Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

TEATRO DE SANTA ISABEL RECEBE MÃES DO BOLSA ESCOLA
18:14 Segunda-feira, 5 de Abril de 2010

A Prefeitura do Recife promove, nesta terça-feira (06), a partir das 15h, no Teatro de Santa Isabel, na Praça da República, o primeiro evento cultural de 2010 destinado a mães, pais ou os responsáveis legais pelos estudantes inscritos no Programa Bolsa-Escola Municipal em 24 escolas da rede. A programação será aberta pelo grupo de chorinho “Ritornello Brasil”, formado por alunos do curso de Música da Escola Municipal de Arte João Pernambuco, da Várzea. Logo depois, o público, estimado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em 400 pessoas, irá acompanhar a peça teatral “Histórias de Além-Mar”, do grupo pernambucano Remo Produções.

De acordo com a produção, o espetáculo é uma criação do Teatro Munganga, de Amsterdam (Holanda) e conta a história da influência exercida no Nordeste brasileiro pelo conde Maurício de Nassau e o que essa experiência representou para a sua vida. Valendo-se da metalinguagem para conectar o passado e o presente, a montagem segue a trajetória de Nassau desde o momento em que ele é convidado a governar uma parte do Brasil pelos diretores da Companhia das Índias Ocidentais, até o dia de seu retorno à Europa.

SAIBA MAIS - O Bolsa Escola Municipal é um programa de inclusão social e transferência de renda, direcionado a famílias recifenses com renda per capta de até 1/3 do salário mínimo. Seu objetivo é proporcionar a melhoria da qualidade de vida como forma de garantir a permanência em sala de aula de estudantes, entre seis e 15 anos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino. A proporção é de meio salário mínimo de referência para um filho vinculado à rede municipal, e um salário mínimo integral para quem tem duas ou mais crianças matriculadas. O benefício é repassado por 12 meses, podendo ser renovado se os critérios de aprovação forem mantidos.

Além do incentivo financeiro, o programa oferece, desde 2003, espetáculos culturais gratuitos, no Teatro de Santa Isabel, para mães e pais dos alunos beneficiados. A partir de 2006, os beneficiários também passaram a ter direito a educação ambiental, com passeios pelos estuários da Cidade no catamarã da Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Os integrantes das famílias ainda são estimulados a inscrever-se em cursos profissionalizantes oferecidos pela rede municipal de ensino.

Em março, a PCR investiu R$ 1.968.446,00 com o repasse dos recursos, beneficiando 6.362 famílias e 10.645 alunos. Em 2009, no primeiro ano da gestão do prefeito João da Costa, o investimento da Prefeitura no Bolsa Escola chegou a R$ 21.799.886,00. Em recursos individuais (por família), os valores pagos pela PCR são os maiores do todo o Brasil em relação a programas semelhantes.

Matérias Relacionadas
- Olimpíada de Matemática vai contar com a participação de 21.258 alunos da rede
- Lição de Vida forma primeiras turmas de alfabetização
- Prefeitura oferece 3.381 vagas em cursos profissionalizantes
- Cursos:
- Seleção de professores para o ProJovem Urbano é prorrogada
- Novos beneficiários recebem orientações sobre o Programa Bolsa Escola Municipal
- PCR promove fórum de dirigentes escolares
- Beneficiários do Bolsa Escola participam de reunião de boas-vindas
- Aulas de dança e teatro para educadores dos Círculos Populares
- Educadores dos Círculos Populares participam de formação
- Alunos de cinco escolas municipais participam da Gincana Praia Limpa
- Morro da Conceição recebe reunião preparatória para Conferencia de Esporte
- Prefeitura e UFPE iniciam seleção de profissionais para o ProJovem Urbano
- ProJovem Urbano do Recife ainda tem 3 mil vagas para interessados em retomar os estudos
- ARCOS OCUPACIONAIS OFERECIDOS DURANTE O CURSO
- ENDEREÇO DOS 32 NÚCLEOS:
- Seminário reúne profissionais de educação para discutir sobre Gestão Escolar
- Seminário sobre gestão escolar é aberto na UFPE
- Dia Mundial da Água é comemorado com exposição na Ilha do Leite
- PCR abriga 1ª Reunião Intersetorial de Juventude


Enviar    Imprimir