Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

EDITAL DE LICITAÇÃO DO PROJETO VIA MANGUE É RELANÇADO NESTE SÁBADO
08:57 Sábado, 18 de Dezembro de 2010

Sessão inaugural do processo acontece na segunda quinzena de janeiro

Será publicado no Diário Oficial do Município deste sábado (18), o novo edital de licitação para a construção do viário do Projeto Via Mangue. Com 4,5km de extensão ele ligará a Ponte Paulo Guerra, no Pina, à Avenida Antônio Falcão, em Boa Viagem. O investimento da ordem de R$ 430,7 milhões propiciará o fortalecimento do desenvolvimento econômico na zona sul, além de representar mais uma etapa na preparação do sistema viário do Recife para a realização da Copa do Mundo em 2014.
 
Com o relançamento, a data da sessão inaugural da licitação fica marcada para o dia 17 de janeiro quando serão conhecidas as empresas interessadas no certame. Elas apresentarão os documentos necessários para a avaliação da Comissão Permanente de Licitação e, em seguida, aquelas que forem habilitadas terão sua sugestão de preço para a obra julgada na próxima etapa. A expectativa é de que o processo licitatório seja concluído, em até, 90 dias.
 
Nesta sexta-feira (17), a presidente da URB Recife, Débora Mendes esteve no Tribunal de Contas do Estado – TCE onde entregou o novo edital e o documento com as justificativas aos questionamentos feitos pelo Núcleo de Engenharia do tribunal. “Apresentamos nossas justificativas ao que foi levantado pelo tribunal e aproveitamos para entregar o edital revisado, a partir de algumas orientações feitas pelos técnicos e que foram acatadas por nós. Esperamos em janeiro realizar nossa sessão inaugural e assim poder, ainda no primeiro semestre de 2011, dá início às obras do viário”.

Licitação - A licitação contempla a última parte do projeto viário composto por diversas intervenções, desde a via em si, até a construção de pontes e elevados. Aqui está incluída também, a alça que interligará a Ponte Paulo Guerra, no Pina, à Via Mangue. A obra tem prazo previsto de 30 meses para sua conclusão. O início das obras de construção da via vai possibilitar a criação de diversas vagas de trabalho. Pelas estimativas iniciais, cerca de 900 empregos, entre diretos e indiretos, serão gerados quando os serviços estiverem em andamento. 

Esta etapa soma-se a outras intervenções do Projeto Via Mangue, como a construção dos três habitacionais (um já entregue e dois em obras), ações de saneamento e a construção do Túnel Josué de Castro e da passarela do Pina (já concluídos).
  
Sistema Viário – O viário da Via Mangue será composto por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro / Boa Viagem a via terá 4,5km; já no sentido Boa Viagem/Centro a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); uma alça de ligação (alargamento da Ponte Paulo Guerra), além de uma passagem semi enterrada. Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contempla ainda, a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina e, abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

O projeto – A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal/Caixa Econômica Federal, que conta com recursos do FGTS, através do Programa PRÓ-TRANSPORTE – Projetos PAC Copa do Mundo FIFA 2014. 

Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissários de esgoto. Três habitacionais abrigarão 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro deles, o Habitacional 3, na Imbiribeira, já foi entregue e recebeu 352 famílias oriundas das comunidade de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda. Os Habitacionais 1 e 2 estão com as obras em andamento no bairro do Pina. Para estes serão transferidas 640 famílias das localidades Deus nos Acuda, Jardim Beira Rio e Beira Rio.
 
A primeira etapa do complexo viário foi entregue em 2008. Ela contemplou a construção do Túnel Josué de Castro que interligou a Avenida Antônio de Góis à Rua República Árabe Unida, passando por baixo da Avenida Herculano Bandeira; a implantação de passarela sobre a Avenida Herculano Bandeira, além de melhorias em vias próximas.

Matérias Relacionadas
- Novidades tomam conta do II Domingo de Cultura do Bairro do Recife
- Milton Coelho prestigia diplomação do governador reeleito Eduardo Campos
- Combate ao crack no Recife pautará reunião entre Milton Coelho e ministro Sérgio Rezende
- Prefeitura do Recife recebe Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, em Brasília
- PCR e União firmam acordo para conclusão da 1ª etapa do Parque do Jiquiá
- Hotsite do Ciclo Natalino da PCR já está no ar
- Projeto Olhar Recife encerra-se com entrega de óculos
- Emlurb recebe decoração natalina feita com material reciclável
- Prefeitura do Recife promove festa de confraternização com a imprensa
- PCR envia ofício à Marinha para viabilizar Parque dos Manguezais
- Orla do Recife recebe desratização
- Prevenção da violência contra a mulher é avaliada em reunião
- Requalificação do Centro do Recife é tema de palestra na sede da Emprel
- Novidades tomam conta do II Domingo de Cultura do Bairro do Recife
- PCR realiza confraternização com parceiros
- Turistas vão às compras na feirinha da Economia Popular e Solidária
- Prefeitura do Recife prestigia Publicação de Indicadores do Observatório do Recife
- Encontro no Clarice Lispector discute DST-Aids
- Palestra no auditório da Emprel abordará Requalificação do Centro do Recife
- Secretaria Especial de Relações com a Imprensa é a nova parceira das mulheres em 2011


Enviar    Imprimir