Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SANTA ISABEL COMPLETAMENTE TOMADO PARA A ABERTURA DO FESTIVAL RECIFENSE DE LITERATURA
07:47 Segunda-feira, 23 de Agosto de 2010

O escritor Ronaldo Correia de Brito e o livreiro Tarcísio Pereira são os homenageados desta 8ª edição do evento

O público lotou o Teatro de Santa Isabel, neste domingo (22), para acompanhar a abertura de um evento que já se tornou tradição no calendário cultural da Cidade. A 8ª edição do Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz, que este ano homenageia o escritor Ronaldo Correia de Brito e o livreiro Tarcísio Pereira, é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com promoção da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). O festival traz até o próximo dia 29 uma programação recheada de atividades, como seminários, painéis, oficinas e lançamentos de livros, além da grande final da Recitata e a Festa do Livro.
           |CONFIRA GALERIA
Desde cedo, os dois homenageados circulavam pelo hall do teatro, onde receberam os cumprimentos de amigos, familiares e admiradores que foram prestigiar a abertura do festival. Antes das apresentações, ambos receberam placas das mãos do secretário de Cultura do Recife, Renato L., e da presidente da FCCR, Luciana Félix.

Agradeço imensamente à Prefeitura pela homenagem. Confesso que fiquei surpreso, pois é a primeira vez que homenageiam um livreiro. Isso só mostra a atenção que o festival dá a todos que tem paixão pelos livros, como eu”, discursou Tarcísio. “Uma homenagem do Recife é muito especial para mim, pois esta foi a cidade que eu escolhi e hoje é a minha cidade. Agradeço a todos vocês por este momento, mas, principalmente, à minha esposa, que, com seu amor, soube transformar em arte minha revolta e rebeldia”, agregou o cearense Ronaldo.

A edição do festival A Letra e a Voz deste ano teve início com a exibição do vídeo O Cheiro Azul do Livro, que mostra uma entrevista com o homenageado Tarcísio Pereira, contando um pouco de sua história, de como nasceu sua paixão pelos livros e de como esse sentimento resultou na criação da tradicional Livro 7, livraria que funcionou na Rua Sete de Setembro, entre as décadas de 70 e 90, e que já foi considerada a maior do País pelo Guiness Book, o Livro dos Recordes.

Após a exibição do vídeo, o público pôde conferir a pré-estréia do espetáculo musical Lua Cambará, produzido pelo Ária Social, que celebra os 20 anos de criação da ópera balé concebida por Zdenek Hampl, a partir da obra homônima de Ronaldo Correia de Brito, em parceria com Assis Lima e Antonio Carlos Nóbrega. Com música interpretada ao vivo, o espetáculo é formado por seis instrumentistas e quarenta jovens que dançam e interpretam as várias canções. Ao final, o público ovacionou os artistas por vários minutos, dando mostras que o sucesso das edições anteriores tem tudo para se repetir.

Internet – Desde o ano passado, o Festival Recifense de Literatura tem o seu endereço na internet, criado para facilitar o acesso do público à programação e outros detalhes do evento. No endereço eletrônico www.aletraeavoz.com.br, o público pode conferir a programação completa.

Matérias Relacionadas
- Terça Negra anima o Pátio de S. Pedro com reggae, black music e coco
- Concerto marca intercâmbio cultural entre Brasil e Itália
- Diálogos entre Arte e Público encerra com trocas de experiências
- Teatro do Parque comemora aniversário com programação especial
- Começa neste domingo a oitava edição do Festival A Letra e a Voz
- Projeto Diálogos entre Arte e Público coloca acessibilidade cultural em pauta
- Poesia toma conta da Rua da Moeda na primeira noite da Recitata
- Cordel é tema de curso no Festival de Literatura
- Comunidade da Madalena recebe OSR
- PCR realiza 5ª edição de Diálogos entre arte e público
- Perfis dos convidados
- Programação
- PCR promove 8º Festival Recifense de Literatura - A Letra e a Voz
- Conservatório Pernambucano comemora 80 anos com espetáculos no Santa Isabel
- Biblioteca de Afogados exibe vencedor do Oscar 2009
- Oficina do CFAV discute as interfaces da Arte Educação
- Festival Estudantil de Teatro e Dança na programação do Teatro Apolo
- Terça Negra divulga Fórum da Juventude
- 8º Festival Recifense de Literatura A Letra e a Voz
- Cinema do Parque exibe Plano B e Segurança Nacional


Enviar    Imprimir