Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR PROMOVE 9º FESTIVAL RECIFENSE DE LITERATURA - A LETRA E A VOZ
00:00 Segunda-feira, 15 de Agosto de 2011

Durante uma semana de programação, o festival oferece seminários, oficinas e lançamentos de livros
 
A programação e o nome dos homenageados do 9º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz foram anunciados na manhã desta segunda-feira (15), pela presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix. O evento, que acontece de 21 a 28 de agosto, é realizado pela Prefeitura do Recife e promovido pela Secretaria de Cultura e FCCR, por meio da Gerência Operacional de Literatura e Editoração, com patrocínio da Fundação Itaú Social, Banco do Nordeste e Instituto C&A.
 
Nesta edição, o Festival traz o tema “Literatura e Memória” e homenageia os escritores Lucila Nogueira e Marco Polo Guimarães. “É uma satisfação homenagear esses dois nomes tão representativos da nossa literatura. Agradecemos aos dois por aceitarem nosso convite”, afirmou Luciana Félix, presidente da FCCR. “Dedicamos um olhar especial ao Festival que acontece reforçando a política de democratização e descentralização, priorizada sempre pela gestão municipal”, completa ela.
 
Estiveram presentes também o assessor executivo do secretário de Cultura, Rosival dos Santos (Mano); a coordenadora do Festival de Literatura, Carolina Leão; a gerente de editoração, Heloísa Arcoverde; a diretora de Desenvolvimento e Descentralização, Luciana Veras; além dos homenageados. “Estou duplamente honrado em receber essa homenagem. Primeiro pela companhia. Lucila e eu temos muito em comum, gostamos da cultura de massa, temos harmonia na nossa proposta de trabalho. E depois, pela alegria de publicar uma seleta, sugerida pela Secretaria de Cultura. Isso é tudo que um poeta quer”, disse o escritor, Marco Polo, endossado pela amiga, Lucila.
 
No dia 21 de agosto, acontece a abertura, a partir das 17h, no Teatro de Santa Isabel, e com a presença do secretário de Cultura do Recife, Renato L, e da presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix. Na ocasião será feita a entrega dos certificados e recital dos vencedores da sexta Recitata, concurso que este ano homenageia Jomard Muniz de Britto.
 
Encerrando a noite, o público assiste ao show “Pirata Solitário”, com músicas de Marco Polo na voz de Silvério Pessoa, Rogerman, Cannibal, Catarina Dee Jah, João Menelau (Semente de Vulcão), Natália Meira Lins (Dunas do Barato), Ylana Queiroga, Tagore e Almir de Oliveira, e com a participação do próprio Marco Polo. Juntos, ele e Almir de Oliveira encerram a apresentação com a música “Dois Navegantes”.
 
A programação do Festival Recifense de Literatura estende-se durante uma semana realizando debates, seminários, lançamentos, mostra de cinema, oficinas e traz convidados como Julian Fucks, Michel Laub, Zé Paulo Cavalcanti, Joca Reiners Terron, Contardo Calligaris, Ivana Arruda Leite, Ricardo Lísias e Nelson de Oliveira. 
 
 Recitata - A aguardada prévia do Festival, a Recitata, acontece na Rua da Moeda, nos dias 18 e 19 de agosto, às 18h, (primeira e segunda classificatória, respectivamente); e no dia 20 de agosto, às 18h, a finalíssima, no mesmo local.

Matérias Relacionadas
- Afoxé homenageia Exú na Terça Negra
- Orquestra Sinfônica do Recife realiza concerto no Teatro de Santa Isabel e no Luiz Mendonça
- Sítio Trindade apresenta o espetáculo infantil “Sonho de Circo”
- Orquestra Sinfônica do Recife realiza concerto no Teatro de Santa Isabel e no Luiz Mendonça
- Sítio Trindade apresenta o espetáculo infantil “Sonho de Circo”
- PCR divulga resultado do Concurso Prêmios Literários 2010
- Casa do Carnaval recebe representantes de agremiações para contarem suas histórias nesta sexta (12)
- Inscrições para o Curtassombração terminam nesta sexta (12)
- Música erudita, dança e teatro são atrações nos palcos do Recife
- Biblioteca de Afogados exibe “Água para Elefantes”
- Teatro Luiz Mendonça recebe festival I Love Jazz
- Viva o Recife Antigo estreia com sucesso no Arsenal
- Duas exposições celebram datas importantes no Murillo La Greca
- Orquestra Sinfônica do Recife se apresenta para estudantes da Rede Municipal
- Sítio Trindade apresenta a peça infantil “Popularesco e a Menina do Canto Livre”
- Casa do Carnaval comemora 21 anos de história
- Orquestra Sinfônica do Recife
- Última semana dos filmes “Trabalho Interno” e “RIO” no Cinema Apolo
- Casa do Carnaval comemora 21 anos de história
- Missa e show encerram tributo a Luiz Gonzaga


Enviar    Imprimir