Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

ANTROPÓLOGO FRANCÊS REALIZA PALESTRA SOBRE URBANISMO NO TEATRO APOLO
18:50 Quarta-feira, 31 de Março de 2010

Nesta quinta-feira (01), às 17h30, o Teatro Apolo receberá o filósofo e antropólogo francês Olivier Mongin, que vem pela segunda vez ao Brasil para falar sobre o seu último livro, A Condição Urbana - A Cidade na Era da Globalização. Em sua obra, o especialista aborda um dos males da modernidade: o crescimento desenfreado das grandes cidades e as consequências negativas que este novo modelo traz para a vida social, cultural e política das novas metrópoles.

Para falar sobre a palestra, que será aberta ao público e contará com outros cinco convidados, Olivier recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva, na sede da Aliança Francesa, no Derby, na tarde desta quarta-feira (31) onde apresentou as principais ideias trazidas no livro. O encontro contou com a participação do coordenador-geral do Instituto da Cidade do Recife / Engenheiro Pelópidas Silveira, Milton Botler, e de um dos arquitetos da instituição, Noé Sérgio, que ajudaram a situar algumas das teorias do antropólogo dentro da realidade da capital pernambucana e do trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Recife.

Para Olivier, existe uma necessidade latente de reconstruir novos espaços públicos para evitar que a nova cultura urbana torne-se um processo irreversível, afetando o contato social. Como exemplo, citou o trabalho do arquiteto colombiano Rogelio Salmona, que revolucionou a cidade de Bogotá ao propor alternativas que ampliavam estes espaços. “Ele deixou de lado aquela visão dos grandes centros e se utilizou de uma arquitetura mais artesanal, com materiais peculiares da cultura colombiana. Então, é preciso criatividade para sugerir alternativas, sempre dialogando com o meio ambiente em questão”, explicou.

O autor comentou também o desafio que algumas cidades brasileiras como Recife terão que enfrentar nos próximos anos em decorrência da realização dos dois maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “Será preciso reinventar o espaço urbano. As grandes cidades brasileiras servirão de laboratório e as administrações terão que ter força política para conter as tendências negativas da urbanização desenfreada. A cidade precisará ser boa para o turista, mas melhor ainda para o cidadão que nela vive”, ponderou.

Biografia - Olivier Mongin nasceu em Paris, em 1951. Estudou letras e antropologia na Universidade Paris VII e história e filosofia na Sorbonne. Desde 1988 é diretor da conceituada revista Esprit e autor de uma trilogia sobre as paixões democráticas: La Peur du Vide (O Medo do Vazio), La Violence des Images (A Violência das Imagens) e Éclats de Rire (Gargalhadas). Outra obra importante de Mongin é Face au Scepticisme: Les Mutations du Paysage Intellectuel (Enfrentando o Ceticismo: As Mutações da Paisagem Intelectual).

Serviço:

Palestra com o filósofo e antropólogo francês Olivier Mongin
Local: Teatro Apolo
Horário: 17h30
Entrada: Gratuita

Matérias Relacionadas
- Prefeito recebe publicação sobre desaparecidos políticos
- Prefeito prestigia comemoração de Páscoa e transmissão de presidência da URB
- Prefeitura anuncia abre e fecha do Feriado da Semana Santa
- PCR e Consulado da França promovem debate sobre urbanismo
- Prefeito discute detalhes da implantação do Polo Jurídico na Ilha Joana Bezerra
- Prefeitura do Recife convoca 91 aprovados em concurso público
- PCR e Consulado da França promovem debate sobre urbanismo
- Crianças participam de conferência de esporte e lazer no Geraldão
- Postos turísticos do Recife preparados para a Semana Santa
- João da Costa acompanha lançamento do PAC-2
- Prefeito inaugura praça em Casa Amarela
- Termina nesta terça (30) o prazo para as inscrições no PlanseQ Construção Civil
- Fórum de Gênero do Recife é discutido na Unicap
- Praia Limpa reúne estudantes em Boa Viagem
- Ponte Duarte Coelho e PCR apagam luzes durante a Hora do Planeta
- Prefeito prestigia inauguração da UPA da Imbiribeira
- Seminário discute orçamento municipal na perspectiva de gênero
- Simpósio discute assistência farmacêutica e sistema criado pela PCR
- Recife adere à Hora do Planeta 2010 neste sábado
- Cancelamento de ação na Mangueira


Enviar    Imprimir