Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

COLÔNIA DE FÉRIAS NO PINA RECEBE MENORES DO PETI
13:53 Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2011

Com uma média diária de aproximadamente 100 menores, objetivo é ocupar o grupo em atividades esportivas, educativas e de lazer, até o final de janeiro, evitando a exploração do trabalho infantil

Por Edileusa Batista

Crianças e adolescentes assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, estão participando de uma colônia de férias no Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), à Rua Artur Lício, 221, Pina (Bode). O objetivo é ocupar o grupo em atividades esportivas, educativas e de lazer, até o final de janeiro, evitando que estes sejam explorados pelo trabalho infantil ou fiquem expostos a situações de risco.

A colônia de férias funciona das 7h45 às 14h30, de segunda a quinta-feira, e de 7h45 às 12h, na sexta-feira, com uma média diária de aproximadamente 100 menores e uma equipe pedagógica de oito pessoas. Os menores recebem três refeições por dia e participam de diferentes atividades: gincanas, recreação (futebol, queimado, jogos de mesa, voleibol), atletismo (saltos em distância e de velocidade, corridas de obstáculo e de velocidade), entre outras.

Durante o ano letivo o atendimento no Ismep é mais amplo. A instituição recebe, diariamente, 193 menores ligados ao PETI, das 7h45 às 11h30, e das 13h45 às 17h30, ocupando o grupo em atividades pós-escolares: oficinas de reforço escolar, de capoeira, informática e cidadania, esportes, dança popular e contemporânea, arte-educação e leitura. Os menores recebem, ainda, acompanhamento psicológico e de assistência pedagógica.

As atividades do PETI são realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social, e nesse período de férias escolares, outras instituições conveniadas estão recebendo os menores em colônias em todas as Regiões Político-Administrativas da cidade (RPAs).

PETI – Atualmente há 2.800 menores recifenses inscritas no PETI, um programa do Governo Federal, realizado pelas prefeituras, que visa proteger crianças e adolescentes (com idades entre sete e 16 anos) do trabalho infantil. Os menores são recebidos, após a escola, em instituições onde participam de tarefas de ocupação pedagógicas, esportivas e de lazer. O PETI integra o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho; serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para menores; e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).


Matérias Relacionadas
- Conselho de Assistência Social aprova atividades para 2011
- Secretaria de Assistência Social promove reunião com Rede de Voluntários do Recife
- Conselho aprova continuidade de projetos sociais
- Profissionais são capacitados para atender usuários da Carteira de Livre Acesso
- Campanha Doação Cidadão encerra atividades do ano no Aeroporto
- Assistência Social recebe 3,5 mil presentes para o Natal das crianças atendidas pela Secretaria
- Secretaria de Assistência Social antecipa Natal de crianças com entrega de presentes
- Conselho de Assistência Social analisa atividades para 2011
- PCR intensifica campanha Doação Cidadã
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de novembro
- Campanha Doação Cidadã é intensificada em dezembro
- Campanha Doação Cidadã é intensificada em dezembro
- Idosos dos Grupos de Convivência festejam o Natal
- Prefeitura inaugura sede do conselho tutelar da RPA 03.B
- Nova sede da casa de acolhida O Recomeço é inaugurada com festa
- Prefeitura inaugura nova sede de casa de acolhida
- Palestra sobre a história judaica será proferida no Centro Paulo Freire
- CMAS reúne membros para discutir políticas públicas destinadas aos idosos e pessoas com deficiência
- Prefeitura promove reunião sobre programa de proteção ao idoso e à pessoa com deficiência
- Programa Bolsa Família é tema de palestra na comunidade do Pillar


Enviar    Imprimir