Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO DA COSTA PRESTIGIA PASSEIO CICLÍSTICO
20:19 Sexta-feira, 8 de Abril de 2011

Evento comemora o Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida e marca a entrega das obras de requalificação da Avenida Norte

Neste domingo (10), a Prefeitura do Recife promove um grande passeio ciclístico pelas ruas da capital pernambucana, que marcará a entrega das obras de requalificação da Avenida Norte. O evento será prestigiado pelo prefeito João da Costa. A concentração será a partir das 8h, na Rua da Aurora, de onde os ciclistas irão partir, passando pela nova ciclovia da Avenida Norte. Com um percurso de aproximadamente 28 km, o passeio segue até o Parque Dona Lindu e retorna, após uma pausa de 30 a 40 minutos no Parque, ao ponto de partida.
Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, na hora do evento, no ponto de concentração na Rua da Aurora (Skate Parque). O objetivo é estimular a população à prática de atividades físicas regulares que proporcione um estilo de vida saudável. O passeio faz parte das comemorações do Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida, e dos 10 anos do programa Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL) da PCR. Hoje, os círculos populares atendem a mais de 15 mil pessoas, garantindo o acesso a atividades esportivas e de lazer em todas as regiões do Recife.

Requalificação - A obra da Avenida Norte, que inclui o trecho entre a Rua da Aurora e a Avenida Agamenon Magalhães, tem extensão de 1,4km e recebeu investimento de R$ 7,5 milhões. Deste total, R$ 4,9 milhões foram destinados à obra física e o restante foi pago em indenizações de 134 imóveis desapropriados.

O projeto incluiu a recuperação das placas de concreto, a implantação do canteiro central, ciclovia, nova iluminação, projeto paisagístico, bainhas para ônibus e melhorias das calçadas, estas últimas, dentro das normas de acessibilidade hoje em vigor no Brasil. Além disso, foram realizadas a revitalização da praça Agamenon Magalhães e a construção de uma nova área de lazer para a comunidade.

Com as obras, o corredor ganhou uma ciclovia bidirecional de 1,5 km de extensão e 2,5 metros de largura, garantindo a segurança do ciclista com um canteiro que o protegerá dos carros. No sentido cidade-subúrbio, o traçado contorna o Cemitério dos Ingleses e retorna à Avenida Norte pela Cruz Cabugá. Os pedestres poderão caminhar com conforto e segurança, pois a via também ganhou novas calçadas, com largura de 2 metros, piso em blocos intertravados de concreto e acessibilidade.

Sete bainhas foram construídas para as paradas de ônibus, possibilitando o embarque e desembarque de passageiros sem prejudicar o fluxo de veículos. As bainhas possuem 3 metros de largura, mais 2,5 metros da plataforma de abrigo para os usuários.

Outra melhoria foi a construção do canteiro central, que tem um metro de largura e permitiu a retirada dos gelos baianos que separavam os dois sentidos do corredor viário. O piso também foi construído em blocos intertravados de concreto. Uma nova iluminação foi implantada no canteiro e nas calçadas, com 73 postes e 183 luminárias, beneficiando tanto motoristas quanto pedestres. O sistema de drenagem ainda recebeu melhorias.

Com a intervenção, a cobertura vegetal da área foi ampliada com o plantio de 72 árvores. Foram plantadas mudas de espécies como gouguéia, pitangueira, urucum, manacá-de-cheiro e ubaia, passando de 32 para 87 o número de árvores existentes no local.

Percurso – Os ciclistas devem sair às 9h30 da Rua da Aurora e seguir para a Avenida Norte, sentido cidade-subúrbio. Antes do viaduto, acessam a Avenida Agamenon Magalhães no sentido Olinda, fazendo retorno no 1ª semáforo à esquerda. Na Agamenon Magalhães, sentido Boa Viagem, sobe o viaduto Joanna Bezerra e segue em frente pela Avenida Herculano Bandeira, passando pela Ponte Governador Paulo Guerra, até entrar à direita na segunda faixa da Avenida Engenheiro Domingos ferreira. Os ciclistas continuam pela Avenida Visconde de Jequintinhonha, até o Parque Dona Lindu, onde haverá uma pausa de 30 a 40 minutos.

O passeio retorna pela Avenida Boa Viagem até entrar à esquerda na segunda pista da Avenida Engenheiro Antonio de Goes. Segue pela ponte Engenheiro Antônio de Goes e entra à direita no Cais José Estelita, seguindo pela Avenida Engenheiro José Estelita. Passa pelo viaduto e desce no final da Avenida Sul, virando à esquerda na Avenida Martins de Barros. Virando à esquerda na Praça da República, passa pelo Teatro de Santa Isabel, retornando à pista de skate da Rua da Aurora.

Obras – Desde seu retorno ao comando da Prefeitura, João da Costa já assinou a ordem de serviço para a construção de 16 Academias da Cidade, lançou a Operação Inverno, inaugurou os equipamentos culturais do Parque Dona Lindu, e as obras de saneamento integrado realizadas em 18 ruas de Santo Amaro. Também assinou as ordens de serviço para a construção do Conjunto Habitacional Vila Independência, e para as obras de implantação do Parque de Apipucos, a recuperação total do Parque do Caiara e a expansão e requalificação do Parque de Santana, que fazem parte do projeto Capibaribe Melhor.

O gestor municipal também entregou a 1ª Etapa do Habitacional Mangueira da Torre, a USF Dr Luiz Wilson, a Lagoa do Araçá requalificada, três ônibus para prestação de serviço móvel de atendimento ao público e 10 vias, que aprovadas nas plenárias OP, receberam serviços de pavimentação, drenagem e contenção de encosta. Além disso, vistoriou a reforma das quadras externas do Geraldão e a implantação do Projeto Reluz em vias do bairro da Imbiribeira. O Orçamento Participativo da Prefeitura do Recife ainda ganhou o prêmio internacional Reinhard Mohn 2011.

Matérias Relacionadas
- João da Costa inaugura primeira etapa de habitacional no bairro da Torre
- Ação educativa da Codecir orienta estudantes de escolas municipais em área de morro
- Prefeito anuncia nova tabela de preços da Emlurb
- Prefeito assina Ordem de Serviço dos Parques de Apipucos, do Caiara e Santana
- João da Costa entrega barracas para artesãs em Plenária das Mulheres
- Recife comemora Dia de Promoção da Qualidade de Vida
- Terceira parcela do IPTU do recife pode ser paga até segunda
- Prefeito João da Costa participa de almoço no SINDUSCON-PE
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- João da Costa inaugura obras de saneamento em Santo Amaro
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Educadores do ensino profissionalizante passam por capacitação em direitos humanos
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- Prefeitura do Recife patrocina Copa Dom Bosco de Handebol e Futsal
- Prefeito João da Costa entrega obras de saneamento integrado em 18 ruas de Santo Amaro
- Varredura nos morros chega ao Alto do Maracanã
- Plenária das mulheres acontece nesta sexta
- Prefeitura do Recife institui novos Imóveis de Proteção de Área Verde
- Prefeito reúne-se com ministro da Saúde em Brasília


Enviar    Imprimir