Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA PROMOVE 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
12:08 Segunda-feira, 15 de Agosto de 2011

Os cerca de 700 participantes discutem as prioridades para a política educacional do Recife e as metas estratégicas para o PME

“Educação em Movimento: Construção do Plano Decenal de Educação”. Esse é o tema da 8ª Conferência Municipal de Educação (Comude), aberta na manhã desta segunda-feira (15). Realizado no Teatro Tabocas, Centro de Convenções de Pernambuco, o evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e segue até a próxima quarta-feira (17).

Os cerca de 700 delegados escolhidos durante a pré-conferência, realizada em julho, nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife, discutem as prioridades para a política educacional da cidade e as metas e estratégias para o Plano Municipal de Educação (PME). Durante a Conferência, as propostas para o PME estão sendo submetidas à análise dos delegados e outros participantes da Comude e servirão de subsídios para a Secretaria de Educação elaborar o Plano Municipal de Educação, que após a apreciação da Câmara Municipal, se aprovado, entrará em vigor de 2011 até 2020. Para a discussão, foi formada uma mesa redonda sobre os seguintes eixos temáticos: Importância do Plano Municipal de Educação, Universalização do Ensino Básico, Melhoria da Qualidade do Ensino, Valorização dos Profissionais de Educação e Gestão Democrática da Educação e, por fim, Investimento na Educação Básica.

Este é um momento importante, pois estamos tendo a primeira oportunidade de construir do nosso Plano, que dará sustentabilidade para a política educacional. E o melhor é poder fazer essa elaboração em conjunto com todos os envolvidos no processo educacional: governo, alunos, professores e corpo técnico”, disse a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano.

Ainda de acordo com a titular da pasta, Recife tem construindo uma política de valorização do professor, com ações exclusivas do município. “Dentre elas, o Projeto Professor.com, que não só disponibiliza um computador para cada docente, como os coloca na rede de banda larga; a implantação do piso salarial; o acréscimo de carga horária de 125 para 270 horas/aulas; e a abertura das inscrições para cinco cursos de pós-graduação, para 350 professores, com a remuneração da universidade pela PCR”, destacou a secretária.

Além de Ivone Caetano, participaram da mesa de abertura o secretariado municipal, o secretário estadual de Educação Anderson Gomes, o deputado Federal e membro do Conselho de Educação da Câmara Federal, Paulo Rubem Santiago, a presidente da comissão de Educação da Assembléia Legislativa de PE, Teresa Leitão, o deputado estadual, Luciano Siqueira e a representante do OP Criança, Keila Santos.

PME – O documento base para o PME foi elaborado a partir das conferencias realizadas nas escolas, que depois foi amplamente debatido em pré-conferências realizadas nas seis RPAs do Recife, junto a representantes da sociedade como professores, pais, estudantes, profissionais da área de Educação e a comunidade.

Comude – A Conferência Municipal de Educação do Recife acontece de dois em dois anos e teve sua primeira edição realizada em 1993. O encontro é um espaço de discussão entre instâncias de participação da gestão educacional do Recife e da sociedade. Constitui um encontro de caráter consultivo e suas proposições subsidiam as decisões da Secretaria de Educação e orientam o trabalho do Conselho Municipal de Educação.

Matérias Relacionadas
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Garotos da Paz lançam CD com temática de combate ao Bullying
- Bolsa Escola comemora o Dia do Estudante com crianças beneficiárias
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Prefeitura assina convênio com a Unicap para disponibilização de cursos de especialização
- PCR promove ida ao teatro para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Prefeitura do Recife comemora o Dia do Estudante
- Mutirão do Projeto Olhar Recife beneficia alunos da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura realiza mais um mutirão oftalmológico do “Olhar Recife”
- Representantes do Banco Mundial conhecem experiências do Qualiescola
- Prefeitura convoca professores selecionados para entrega de documentos
- Pré-conferências preparam participantes da Comude
- Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Recife discute Assédio Moral e suas repercussões
- Prefeitura do Recife prepara a cidade para a “Volta às aulas”
- Prefeitura promove seminário sobre assédio moral no trabalho
- Biblioteca de Afogados realiza mais um “Pegue & Leve”
- Matrículas para cursos profissionalizantes podem ser feitas até esta terça (19)
- Prefeitura do Recife faz seleção para professores
- Secretaria de Educação do Recife socializa experiência educacional com o município de Sobral-CE
- Prefeitura do Recife apresenta a “Conexão Cultural 2011”


Enviar    Imprimir