Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MAMAM LANÇA CLUBE DE COLECIONADORES DE FOTOGRAFIA
00:00 Quinta-feira, 13 de Maio de 2010

Equipamento cultural da Prefeitura do Recife inspira-se em experiências bem sucedidas de outros museus para estimular o colecionismo

Na manhã desta quinta-feira (13), a equipe do MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, recebeu a imprensa local para falar do seu Clube de Colecionadores de Fotografia. De acordo com Beth da Matta, diretora do museu e uma das curadoras do Clube, a proposta é dar ao público a oportunidade de conhecer e possuir obras de autores conhecidos e talentos promissores. “Vamos trazer obras de artistas consolidados da fotografia brasileira e também de fotógrafos mais jovens”, revelou a gestora que também é artista visual.

A iniciativa, pela primeira vez implantada no Recife, é inspirada na exitosa experiência do MAM de São Paulo e outras instituições de renome. Foi no MAM que os idealizadores do Clube foram buscar o suporte técnico para desenvolver e implementar o projeto, conhecendo pessoalmente seus gestores. A criação do Clube de Colecionadores do Fotografia é parte da estratégia da Prefeitura do Recife de aproximar a sociedade dos seus equipamentos culturais: o Clube de Colecionadores de Fotografia, juntamente com o Café-bistrô e a Loja MAMAM, são as primeiras iniciativas no sentido de sedimentar a relação do museu com o público e de seguir os padrões internacionais. “O MAMAM já é uma instituição reconhecida mundialmente, queremos que as pessoas se apropriem do bem público, façam dele parte de suas experiências, seu cotidiano e de sua formação”, coloca a gestora.

Quem também compõe o corpo de curadores é o fotógrafo Alexandre Belém e a pesquisadora Georgia Quintas, que para o primeiro ano do Clube trazem obras de Alcir Lacerda (PE), Claudia Jaguaribe (RJ), Ricardo Labastier (PE), Rodrigo Braga (AM) e Tiago Santana (CE).

COMO FUNCIONA - A cada ano, cinco artistas serão escolhidos pela curadoria. Cada autor doará uma obra - fazendo parte do acervo do MAMAM – da qual serão produzidos prints numerados e assinados. Cada sócio receberá, por edição, cinco obras, sendo uma de cada autor. Os interessados em se associar ao Clube de Colecionadores de Fotografia do Mamam deverá pagar uma anuidade de R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais), à vista ou parcelado em 5 mensalidades de R$ 500,00 (Quinhentos reais). Na Edição 2010, serão aceitos 30 sócios, número que vai aumentar posteriormente.

Os recursos provenientes das anuidades serão revertidos para o próprio Clube de Colecionadores e também para a aquisição de obras para o acervo do MAMAM. “A Prefeitura do Recife arcou com os primeiros investimentos, mas a ideia é que, a partir do ano que vem, o Clube ganhe autonomia e gere receita para reinvestimentos. Temos certeza que vamos conseguir muitas adesões”, garante Beth.

Conheça os autores AQUI.

Saiba mais sobre os curadores AQUI.

 

Serviço:
Clube de Colecionadores de Fotografia do Mamam
Endereço
Rua da Aurora, 265, Boa Vista - Recife - PE
Mais informações:
3232-2188
foto@mamam.art.br

 

Matérias Relacionadas
- Sobre os autores:
- Sobre os curadores:
- 5° Encontro Diálogos entre Arte e Público prorroga prazo para envio de textos
- Mamam lança Clube de Colecionadores de Fotografia
- Crítica teatral em debate no Teatro Hermilo Borba Filho
- Educação para o Teatro reúne contos de domínio público
- O mundo pelas lentes de Marc Riboud
- Tributo a Bob Marley e prévias juninas animam o Pátio de São Pedro
- Centenas de pessoas comparecem ao Mamam por obra de Flemming
- PCR inscreve grupos para concurso de quadrilhas juninas
- Bibliotecas de Afogados e Casa Amarela exibem Piaf e Tempos de Paz
- Seminário qualifica jurados de quadrilhas juninas
- Prefeito anuncia programação dos 160 anos do Teatro de Santa Isabel
- Terça Negra rende Tributo a Bob Marley
- Mamam recebe o artista Alex Flemming nesta terça
- Próxima edição do Laboratório analisa formação do crítico de teatro
- Livro de Eli estreia no Cinema do Parque
- Noite do Bolero arrebata corações no Marco Zero
- Sítio Trindade apresenta o espetáculo A Revolta das Chupetas
- Alex Flemming faz arte instantânea no Mamam


Enviar    Imprimir