Direitos Humanos e Segurança Cidadã
SEGUNDO DIA DA CAPACITAÇÃO DO PAIR PROMOVE DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA E SAÚDE
10:17 Sexta-feira, 25 de Março de 2011
O evento teve o objetivo de capacitar profissionais que atuam no enfrentamento ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes.
Por Rubiana Kellys
“Violência e Saúde: a importância da notificação” foi o tema abordado no segundo dia da Capacitação do PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil no Território Brasileiro, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC). O evento reuniu cerca de oitenta pessoas, no auditório do Banco do Nordeste – BNB, durante a manhã desta quinta-feira (24).
A capacitação foi proferida pela coordenadora de Prevenção aos Acidentes e Violência do Recife (COPAV) e médica legista, Carmelita Maia. A convidada explicou que a prática da notificação nos casos de violência é fundamental para identificar o problema e prestar assistência a quem a sofreu. Segundo a palestrante, é preciso enfrentar as causas da violência para reduzir os danos. Carmelita Maia também ressaltou a importância da integração entre os órgãos que atuam no enfrentamento à violência de crianças e adolescente. “A violência contra a criança e adolescente tem solução. Basta que todos estejam unidos no combate e na prevenção”, acrescentou.
Participaram do encontro, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo; o coordenador do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica), Cirilo Mota; a gerente da Criança e do Adolescente, Maria Helena Vicalvi; e representantes de redes sociais de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Pernambuco.
De acordo com a Coordenadora do PAIR - Recife, Priscila Cordeiro, o evento tem como objetivo capacitar profissionais que atuam no enfrentamento ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. “É muito importante que os profissionais estejam preparados para atender uma vítima de abuso sexual, físico, moral ou psicológica”, explicou Priscila.
O encontro faz parte de uma das etapas do PAIR. As capacitações terão continuidade até o dia 12 de abril, sempre no mesmo local, promovendo cada dia um tema diferente a ser abordado.

- - Pair dá início a capacitações
- - Prefeitura do Recife promove capacitações do Pair
- - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é lembrado pela PCR
- - Central de Direitos Humanos realiza atendimentos e orienta foliões
- - Central Multicultural oferece serviços a vítimas de violação em direitos humanos
- - Acessibilidade tem vez no Carnaval recifense
- - Recife cede espaço para Camarote da Acessibilidade
- - Bloco da Diversidade de Pernambuco sai nesta quinta-feira
- - Comdir abre inscrições para eleição de conselheiros
- - Bloco Me Segura Se Não Eu Caio esquenta a semana pré-carnaval
- - Polo LGBT agita Carnaval Multicultural do Recife
- - SDHSC capacita Rede de Atendimento à Mulher
- - SDHSC oferece curso de capacitação para rede de atendimento à mulher
- - Amparo Araújo cumpre agenda em Brasília
- - SDHSC tem projeto aprovado pelo Programa URB-AL III
- - PCR realiza Seminário Internacional Jovens e Empregabilidade
- - Secretária de Direitos Humanos recebe delegação italiana
- - PCR recebe representantes da Prefeitura de Bolonha
- - Recife ganha o 10º telecentro
- - Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã recebe Certificado de Excelência
|