Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

COMEÇA OFICINA DE ADEREÇOS CARNAVALESCOS NA ESCOLA DE FREVO
13:34 Terça-feira, 17 de Novembro de 2009

A Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges realiza durante o mês de novembro a oficina de adereços carnavalescos. As aulas começaram na segunda-feira (16), e acontecem das 9h ao meio-dia.

Durante três semanas, os oficineiros e artistas plásticos, Pedro Souza e Henrique Lopes, ensinarão a confeccionar utensílios que representam a cultura do carnaval pernambucano. Entre as peças que serão produzidas pelos alunos, estão o chapéu utilizado pelos Caretas de Triunfo, uma representação da La Ursa, e o adereço de cabeça dos Caboclos de Lança do Maracatu Rural. “Trabalharemos com materiais diversos como o chapéu de palha, o chitão e a ráfia. O mais importante é despertar a criatividade dos alunos e ensinar coisas novas”, disse o instrutor, Henrique Lopes.

Todo material desenvolvido na oficina será utilizado pelos bailarinos da Escola de Frevo durante o espetáculo do final do ano, que acontece no Teatro do Parque, no dia 10 de dezembro, às 19h30. O tema deste ano é Frevolina, baseado no livro de mesmo nome, da autora Geane Siqueira. A história narra as aventuras de uma sombrinha de frevo que é esquecida numa gaveta em pleno carnaval e inventa mil maneiras de sair de lá para aproveitar a festa.

Além de produzir o material para o espetáculo, os alunos poderão aproveitar as técnicas aprendidas para produzirem os adereços de suas famílias e também para a geração de renda. Nosso objetivo é evitar a ociosidade, principalmente dos pais e parentes das pessoas atendidas pela Escola de Frevo”, disse a responsável pela escola, Ana Miranda.

Ainda há vagas para a oficina de adereços carnavalescos. Os interessados podem se inscrever na sede da Escola de Frevo, que fica na Rua Castro Alves, 440, Encruzilhada. É preciso levar carteira de identidade ou outro documento oficial com foto. As inscrições e a oficina são gratuitas.

Oficina de maquiagem cênica – No dia 30 de novembro, será iniciada a oficina de maquiagem cênica, que terá três dias de duração. Nos dias 30 de novembro e nove de dezembro, as aulas acontecem no período da tarde. Já no dia primeiro de dezembro, a oficina será pela manhã. Ao final das aulas, dois maquiadores serão selecionados para produzir a maquiagem dos bailarinos do espetáculo de final de ano da Escola de Frevo. São oferecidas apenas 10 vagas. As inscrições começam na segunda-feira (23). Mais informações através do telefone 3232-7749.

Matérias Relacionadas
- Programa Multicultural promove Reuniões na RPA 4
- Programa Multicultural participa de Semana de Fotografia do Recife
- Terça Negra entrega troféus ao som do maracatu, afoxé e samba reggae
- OSR homenageia Villa Lobos
- Começa a III Semana de Fotografia do Recife
- Escola de Frevo recebe apresentação de música clássica
- Propostas artísticas para Carnaval 2010 já podem ser enviadas para PCR
- III Semana de Fotografia do Recife começa neste domingo
- Teatro Barreto Júnior abriga exposição fotográfica
- Gerência de Formação Cultural da FCCR promove Seminário
- Cfav inscreve para duas oficinas em novembro
- Inscrições abertas para oficinas na RPA 6 até esta sexta
- Teatros municipais com novas atrações neste fim de semana
- Prefeitura finaliza planejamento do Carnaval Multicultural 2010
- PCR encerra oficina de combate ao racismo institucional
- Teatro toma conta do Recife em novembro
- Escola de Frevo oferece oficina de adereços carnavalescos
- PCR inicia Oficina de Planejamento do Carnaval Multicultural 2010
- Crianças especiais realizam espetáculo no Teatro do Parque
- Semana de Fotografia de Recife é tema de entrevista coletiva


Enviar    Imprimir