Atalhos de navegação:

    Direitos Humanos e Segurança Cidadã     Segundo dia da capacitação do PAIR promove debate sobre violência e saúde Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

SEGUNDO DIA DA CAPACITAÇÃO DO PAIR PROMOVE DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA E SAÚDE
10:17 Sexta-feira, 25 de Março de 2011

Ivanildo Franscisco
Segundo dia da Capacitação do PAIR
Segundo dia da Capacitação do PAIR

O evento teve o objetivo de capacitar profissionais que atuam no enfrentamento ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes.

Por Rubiana Kellys

“Violência e Saúde: a importância da notificação” foi o tema abordado no segundo dia da Capacitação do PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil no Território Brasileiro, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC). O evento reuniu cerca de oitenta pessoas, no auditório do Banco do Nordeste – BNB, durante a manhã desta quinta-feira (24).

A capacitação foi proferida pela coordenadora de Prevenção aos Acidentes e Violência do Recife (COPAV) e médica legista, Carmelita Maia. A convidada explicou que a prática da notificação nos casos de violência é fundamental para identificar o problema e prestar assistência a quem a sofreu. Segundo a palestrante, é preciso enfrentar as causas da violência para reduzir os danos. Carmelita Maia também ressaltou a importância da integração entre os órgãos que atuam no enfrentamento à violência de crianças e adolescente. “A violência contra a criança e adolescente tem solução. Basta que todos estejam unidos no combate e na prevenção”, acrescentou.

Participaram do encontro, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo; o coordenador do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica), Cirilo Mota; a gerente da Criança e do Adolescente, Maria Helena Vicalvi; e representantes de redes sociais de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Pernambuco.

De acordo com a Coordenadora do PAIR - Recife, Priscila Cordeiro, o evento tem como objetivo capacitar profissionais que atuam no enfrentamento ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. “É muito importante que os profissionais estejam preparados para atender uma vítima de abuso sexual, físico, moral ou psicológica”, explicou Priscila.

O encontro faz parte de uma das etapas do PAIR. As capacitações terão continuidade até o dia 12 de abril, sempre no mesmo local, promovendo cada dia um tema diferente a ser abordado.

Matérias Relacionadas
- Pair dá início a capacitações
- Prefeitura do Recife promove capacitações do Pair
- Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é lembrado pela PCR
- Central de Direitos Humanos realiza atendimentos e orienta foliões
- Central Multicultural oferece serviços a vítimas de violação em direitos humanos
- Acessibilidade tem vez no Carnaval recifense
- Recife cede espaço para Camarote da Acessibilidade
- Bloco da Diversidade de Pernambuco sai nesta quinta-feira
- Comdir abre inscrições para eleição de conselheiros
- Bloco Me Segura Se Não Eu Caio esquenta a semana pré-carnaval
- Polo LGBT agita Carnaval Multicultural do Recife
- SDHSC capacita Rede de Atendimento à Mulher
- SDHSC oferece curso de capacitação para rede de atendimento à mulher
- Amparo Araújo cumpre agenda em Brasília
- SDHSC tem projeto aprovado pelo Programa URB-AL III
- PCR realiza Seminário Internacional Jovens e Empregabilidade
- Secretária de Direitos Humanos recebe delegação italiana
- PCR recebe representantes da Prefeitura de Bolonha
- Recife ganha o 10º telecentro
- Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã recebe Certificado de Excelência


Enviar    Imprimir