajudar no sustento da minha casa e para poder fazer as minhas coisas”, continuou a menina, que ganha cerca de R$60,00 por semana.

“Não queremos tirá-los da praia. Sabemos o que isso significa para a vida deles; o que queremos é que eles comecem a pensar no futuro e numa vida com mais qualidade”, afirma Marcela. Depois da conversa em grupo, cada um dos jovens respondeu a um questionário com questões diversas. Moradia, composição da família, renda, escolaridade, uso de álcool, outras drogas e demais temas foram abordados.

Matérias Relacionadas
- Crianças assistidas pelo Iasc participam do McDia Feliz
- Dia da Família é comemorado no Alto Santa Terezinha
- Prefeitura realiza 3° Fórum da Assistência Social do Recife
- Conselho Municipal de Assistência Social realiza reunião extraordinária
- Alunas do (Re)Corte Legal se formam
- Projeto Re-Corte Legal forma primeira turma
- Secretária de Assistência Social participa de encontro da Unicef
- Confira os delegados eleitos na VII CMASR para representar o Recife na VIII Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco.
- PCR lança manual para facilitar atendimento às famílias
- Coral Novo Milênio comemora uma década com missa na Matriz de São José
- Missa em comemoração aos 10 anos do Coral Novo Milênio
- Sessão solene comemora 19 anos do ECA
- Assistência Social realiza ação sobre o Bolsa Família
- VII Conferência de Assistência Social é encerrada
- Conferência de Assistência Social tem palestra do ex-prefeito João Paulo
- Prefeito abre VII Conferência Municipal de Assistência Social
- VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Crianças do PETI visitam o Instituto Ricardo Brennand
- Delegados Governamentais participam de oficina
- Plenária reúne mais de 100 trabalhadores no DGTEC


Enviar    Imprimir