Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROFESSORES CONCLUEM CAPACITAÇÃO DOS PROGRAMAS “SE LIGA” E “ACELERA BRASIL”
00:00 Sexta-feira, 5 de Março de 2010

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife concluiu, nesta sexta-feira (05), no Centro Administrativo Pedagógico, na Ilha do Leite, a capacitação inicial de duas semanas (40 horas/aula) de 66 professores e 18 supervisores da rede municipal de ensino que passarão a atuar, a partir de abril, nos programas “Se liga” e “Acelera Brasil”. As duas iniciativas são realizadas em parceria pelo Ministério da Educação, Instituto Ayrton Senna e Prefeitura do Recife.
 
O objetivo é combater o analfabetismo, a repetência e a distorção entre idade e série nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série), contribuindo para que os alunos possam avançar nos estudos e não deixem as salas de aula por falta de motivação e baixa auto-estima. No caso do “Acelera Brasil”, o público alvo são os estudantes que já sabem ler e escrever, enquanto o “Se liga” trabalha com crianças e adolescentes com dificuldades de alfabetização.
 
“Para combater essas distorções, nós trabalhamos com metodologia, gerenciamento e material didático específicos, por isso a necessidade desta capacitação”, explicou a pedagoga Ladjane Pereira Santos, da Agência Técnica do Instituto Ayrton Senna. Ela lembra que os dois projetos vão envolver turmas de 15 a 25 alunos de diversas escolas da rede.
 
De acordo com a coordenadora municipal da correção de fluxo, Verônica Duarte, em dezembro de 2009 foi feita uma avaliação/diagnóstico em todas as unidades de 1º e 2º ciclos (1ª a 4ª série) para identificar onde os dois programas deveriam ser aplicados. “No caso do ‘Acelera Brasil’, participaram das duas semanas de capacitação, 17 educadores responsáveis por 17 turmas de alunos. Já o ‘Se liga’ contou com a presença de 49 professores lotados em igual número de salas de aula”, ressaltou a educadora.
 
Já os 18 educadores que foram treinados como supervisores dos dois programas, vão atuar dando suporte pedagógico aos professores envolvidos, com visitas semanais e orientações técnicas. A avaliação de desempenho dos estudantes envolvidos será mensal.
 
Capacitada para atuar no programa “Se liga”, a professora Jânia Melo, da Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga), disse que gostou muito do curso. “Foi muito positivo, especialmente na questão pedagógica, pois nos trouxe alguns instrumentos importantes para trabalhar na motivação e no resgate da auto-estima dos nossos alunos”, resumiu.

Matérias Relacionadas
- Estudantes da rede participam do Programa Qualidade na Escola
- BiblioSesc é aberta ao público no Geraldão
- Prefeitura assina convênio com o Instituto Qualidade no Ensino
- Secretaria de Educação realiza 1ª reunião de trabalho para revisão de lei
- Estudante inscrita no Bolsa Escola conquista vaga de Edificações no IFPE
- Comissão técnica estuda revisão da eleição dos dirigentes escolares
- PCR e Simpere realizam primeira reunião de negociação em 2010
- Comitê de gestores escolares realiza segundo encontro nesta quarta-feira
- Cinco postos já fazem inscrições para Corrida das Pontes
- Coordenadores do Escola Aberta acompanham palestra
- PCR abre 3.867 vagas para cursos gratuitos de informática
- Prefeitura do Recife lança Programa BPC na Escola
- Professores assistem a palestra sobre o Movimento de Cultura Popular
- PCR dá boas-vindas a novos beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Professores de escolas profissionalizantes participam de formação continuada
- Prefeitura dá boas-vindas aos novos beneficiários do Programa Bolsa Escola
- 7ª Corrida das Pontes é lançada no Recife Antigo
- Histórico
- Pré-Matriculas abertas
- Secretário preside 1º reunião do comitê de gestão escolar


Enviar    Imprimir