Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

1º PRO TALENTO JOVEM MOVIMENTA TEATRO DO PARQUE
00:00 Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010

O talento artístico dos alunos do ProJovem Urbano do Recife ganhou espaço no 1º Pro Talento Jovem Cultura e Arte, aberto no final da tarde desta sexta-feira (29), às 17h, no Teatro do Parque. O evento, que volta a ser realizado neste sábado (30), no mesmo horário, é promovido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife, como resultado do que foi produzido pelos estudantes durante o ano passado, nas áreas de dança, música, literatura, artesanato, artes cênicas, audiovisual e artes plásticas.

A mostra reuniu cerca de 2 mil alunos do ProJovem Urbano do Recife vinculados a 16 escolas municipais, numa programação que integra várias linguagens artísticas como dança, teatro e expressão corporal, exibição de documentários, mostra de pinturas e fotografias, apresentações de bandas musicais e DJs, exposições de livros e discos, recitais poéticos e leitura de crônicas e contos escritos pelos estudantes e exposição de artesanato. A mostra das produções criativas foi originada em sala de aula nas disciplinas “Participação Cidadã”, “Formação Básica” e “Qualificação para o Trabalho”.

Segundo a coordenadora executiva do ProJovem Urbano do Recife, Márcia Charret, o intuito do evento é estimular e valorizar o talento dos alunos, abrindo espaço para que eles desenvolvam suas aptidões artísticas. “A arte e a cultura estão presentes na vida dos jovens. A ideia é que eles possam mostrar e afirmar seus talentos. É uma questão de cidadania; que eles tenham a oportunidade de usufruir de um espaço público com o Teatro do Parque, onde eles são os protagonistas”, afirmou.

Neste primeiro momento, a mostra envolveu apenas os alunos vinculados às 16 unidades de ensino localizadas nos bairros das Regiões Político-Administrativas (RPAs) 4, 5 e 6, o correspondente ao Polo II do ProJovem Urbano. Para a coordenadora do Polo II do projeto, Flávia Costa, a cultura está presente no cotidiano dos estudantes e essa é uma chance para eles desenvolverem suas potencialidades. “A questão da cultura é muito aflorada nos alunos. Eles sentem a necessidade de se expressar culturalmente e podem encontrar espaço para isso nesse evento”, comentou.

Todos os grupos que vão se apresentar nos dois dias do Festival são acompanhados pelos seus respectivos educadores/monitores. A aluna Viviane Pereira, da Escola Municipal Enoque Coutinho, de Brasília Teimosa, colocou em exposição suas peças feitas com reciclagem de conchas e garrafas pet. “Já trabalhava com artesanato e agora tive a oportunidade de expor meu trabalho. Acho que esse projeto dá um grande incentivo aos alunos”, disse.

Já o aluno Jutiassi Danillo, da Escola Divino Espírito Santo, da Várzea, que teve a responsabilidade de ser o mestre de cerimônia do evento, pode apresentar-se como ator na peça “Preconceituosos Anônimos”, com texto da educadora Edna Nascimento. “Acho excelente essa experiência de possibilitar aos alunos que tenham algum talento mostrarem a que vieram. Aqui podemos interagir com a área da cultura além de nos inserir no mercado de trabalho”, comentou.

 

Matérias Relacionadas
- Novos beneficiários do Bolsa Escola são recepcionados pela Prefeitura
- Alunos do ProJovem Urbano participam do 1º Pro Talento Jovem Cultura e Arte
- Programa Bolsa Escola recebe novas famílias
- Mais Educação é tema de formação continuada
- Prefeitura lança Programa Esporte, Lazer e Inclusão Social
- PCR oferece 160 vagas de especialização para professores
- PCR participa do lançamento da 3ª Conferência Nacional do Esporte
- Prefeitura inscreve professores da rede para cursos de especialização
- Prefeitura inscreve professores da rede para cursos de especialização
- Mais duas atividades de férias para alunos do Pronasci
- Cursos profissionalizantes atraem milhares de recifenses
- Escola de Verão oferece atividades de férias para 20 mil alunos da rede
- Programação de férias transforma escolas em espaços de recreação
- Literatura infantil é tema da formação continuada dos novos professores
- Professores recebem notebook e participam de treinamento
- Novos professores da rede municipal participam de formação continuada
- Professores do Recife tiveram ganhos históricos em 2009
- CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES DIRECIONADAS AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO EM 2009:
- PCR promove formação continuada de educadores de lazer e cidadania
- Espírito natalino marca entrega de donativos na Ilha Joana Bezerra


Enviar    Imprimir