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Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA DO RECIFE ABRE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL
13:06 Segunda-feira, 20 de Junho de 2011

A iniciativa beneficiará 215 coordenadores pedagógicos e 2.634 professores do ensino fundamental I
 
A Prefeitura do Recife realiza, nesta segunda-feira (20), às 14h, o ato de abertura da formação continuada dos professores da rede municipal de ensino, no Centro de Formação Professor Paulo Freire, na Madalena. Promovida pela PCR em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a capacitação terá como tema “Planejamento do Ensino e Temas Específicos nas Áreas de Língua Portuguesa e Matemática”. O evento contará com a presença da secretária de Educação, Ivone Caetano; da Pro-reitora de Extensão da UFPE, Solange Coutinho; e do Coordenador do Centro de Educação da UFPE, José Batista.
 
Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino na rede municipal, a parceria firmada entre a Prefeitura e a UFPE qualificará 215 coordenadores pedagógicos e 2.634 professores do ensino fundamental I. A formação será ministrada por profissionais do Centro de Estudos e Linguagem, e do Núcleo de Educação em Matemática, ambos da UFPE. A iniciativa faz parte da política municipal de formação continuada dos professores da rede.
 
A capacitação começará em julho e, além da parte teórica, os profissionais da universidade vão monitorar as práticas dos educadores em sala de aula, durante os 18 meses. Na formação, os coordenadores e professores terão que cumprir uma carga horária de 120h. Serão 32h dedicadas à língua portuguesa, 32h à matemática, 8h de seminário, 48h de estudo individualizado, com o acompanhamento dos profissionais da UFPE. “Buscamos sempre qualificar nosso corpo de educadores para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino”, disse a secretaria de Educação, Ivone Caetano.
 
Desta vez, a formação terá como base o planejamento do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, na área da língua portuguesa, serão abordados os seguintes conteúdos: apropriação do sistema alfabético da escrita, sequências didáticas e projetos didáticos com diferentes gêneros orais e escritos, análise linguística e ortográfica, leitura (formação do leitor e estratégias de leitura) e produção de texto. Já na área de matemática, os conteúdos trabalhados serão: sistema de numeração decimal, operações fundamentais com números naturais e grandezas e medidas.

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