Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

DANÇA-EDUCAÇÃO É UM DOS FOCOS DO XV FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO RECIFE
17:54 Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Grupo Acupe participa do evento com quatro oficinas e cinco palestras-espetáculos

Por Eva Duarte

Durante o 15º Festival Internacional de Dança do Recife, o Grupo de Dança Acupe está realizando uma série de atividades articuladas que têm foco na dança-educação. Além da circulação do espetáculo 5 Minutos para Blackout, estão sendo oferecidas quatro oficinas e cinco palestras-espetáculos. O projeto conta com o patrocínio do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife.

Com o objetivo de formar público e dar oportunidade de experimentar a formação na área de dança, o Acupe optou por descentralizar os locais de apresentação dos espetáculos e das oficinas ministradas pelos jovens bailarinos da companhia. Já aconteceu uma oficina na Escola Pernambucana de Circo, na Macaxeira (RPA 3) e encerrou-se hoje uma no Espaço Pró-Criança, no Bairro do Recife (RPA 1). Para encontrar os locais e mobilizar público, o projeto conta com o apoio do Programa Multicultural da Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife - FCCR.

Em cada local escolhido para as oficinas, há um público diferente. No Pró-Criança, a turma foi formada por alunos que participam das aulas de balé oferecidas pela instituição. Três vezes por semana, Joseane Eufrosino de Oliveira traz as filhas Elaine e Elisangela, com 11 e 12 anos, respectivamente, do bairro de Dois Unidos para as aulas. Esta semana, foram cinco dias. “Minhas meninas fazem balé aqui há dois anos. Elas estão gostando muito da oficina e vão sentir falta quando acabar. Eu não vejo a hora das minhas filhas saírem para longe para se apresentarem”, orgulha-se Joseane.

No Centro Cultural Daruê Malungo, em Campina do Barreto (RPA 2), onde as oficinas são, cotidianamente, de dança popular, as aulas começaram hoje. “Todos os projetos que a gente realiza sempre estão atrelados à dança-educação, oferecendo oficinas e cursos. Interessa-nos o processo de integração entre dança e educação. Fazemos um trabalho de base com muito amor e carinho, valorizando os laços afetivos ao invés da transmissão de conhecimento”, ensina Paulo Henrique Ferreira, diretor do espetáculo e criador da companhia.

Hoje aconteceu a última palestra-experimento no Teatro Apolo. Desde o dia 18 de outubro, os responsáveis pela criação do espetáculo se revezaram para mostrar suas experiências nas diversas áreas fundamentais para a composição de 5 Minutos para Blackout. Passaram por lá Fred 04 (trilha sonora), Paulo Henrique Ferreira (direção e interpretação), Luciana Raposo (Iluminação), Maria Eduarda Buarque (coreografia) e Marcondes Lima (cenografia e figurino). Em parceria com a Secretaria de Educação, o público prioritário das palestras tem sido os educadores da rede municipal de ensino.

O espetáculo 5 Minutos para Blackout estreou ontem no Nascedouro de Peixinhos (RPA 2) e continua em cartaz, podendo ser assistido no dia 24 de outubro, às 16h, no Teatro Barreto Júnior; dia 28, às 21h, no Teatro de Santa Isabel; e na Escola Pernambucana de Circo, às 19h do dia 29 de outubro.

Matérias Relacionadas
- PCR e Fundarpe prorrogam inscrições para 12º Festival de Vídeo de Pernambuco
- Oficina de Reciclagem movimenta as noites do Alto Treze de Maio
- Programa Multicultural abre inscrições para Oficina de Teatro
- Os cinemas municipais oferecem cultura e lazer a preços populares
- Começa 15ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife
- Pátio de São Pedro apresenta o Treplin Recife Jazz nesta sexta-feira (22)
- Pátio de São Pedro apresenta o Treplin Recife Jazz nesta sexta-feira (22)
- Pátio de São Pedro estica Dia das Crianças
- Alunos da Escola de Frevo participam da “Colheita Literária”
- Espetáculo de Antônio Nóbrega marca abertura do XV FIDR
- Concurso de Iluminação Natalina do Recife anuncia inscrições
- PCR anuncia programação do Festival Internacional de Dança do Recife
- Mamam abre exposição de Tomie Ohtake
- PCR convoca para 5ª Mostra de Circo Recife
- Festival mantém viva a obra do Rei do Baião
- PCR lança bolsa de complementação de renda para Agentes de Leitura
- PCR realiza 2º Festival Gonzaguiano de Arte Mais Educação
- Prefeitura divulga programação do 15º Festival Internacional de Dança do Recife
- Terça Negra recebe mais uma Batalha de MCs
- Revistas publicadas pela PCR são lançadas em São Paulo


Enviar    Imprimir