Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA REALIZA PRIMEIRO MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO DE 2010
20:18 Segunda-feira, 17 de Maio de 2010

A Prefeitura do Recife promoveu, nesta segunda-feira (17), o 1º mutirão oftalmológico de 2010 do Programa Saúde na Escola. Nos períodos da manhã e da tarde, cerca de 250 estudantes, dos seis aos 16 anos, foram atendidos, no Colégio Municipal Pedro Augusto, bairro da Boa Vista. Lá, passaram por exames oftalmológicos completos, gratuitos, com o objetivo de diagnosticar problemas de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia.
 
A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, Esporte e Lazer com a Fundação Altino Ventura (FAV). Na ocasião, alunos de mais quatro unidades de ensino, localizadas na região central da Cidade (RPA1) também foram atendidos. “Geralmente, as crianças e jovens, por não enxergar bem, se sentem excluídos e têm seu rendimento em sala de aula prejudicado. Com o Programa, nossa proposta é a prevenção de problemas de visão, diagnosticando-os. Além disso, pretendemos a inclusão desses alunos e também uma melhor qualidade de vida para cada um deles”, disse a gerente de Serviço e Ações Complementares da rede de ensino, Elusa Barros.
 
Ao longo do dia, os alunos passaram pela avaliação de uma equipe técnica da FAV, composta por 13 pessoas. Logo após, no caso da identificação de algum problema, eram encaminhados para um dos quatro médicos que estavam no local, para a realização dos exames com o diagnóstico final. Para as crianças que necessitam do uso de óculos de grau, a receita foi emitida na hora, assim como a prova das armações. No caso de problemas mais graves, como tratamentos de glaucoma ou problemas que necessitam de tratamento ou intervenção cirúrgica, elas são encaminhadas para um tratamento específico na sede da FAV, na Boa Vista. Todos os serviços são gratuitos.
 
Para garantir a eficiência do trabalho, professores da rede municipal passaram por uma série de treinamentos promovidos pela FAV, para realizarem uma pré-triagem entre seus alunos, ajudando a identificar aqueles que, possivelmente, são portadores de algum problema de visão. “Os professores foram capacitados para identificar quais os principais problemas e os critérios necessários para saber se aquela criança precisa de um cuidado mais aprofundado. Isso é necessário, pois num universo de milhares alunos, nem todos têm a necessidade de realizar exames”, disse Laura Raposo, coordenadora de Projetos Comunitários da FAV.
 
Para a dona de casa Denise do Nascimento, o Programa só traz benefícios. A neta Maria Clara, de sete anos, estudante da Escola Municipal Emílio Dantas Barreto, em Santo Amaro, possui um desvio na visão e deverá usar óculos. O problema foi identificado e diagnosticado durante o mutirão. “Eu estou achando muito bom isso. Não só pra minha neta, mas todos esses meninos. Pois nem sempre a gente consegue perceber se nossos filhos e netos têm algum problema. Além do que, a equipe está realizando um atendimento muito bom”, declarou.
 
O mutirão será semanal, sempre às segundas-feiras, numa escola-polo diferente, atendendo sempre a 250 alunos de quatro a cinco unidades de ensino. A previsão da PCR é realizar, até o final do ano, 27.585 triagens e 8.275 exames oftalmológicos envolvendo alunos de 72 escolas municipais. A estimativa é que sejam distribuídos cerca de 500 óculos de grau entre as crianças e jovens participantes. O próximo mutirão acontece no dia 24 de maio e terá como escola-polo a José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra.

Matérias Relacionadas
- Rio Capibaribe transforma-se em sala de aula para mães do Bolsa Escola
- Escola Municipal da Mangabeira comemora 50 anos do MCP e dia das mães reunindo pais e alunos
- Professores e treinadores concluem curso de técnico de futebol
- Prefeitura inicia ações do Programa Saúde na Escola
- Banda do Comando Militar do NE se apresenta em escola municipal
- Estudantes da rede acompanham programação de aniversário do MCP
- Lançamentos de foguetes classificam estudantes para olimpíada
- Estudantes da rede municipal participam das olimpíadas de Astronomia e de Foguetes
- Programa Bolsa Escola Municipal promove reunião de acompanhamento
- Festival de Voleibol reúne mais de 350 alunos da Rede no Geraldão
- Alunos do Bolsa Escola acompanham concerto didático da OS
- Geraldão recebe alunos da rede e Círculos Populares para Festival de Voleibol
- Instituto Avon e Grupo Curumim dão palestra a mães do Programa Bolsa Escola
- Beneficiários do Bolsa Escola assistem a espetáculos no Santa Isabel
- Grupo Curumim oferece oficinas para mães do Programa Bolsa Escola
- .
- Novas famílias do Bolsa Escola participam de reunião
- Geraldão abriga PE Fight 3 nesta quinta-feira
- Fórum dos dirigentes escolares discute o Orçamento Participativo
- Programa Bolsa Escola Municipal reúne novos beneficiários


Enviar    Imprimir