Geraldão     Conferência Nacional de Juventude já começou no Recife Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Geraldão

CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE JÁ COMEÇOU NO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 15 de Junho de 2011

Cerca de 60 pessoas participaram deste primeiro encontro

Reuniões de preparação serão realizadas em todas as microrregiões da capital pernambucana

Por Pedro Oliveira

Começou nesta terça-feira (14), no Geraldão, o ciclo de reuniões preparatórias para a Etapa Recife da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece entre os dias 18 e 20 de agosto. Serão mais 17 pré-conferências, que acontecerão em todas as regiões da cidade, onde serão debatidas propostas para a etapa municipal. Destas reuniões também vão sair informações para a cédula da plenária temática de juventude do orçamento participativo, prevista para o dia 27 de agosto. Cerca de 60 pessoas participaram deste primeiro encontro.

A 2ª Conferência Nacional de Juventude foi lançada oficialmente no último dia 07, no Palácio do Planalto, pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). O processo da Conferência já está acontecendo em diversos estados e municípios. “No Recife tivemos a iniciativa de descentralizar o debate da conferencia, visando trazer jovens de todas os lugares para a discussão, não necessariamente os que são ligados às ONGs ou outros grupos, que precisam de apropriar dos mecanismos que podem contribuir para o futuro deles”, disse Eduardo Granja, Secretário de Juventude.

As reuniões preparatórias irão esclarecer as dúvidas dos participantes para o encontro municipal, marcado para agosto, quando serão aprovadas as propostas da cidade e eleitos os delegados que representarão a capital na etapa Pernambuco, ainda sem data definida. “Acho que é isso mesmo que ser feito porque o governo tem que escutar a gente”, disse Ubiratan Batista Júnior, o bboy Nino, de 23 anos.

Das reuniões estaduais é que saem os representantes eleitos para a Conferência Nacional. Visando fortalecer ainda mais o papel da juventude na gestão municipal, a Prefeitura do Recife vai aliar as reuniões preparatórias com o processo de construção do OP Juventude, assim como fez em 2010. Outra iniciativa aproveitada da experiência do ano passado foi a inserção de murais nestes encontros, onde os jovens que não se sentem a vontade para falar, podem expressar seus anseios através de mensagens escritas.

Não foi o caso de Maria Cristina, 17 anos, que aproveitou o espaço e o microfone para já fazer uma explicação da proposta que quer fazer à PCR no OP Juventude e também ao Governo Federal. “Acho que o Estatuto da Criança e do Adolescente, por exemplo, tem que ser traduzido para os mais jovens, porque a linguagem em que ele está escrito hoje é inacessível. Nós precisamos conhecer nossos direitos, um deles é participar de uma conferencia como essa”, afirmou ela.

O encontro nacional, que está agendado para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília, visa assegurar a participação da juventude na construção de uma política que permita ao jovem cumprir o lema conquistar direitos e desenvolver o Brasil, proposto para a Conferência.

- Festival de Futsal e Futebol de Campo agita o CSU Bidu Krause
- CSU Bidu Krause recebe alunos da rede para Festival de Futsal e Futebol
- Abertura oficial do Futebol Participativo 2011 reúne milhares de pessoas no Geraldão
- Prefeitura entrega materiais esportivos para participantes dos Círculos Populares