Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA RESULTADO DA ELEIÇÃO DO COLEGIADO DO CMAS
00:00 Quarta-feira, 23 de Março de 2011

Setenta e seis entidades da sociedade civil participaram do pleito que elegeu 24 representantes de diversos segmentos sociais

O Fórum de Eleição do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) foi realizado durante a manhã e parte da tarde desta quarta-feira (23) para a escolha dos representantes da sociedade civil. A eleição contou com a participação de 76 entidades civis e de representantes da gestão municipal. Vinte e quatro representantes de entidades, provenientes de diversos segmentos sociais, foram escolhidas. O encontro, que é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social, aconteceu no Auditório Capiba, 15º andar do edifício-sede da PCR, Cais do Apolo.

As entidades eleitas para compor o CMAS durante o biênio 2011/2013 foram escolhidas através do segmento social ao qual representam. No Assessoramento, o ILATC ficou como titular. O cargo de suplente ficou vago. No segmento de Defesa e Garantia de Direitos, o 1º titular escolhido foi a Associação da 3ª Idade da Vila São Miguel; 2º o CIEE; 3º a Casa de Passagem. Como 1º Suplente, ficou a APABB; 2º suplente, o Centro Social Dom João Costa; 3º suplente, o GTP+.

Na área de Atendimento, o Lar do Bem-te-vi ficou como 1º titular; 2º o Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio; 3º Titular, o CER; e 4º o CRER. O 1º suplente eleito foi o Lar do Neném; o 2º, o Centro Educacional Mirian Imelda; 3º, o Serviço de Promoção Social; e 4º suplente, o Núcleo de Moradores da Iputinga e Adjacência.

No último segmento (Representantes dos Trabalhadores), registrou-se o empate entre as entidades SINDASPE e SINDSERPE com cinco votos, e entre CREFITO e SATENPE com quatro votos. Levando-se em conta que as referidas entidades não possuem cadastro no CMAS, a Comissão Eleitoral definiu que as mesmas serão comunicadas oficialmente para que enviem as respectivas atas de fundação, a fim de comprovar o início de suas atividades e o consequente desempate, visto que a prioridade será dada à entidade mais antiga. O CRESS foi escolhido como 1º suplente. Os cargos de 2º, 3º e 4º suplentes ficaram vagos.

A eleição dos membros da sociedade, que fizemos hoje, foi um momento de extrema importância para a rede socioassistencial do Recife, já que é o Conselho quem opina e delibera acerca de toda política de assistência social do Município. Daí a seriedade da ocasião, em que governo e sociedade estão juntos, sentados à mesma mesa, discutindo prioridades, metas e monitorando toda a rede de socioassistencialismo”, explicou Niedja Queiroz, secretária de Assistência Social.

As eleições acontecem a cada dois anos, enquanto o Conselho se reúne uma vez ao mês, além de promover encontros descentralizados em diferentes bairros das Regiões Político-Administrativas da Cidade (RPAs). Composto por 48 membros, entre titulares e suplentes, o CMAS é presidido pela secretária municipal de Assistência Social, e conta – também – com representantes ligados às outras pastas da PCR.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Assistência Social promove eleição do colegiado do CMAS
- Eleição do Conselho Municipal de Assistência Social acontece nesta quarta
- Revisão cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família já começou
- Eleição do conselho municipal de assistência social acontece na próxima quarta
- Equipe do Programa Bolsa Família é capacitada sobre nova versão do Sistema Operacional CadUnico
- Assistência Social inicia capacitação da nova versão do sistema operacional do cadunico
- Assistência Social cuida de crianças e adolescentes durante o Carnaval
- Estacionamento da PCR ficará disponível para os foliões
- SAS encaminha pessoas em situação de rua às suas famílias e a tratamento médico
- Inscrições para Rei e Rainha do Baile Municipal da Pessoa Idosa podem ser feitas até amanhã (17)
- João da Costa visita obras no Ibura, Três Carneiros e Jordão
- Crianças e adolescentes assistidos pelo PETI participam de colônia de férias
- Conselho de Assistência Social aprova atividades para 2011
- Colônia de Férias no Pina recebe menores do PETI
- Secretaria de Assistência Social promove reunião com Rede de Voluntários do Recife
- Conselho aprova continuidade de projetos sociais
- Profissionais são capacitados para atender usuários da Carteira de Livre Acesso
- Campanha Doação Cidadão encerra atividades do ano no Aeroporto
- Assistência Social recebe 3,5 mil presentes para o Natal das crianças atendidas pela Secretaria
- Secretaria de Assistência Social antecipa Natal de crianças com entrega de presentes


Enviar    Imprimir