Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

OFICINA DE RECICLAGEM MOVIMENTA AS NOITES DO ALTO TREZE DE MAIO
16:58 Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Programa Multicultural oferece 17 oficinas gratuitas voltadas para as linguagens artísticas

Por Eva Duarte

Desde o dia 13 de outubro, as noites têm sido diferentes no Alto Treze de Maio. Mais de 25 mulheres se inscreveram e têm participado ativamente das aulas da Oficina de Reciclagem com os professores Paulo Henrique e Pedro Luiz na Escola Marcílio Dias. Outras 17 Oficinas Básicas de Arte, Cultura e Comunicação estão acontecendo, levando atividades formativas a todas as microrregiões do Recife. Com duração de 60 h/aulas, as atividades devem continuar até o mês de novembro.

Entre uma pincelada e outra, a aluna Maria Anunciada conta sobre a mudança de rotina. “A gente fica ansiosa para fazer logo o que aprende na aula, quer ver logo pronto. Gente que dorme cedo está dormindo tarde; gente que acorda tarde está acordando cedo”, acrescenta. Anunciada confessa que não gosta de televisão e que agora ficou mais difícil de assistir, pois se tirar o olho do trabalho já começa a errar.

Apesar de já terem oferecido várias atividades ao longo dos 10 anos de vida do Programa, os educadores passaram pela seleção via Chamada Pública, alcançando excelente colocação entre os currículos da área de Artes Visuais. Segundo Pedro, as aulas de reciclagem oferecidas por eles se baseiam, porém não se atêm aos resíduos sólidos – PET e jornal, por exemplo. O conceito usado é sustentabilidade, sendo assim, as alunas são convidadas a trazer materiais do seu cotidiano e técnicas previamente conhecidas para enriquecer seus projetos.

Na montagem da primeira peça da oficina, uma miniatura de árvore, as alunas deram seus toques pessoais, fazendo graminha com fubá tingido, ninhos de raspas de madeira, homenzinhos de plástico de tocaia. “O momento da oficina é esse mesmo: é a troca. A gente tem uma ideia, mas quando chega na comunidade, encontra outras possibilidades, habilidades, materiais etc., que nos levam a repensar e fazer diferente”, reflete Pedro. O educador prevê que até o final das aulas, serão finalizados sete modelos de produtos, sempre com liberdade para as alunas criarem.
Para compor o cenário da sua arvorezinha, Severina Maria Bernardo de Barros foi até a barreira, recolheu argila e esculpiu frutinhas. “Eu queria ter feito uns cachorrinhos de barro também. Queria colocá-los descansando à sombra, mas não deu tempo”, lamenta.

Oficinas Básicas - O objetivo das Oficinas Básicas do Programa Multicultural da Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife – FCCR é sensibilizar para as linguagens artísticas, despertar talentos e criar oportunidades de geração de trabalho e renda. A escolha dos temas e dos locais foi realizada durante o ciclo de Diálogos nas Comunidades, realizados entre os meses de abril e maio, nas 18 microrregiões do Recife. As reuniões foram abertas ao público com direito a voto facultado a todos os presentes.

Em setembro, haverá nova rodada de oficinas em todas as microrregiões. Mais informações pelo telefone 3355.1762.

Matérias Relacionadas
- PCR e Fundarpe prorrogam inscrições para 12º Festival de Vídeo de Pernambuco
- Programa Multicultural abre inscrições para Oficina de Teatro
- Os cinemas municipais oferecem cultura e lazer a preços populares
- Começa 15ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife
- Pátio de São Pedro apresenta o Treplin Recife Jazz nesta sexta-feira (22)
- Pátio de São Pedro apresenta o Treplin Recife Jazz nesta sexta-feira (22)
- Pátio de São Pedro estica Dia das Crianças
- Alunos da Escola de Frevo participam da “Colheita Literária”
- Espetáculo de Antônio Nóbrega marca abertura do XV FIDR
- Concurso de Iluminação Natalina do Recife anuncia inscrições
- PCR anuncia programação do Festival Internacional de Dança do Recife
- Mamam abre exposição de Tomie Ohtake
- PCR convoca para 5ª Mostra de Circo Recife
- Festival mantém viva a obra do Rei do Baião
- PCR lança bolsa de complementação de renda para Agentes de Leitura
- PCR realiza 2º Festival Gonzaguiano de Arte Mais Educação
- Prefeitura divulga programação do 15º Festival Internacional de Dança do Recife
- Terça Negra recebe mais uma Batalha de MCs
- Revistas publicadas pela PCR são lançadas em São Paulo
- Tomie Ohtake em exposição no Mamam


Enviar    Imprimir