Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ABERTA TEMPORADA DE APRESENTAÇÕES PARA MÃES E PAIS DE ALUNOS DO BOLSA ESCOLA
17:30 Terça-feira, 6 de Abril de 2010

Na tarde da terça-feira (06), 370 pessoas, entre crianças da rede de ensino do Recife inscritos no Programa Bolsa Escola Municipal, e suas mães, pais ou responsáveis legais, tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro e apresentação de um grupo musical de chorinho. A atividade abriu oficialmente a programação de 2010 que contempla o público do programa de transferência de renda e inclusão social. O evento, realizado no Tetro de Santa Isabel, reuniu os familiares e os estudantes de 21 escolas municipais.

Para saudar os presentes, a diretora de Apoio Social à Educação da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Tereza Sato, ressaltou a função do Programa Bolsa Escola Municipal para a vida das crianças, e destacou a importância dos pais e responsáveis acompanharem a evolução dos alunos junto às unidades educacionais. “Essa ação é de inclusão social, mas aliamos com uma inclusão cultural. Esperamos que seja mais um ano de sucesso desse programa que trás as famílias dos inscritos do Bolsa Escola para assistirem espetáculos de teatro, dança, música e outros”, afirmou.

A abertura da tarde cultural ficou por conta da exibição do grupo de chorinho “Ritornello Brasil”, composto por alunos do curso de música da Escola Municipal de Arte João Pernambuco, da Várzea. No repertório do conjunto, clássicos do choro e da Bolsa Nova como “O barquinho” e “Samba de Verão” e também referências da cultura nordestina como “Feira de Mangaio”, música que foi acompanhada pela platéia no ritmo das palmas.

Entre os presentes estava a doméstica Alexandra Maria Ferreira, de 34 anos, que pela primeira vez assistiu a um espetáculo teatral. Ao lado do filho Luciano, de cinco anos, a moradora da Iputinga adorou a nova experiência. “É tudo muito bonito aqui. Também foi a primeira vez que entrei nesse teatro. Fiquei muito contente com o convite da Prefeitura para ver essa peça”, afirmou dona Alexandra, admirada com a beleza e organização do Santa Isabel.

Na sequência da atividade foi a vez do público conferir a apresentação da peça “Histórias de Além-Mar”, do grupo pernambucano Remo Produções. No texto, os convidados especiais no equipamento cultural puderam conhecer mais da vida e trajetória do conde Mauricio de Nassau que por anos governou a Capitania Hereditária de Pernambuco. O espetáculo contou como o alemão de nascimento, mas a serviço da Holanda, decidiu navegar para o Brasil e aqui administrar o estado. No elenco, quatro atores mostram como foi a vinda, as ações, e as benfeitorias que Nassau promoveu na região.

O espetáculo é uma criação do grupo de Teatro Munganga, da Holanda, e que posteriormente trouxe para o Recife a montagem, apresentada pela primeira vez no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco. “Adorei o passeio, pois foi uma oportunidade de fazer algo diferente, aproveitando o dia com a minha filha”, relatou a diarista Silvana da Conceição, de 44 anos, e mãe da pequena Carolina Beatriz, de 10 anos.

Cultura - Além do incentivo financeiro para as famílias de meio salário até um salário mínimo pago para àquelas crianças que estão regulamente matriculadas e freqüentando a escola, o programa oferece, desde 2003, espetáculos culturais gratuitos, no Teatro de Santa Isabel, para mães e pais dos alunos beneficiados. A partir de 2006, os beneficiários também passaram a ter direito a educação ambiental, com passeios pelos estuários da Cidade no catamarã da Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Os integrantes das famílias ainda são estimulados a inscrever-se em cursos profissionalizantes oferecidos pela rede municipal de ensino.

Matérias Relacionadas
- Programa Lição de Vida forma primeiras turmas
- Roda de Diálogo debate sobre crianças em situação de rua
- Centros da Juventude da Iputinga e Alto Santa Terezinha promovem atividades de integração
- Servidoras do Iasc comemoram o Dia da Mulher com café da manhã
- Karla Menezes homenageia servidoras da Assistência Social com café da manhã
- Encontro discute propostas para a comunidade de Timbiras, na Imbiribeira
- Secretaria de Assistência Social realiza reunião descentralizada no Geraldão
- CSU em folia desfila pela primeira vez nas ruas do Recife
- Iasc lança CD para divulgar trabalhos sociais
- Representantes do Banco Mundial conhecem funcionamento do Bolsa Família no Recife
- Rei e Rainha do 9º Baile da Pessoa Idosa são escolhidos
- Prefeitura do Recife promove 9º Baile da Pessoa Idosa
- Oficinas de adereços carnavalescos movimentam comunidades
- João da Costa lança Carteira Interestadual do Idoso
- Crianças do Cica II gravam música com Maestro Forró
- Campanha realiza atividades com crianças na Orla de Boa Viagem
- Doação Cidadã é reforçada com outbus em 50 coletivos
- Campanha contra trabalho infantil oferece pólo de atendimento na Orla
- SAS/Iasc promovem passeio ao cinema com moradores em situação de rua
- Assistência irá combater trabalho infantil na orla do Pina e Boa Viagem


Enviar    Imprimir