Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR LEVA ARTESÃOS PARA FENAHALL
00:00 Sábado, 8 de Janeiro de 2011

Evento reúne artigos produzidos em diversos locais do Brasil e do mundo

Artesãos, cooperativas e associações, acompanhados pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE), estão expondo todo o talento e criatividade da arte local na Feira Nacional do Artesanato do Chevrolet Hall – Fenahall. O evento, que reúne grande diversidade de artigos produzidos em diversos locais do Brasil e do mundo, teve início na tarde desta sexta-feira (07) e seguirá até o dia 16. O horário de visitação, de segunda à sexta-feira, é das 16h às 22h, sábados e domingos, das 14h às 22h.

“Quer conhecer os produtos dos deficientes visuais?” Esse foi o convite que a Pricylla Judytte, 8 anos, fez a todos os visitantes do estande adquirido pela Prefeitura do Recife. A menina é amiga de Tereza do Nascimento e de Júlio Tabosa, os representantes da Associação Beneficente dos Cegos do Recife (ASSOBECER) que estiveram presentes durante o primeiro dia do evento.

Segundo a Tereza do Nascimento, artesã que faz parte do ASSOBECER, o grupo passou a trabalhar com artesanato há um ano, e esta é a primeira vez que a associação participa da Fenahall. “É uma ótima oportunidade que temos para mostrar que os deficientes visuais são capazes de produzir”, comentou a artesã que possui apenas 5% da visão. O Julio Tabosa, presidente da ASSOBECER, completou a fala da Tereza contando que essa iniciativa colabora com a inserção dos cegos no mercado de trabalho.

Além da ASSOBECER, participam da Fenahall outros cinco grupos acompanhados pela Gerência de Economia Popular Solidária e Associativismo da SCTDE. O Grupo do Berardo, Lar Fabiano de Cristo, Oficina Rotariana de Apipucos, Costurart e o Chama Viva produzem diversos tipos de artesanatos como sabonetes, caixas em MDF e bonecas de pano.

Outra participante que estava estreando no evento foi Maria do Socorro Gonçalves, artesã cadastrada no Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) há dois meses. A artesã que trabalha com arte sacra contou que no período em que era visitante das feiras não tinha noção da grandiosidade do evento. “Hoje posso observar que a feira gera grande expectativa devido à qualidade dos produtos e serviços aqui oferecidos”, completou.

Maria do Socorro Gonçalves é uma das 12 artesãs que fazem parte da primeira equipe convidada pelo Prodarte para participar do evento. Para que mais pessoas fossem contempladas com a exposição dos artigos na feira nacional, foram montadas duas equipes de 12 artesãos, onde cada grupo mostrará o talento durante cinco dias do evento.

O objetivo da Secretaria é “fomentar o artesanato no Recife gerando renda para as famílias e abrindo espaço para comercialização da produção dos artesãos cadastrados no Prodarte e na Gerência de Economia Popular Solidária, buscando cada vez mais capacitá-los”, fala o diretor do Núcleo de Promoção das Atividades Empresariais, João Monteiro.

Com o apoio da SCTDE, por meio do Prodarte, muitos artesãos desenvolveram-se bastante. Nesta edição da Fenahall, cerca de 80 artesãos cadastrados no programa estão participando do evento por conta própria.

Esse é o caso de Socorro Belquior que juntou-se com outras duas artesãs e adquiriram um estande. “Espero vender ainda mais nesta feira nacional de artesanatos!,” desejou a artesã que está cadastrada no programa há dois anos e desde então participa de grandes eventos como este. Já Socorro Meira, artesã que possui vínculo com o programa há cinco anos e que adquiriu um espaço sozinha, espera que o evento traga novas oportunidades como ocorreu em outra grande feira no Recife. “Foi devido a minha participação na Feneart que recebi um convite para participar do Morar Mais, projeto de arquitetos, onde expus meus trabalhos por 45 dias”, afirmou.

Matérias Relacionadas
- Atividades culturais e de lazer movimentarão o Bairro do Recife nos domingos de janeiro
- Atividades do programa Escola Aberta integram o domingo de cultura do Bairro do Recife
- Procuradoria do Município e TJPE realizam mutirão para regularizar situação de devedores fiscais
- Atividades culturais e de lazer movimentarão o Bairro do Recife nos domingos de janeiro
- Comitê Gestor do “Recife! Nosso Centro” discute ações para o bairro de São José
- Prefeitura disponibiliza postos de atendimento para o Serviço Militar
- Recife divulga calendário da folha de pagamento de 2011
- PCR inicia cadastro de comerciantes
- Capacitação ensina empreendedores a planejar o próprio negócio
- Milton Coelho prestigia posse da diretoria da Compesa
- Começa a seleção das artesãs para a Rede de Economia Popular e Solidária
- Prefeitura realiza cadastro no Serviço Militar Obrigatório
- Comerciantes da Rua do Hospício são cadastrados a partir desta quarta-feira
- Novos gestores do ensino municipal tomam posse no Centro de Formação Paulo Freire
- Segurança e organização no Réveillon do Morro da Conceição
- Um Recife iluminado de beleza
- Dircon orienta população para Réveillon na orla do Recife
- Prefeitura divulga serviços e o “abre e fecha” de Réveillon
- Escola de Gestão Pública divulga balanço positivo
- Outras importantes ações


Enviar    Imprimir