Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

IV SEMANA DA FOTOGRAFIA DO RECIFE PROMOVE PALESTRA NO ESPAÇO CULTURAL DOS CORREIOS
00:00 Sexta-feira, 19 de Novembro de 2010

A atividade contou com duas palestras; Crítica de Arte, Criação e Experiência; e Curadoria como mediação na fotografia contemporânea: um diálogo com os artistas

Por Pablo Ravel

Com o objetivo de construir as reflexões sobre o papel da crítica no meio fotográfico e as facilidades e dificuldades geradas pela nova era da comunicação, informação e opinião, a Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Fotografia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, promoveu, na noite desta quinta-feira (18), no Espaço Cultural dos Correios (bairro do Recife), mais uma atividade dentro da programação da IV Semana de Fotografia do Recife. O evento contou com duas palestras; Crítica de Arte, Criação e Experiência - ministrada por Clarissa Diniz (PE), e Curadoria como mediação na fotografia contemporânea: um diálogo com os artistas - ministrada por Nadja Peregrino (RJ).

A editora, pesquisadora e crítica de arte pernambucana, Clarissa Diniz, foi a primeira a palestrar para o público. Cerca de 80 pessoas, entre estudantes, oficineiros, artistas, fotógrafos e profissionais da área prestigiaram a atividade. Clarissa apresentou um estudo mostrando um pouco da história e evolução dos críticos e curadores de arte no Brasil, traçando o perfil das mudanças da crítica de arte no País e no mundo, nos últimos 50 anos. Em seguida, foi a vez da pesquisadora, curadora e mestre em Comunicação (UFRJ/1990) Nadja Peregrino, ministrar a palestra Curadoria como mediação na fotografia contemporânea: um diálogo com os artistas. O olhar crítico da fotografia a partir da vivência dos profissionais da área, críticos, artistas e curadores, foi o foco do debate.

A fotografia tem um papel singular na arte contemporânea e tanto o crítico quanto o curador, têm o papel fundamental de fazer o intermédio entre o artista, o espaço e a obra apresentada, afirmou a pernambucana Nadja Peregrino, que há 30 anos mora no Rio de Janeiro e pela segunda vez participa da Semana de Fotografia do Recife. Gostaria de parabenizar a Prefeitura do Recife pelo fluxo de cultura que podemos observar na Cidade. Vejo que este evento se insere dentro de um contexto bem maior e sólido de arte, que abrange varias outras áreas como a literatura, a música e o cinema. A fotografia soma com toda essa cultura, declarou Nadja.

Em sua quarta edição, o evento, já referência no segmento fotográfico nacional, ocorre até o próximo domingo (21). Já neste sábado (20), a Semana da Fotografia realiza a Expedição Fotográfica, uma caravana social e cultural que propõe uma reflexão sobre a situação das cidades do Nordeste nesse período de reconstrução pós-chuvas. A proposta é, a partir do registro pelas lentes de fotógrafos voluntários, documentar o estado atual tanto das casas e do comércio quanto o impacto da tragédia na vida das pessoas que moram em um dos 67 municípios afetados em Alagoas e Pernambuco.

É o momento de grande expectativa da Semana, que levará fotógrafos voluntários para fazer o registro da cidade de Palmares, na Mata Sul, cinco meses após as enchentes que atingiram os dois estados, afirmou o coordenador Geral da IV Semana da Fotografia, Marcelo Sá. A caravana de voluntários sairá em um ônibus amanhã, às 6h, da Torre Malakoff. O dia também prevê uma série de atividades culturais, com apresentações de circo e shows musicais de graça para a população de Palmares.

Para o fotógrafo Marcelo Feitosa, que participou de todas as edições da Semana de Fotografia do Recife, o evento cresce a cada ano. É um importante evento que já é referência no cenário nacional. Participo sempre das oficinas e confesso que este ano estou bastante entusiasmado de participar da Expedição para Palmares, finalizou Marcelo.

Matérias Relacionadas
- Dia da Consciência Negra é festejado com Visita Afropedagógica
- MAP encerra ciclo de Diálogos com palestra de Raul Lody
- Prefeitura abre o XIII Festival Recife de Teatro Nacional
- Começa 4ªSemana de Fotografia do Recife
- A IV Semana de Fotografia do Recife é composta por:
- Coleção é tema de pesquisa apresentada no Mamam
- IV Semana da Fotografia tem oficina de máquinas de papel
- Exposição artística marca comemorações ao Mês da Consciência Negra
- Lua Cambará em exibição do Teatro Barreto Júnior
- XIII Festival Recife do Teatro Nacional movimenta semana na Cidade
- Sítio Trindade inscreve alunos para oficinas natalinas
- Semana de Fotografia do Recife chega à 4ª edição consolidada no calendário do segmento no País
- Terça Negra tem homenagens, maracatu, samba e reggae
- La Greca promove seminário sobre artes visuais e educação
- Sítio Trindade oferece Domingo é Dia de Teatro
- Mês da Consciência Negra em foco na Casa do Carnaval
- Técnica desenvolvida por Aloisio Magalhães é tema de oficina no Mamam
- Sítio Trindade oferece Domingo é Dia de Teatro
- Voto popular define vencedores do 9º Congresso de Cantadores do Nordeste
- Críticas de Reynaldo Roels Jr. viram livro


Enviar    Imprimir