Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL APRENDEM TRADIÇÕES JUNINAS COM AULA CONCERTO
11:51 Quarta-feira, 16 de Junho de 2010

Projeto apresenta tradições culturais e religiosas do ciclo junino através das raízes rurais do plantio do milho

Dentro da programação junina da rede pública municipal de ensino, mais de cem alunos da Escola Municipal Novo Pina, no Bairro do Pina, e de mais três unidades circundantes, vivenciaram na manhã desta quarta-feira (16), a “Aulas Concertos Canções do Milho”.

O projeto, idealizado pelo médico, compositor e cineasta Wilson Freire, oferece uma explanação musicada a respeito das tradições culturais e religiosas do ciclo junino através das raízes rurais do plantio do milho. A narrativa passeia pelos ritos desde o pedido de chuva e preparação das lavouras no Dia de São José, aos outros padroeiros da época de colheita, Santo Antonio, São João e São Pedro.

É importante que as novas gerações resgatem as tradições históricas e conheçam a música em suas origens, valorizando nosso cancioneiro popular. Esses meninos e meninas estão acostumados a ouvir música de péssima qualidade e duplo sentido e acham que forró é só isso. O trabalho passa também por apresentar outra versão dos ritmos nordestinos. A escola cumpre o papel fundamental de lhes permitir conhecer nossa cultura”, defende Wilson Freire, que é o menestrel da cantata.

A aula concerto, com arranjos e direção musical de Cláudio Almeida (violão), é acompanhada ainda pela cantora Sevy Nascimento, Frederica Bourgeois (flauta), Fabiano Menezes (cello), Mariana (vocal), Jerimum de Olinda e Rodolfo, na percussão.

No enredo, entre as histórias a respeito do São João, clássicos populares como Numa Sala de Reboco, Riacho do Navio e Cintura Fina, de Luiz Gonzaga, e composições autorais de Wilson Freire, já gravadas no disco Canções do Milho. No próximo ano, o projeto deve ser incrementado e as canções embasarão uma opereta coreografada, dançada e cantada pelos alunos da rede.

Eu nem sabia que era tão bom, porque nem gosto de forró, mas estou adorando as histórias e as músicas”, vibra o menino Everton Santos da Silva, 9 anos, estudante da Escola Municipal José Múcio Monteiro, convidada do evento.

Até a próxima semana, serão totalizadas dez aulas espetáculos envolvendo quarenta unidades da rede pública de ensino. A programação junina da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, em parceria com a Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, englobam ainda oficinas de pífanos e sanfonas, quadrilhão junino e apresentações de bandas e trios de forró, envolvendo mais de 20 mil alunos no cronograma.

Matérias Relacionadas
- CFAV abre inscrições para oficina Transformers
- Confira a programação dos seis eventos:
- Tradição das quadrilhas mantida no Recife
- Murilo La Greca prorroga prazo para Amplificadores
- Dança e afoxé em clima de Copa do Mundo na Terça Negra
- Romance combina com forró
- Forrozeiros de carteirinha se encontram no Sítio Trindade
- Chico Xavier e Procurando Elly em Cartaz no Cinema do Parque na próxima semana
- Caminhada do Forró fez o Recife ferver
- Alceu Valença e Davi Moraes dão o tom no Dia dos Namorados
- Mostra de Computação e Arte é inaugurada no Memorial Chico Science
- Humberto Teixeira é tema de Jornadas Gonzaguianas
- Dia dos Namorados Danado de Bom no Pátio de São Pedro
- Rabeca coloca todo mundo para forrozar no Sítio Trindade
- Tradição das quadrilhas mantida no Recife
- Homenageados do Ciclo Junino do Recife ganham exposição
- Oficinas juninas terminam em festa
- Peças e música erudita esta semana nos teatros municipais
- Rabeca comanda Sítio Trindade nesta quinta
- Arte-computação em mostra no Memorial Chico Science


Enviar    Imprimir