Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     João da Costa visita ateliê da artista Tereza Costa Rêgo Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA VISITA ATELIÊ DA ARTISTA TEREZA COSTA RÊGO
21:45 Quarta-feira, 9 de Fevereiro de 2011

Fernando Silva
Primeira-dama acompanhou o prefeito João da Costa
Primeira-dama acompanhou o prefeito João da Costa

Homenageada do Carnaval 2011, Tereza recebeu o prefeito e sua comitiva para um alegre bate papo
 
Por Marcos da Silva
 
O prefeito do Recife, João da Costa, visitou na tarde desta quarta-feira (9), o ateliê da artista plástica e homenageada do Carnaval Multicultural do Recife 2011, Tereza Costa Rêgo – localizado na Rua do Amparo, 149, no bairro do Amparo, em Olinda. O chefe da administração municipal; a primeira-dama da Cidade, Marília Bezerra; e o secretário de Cultura, Renato L, conversaram animadamente com a anfitriã sobre diversos assuntos, degustando um bom vinho e petiscos.
 
Tereza tem um trabalho muito vigoroso. Através da sua arte retrata o que é a sua vida. Uma mulher engajada nas lutas sociais, comprometida com a cultura do seu país, do seu estado, que sempre retrata na sua pintura, através de cenas do cotidiano. A homenagem do Carnaval do Recife é mais do que justa. É uma grande artista, que tem dedicado a sua vida, além da arte, a um comprometimento social por mudanças para o nosso povo”, disse, na ocasião, o prefeito João da Costa.
 
Para o secretário de Cultura do Recife, Renato L, não é tarefa fácil escolher o nome do homenageado do Carnaval do Recife por conta do grande número de talentos que merecem ser lembrados: “Quando o nome de Tereza despontou foi praticamente unanimidade entre o grupo que trabalhou os nomes para apresentar ao prefeito. Logo que apresentamos a lista, ele, de imediato, marcou um xis ao lado do nome de Tereza. A obra dela é muito rica em cores e movimento, captura muito bem a luminosidade e a paisagem do Recife e Olinda”.
 
Aos 81 anos, Tereza, que começou a pintar aos cinco anos de idade, usando a técnica do acrílico sobre madeira, é modesta e se diz lisonjeada com a honraria. “Acho até que eu não merecia porque as pessoas que me antecederam foram todos meus professores. Quase todas já estão mortas. Todos grandes artistas. Fiquei envaidecida e ao mesmo tempo assustada. Sempre expus em uma galeria ou museu. A minha última exposição ocupou o museu inteiro, mas é um espaço fechado. Agora, o meu trabalho vai para a rua. É como se eu estivesse fazendo uma exposição em uma cidade. Vestir um bairro, vestir uma cidade”, diz ela.
 
Estiveram presentes, também, ao animado bate papo com Tereza Costa Rêgo, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros e sua esposa, Eveline Calheiros; o deputado estadual, Luciano Siqueira e o arquiteto, Carlos Augusto Lira.

Matérias Relacionadas
- Prefeito faz visita ao Caiara
- Edifício da PCR será entregue pelo prefeito nesta quinta-feira
- João da Costa lança o Primeiro Plano de Mobilidade do Recife
- Prefeito faz visita ao ateliê de Tereza Costa Rêgo
- João da Costa empossa 200 novos professores
- Eventos em fevereiro iniciam as comemorações do Dia Internacional da Mulher
- João da Costa inaugura obra do OP no Barro
- João da Costa visita o Caiara
- Prefeito João da Costa empossa novos professores concursados
- João da Costa anuncia o 47º Baile Municipal
- João da Costa visita obras do RioMar Shopping
- Prefeito entrega mais uma obra do OP no Barro
- Saúde encerra ciclo de Atividades circenses para crianças e adolescentes
- João da Costa e cônsul do Japão se encontram na Prefeitura do Recife
- Delegação italiana da Bolonha é recebida pelo prefeito João da Costa
- João da Costa recebe representantes do Consulado Britânico
- João da Costa recebe diretoria da CDL Recife
- Coletiva de Imprensa sobre o 47º Baile Municipal do Recife
- Penúltima edição do Viver o Bairro movimenta Recife Antigo
- Prefeito visita Hospital Infantil Maria Lucinda


Enviar    Imprimir